Estudantes orientam como combater o diabetes

O tema da campanha do dia mundial do diabetes deste ano foi “educar para prevenir”. Em todo mundo monumentos foram iluminados com a cor azul chamando atenção para a data. A estimativa da International Diabetes Federation é de que exista hoje um número de 285 milhões de diabéticos. No Brasil, eles se aproximam dos 12 milhões. Diante deste cenário, o curso de Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense ( Uniplac) promoveu na última sexta-feira (13) um encontro de conscientização com um grupo de diabéticos e hipertensos. As dinâmicas proporcionaram aos participantes uma interação dialógica, aberta e participativa sobre o tema. Nesta perspectiva o grupo trocou informações que envolvia mudança de hábitos para uma vida mais saudável, estimulando assim o auto-cuidado. O objetivo das acadêmicas do sexto semestre foi conscientizar a população de que o sedentarismo e a obesidade são fatores que predispõe os indivíduos a desenvolver o diabetes tipo 2, o que pode ser evitado e controlado com uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e evitando o aumento de peso. Para elas o melhor remédio para combatermos esta assassina silenciosa é aprender como evitá-la.