Profa. Michelle Tillmann Biz vence o prêmio Edward Hatton Awards

Aconteceu de 2 a 4 de setembro de 2007, em Atibaia, a 24 Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Novamente a UNIPLAC se fez presente neste evento, sendo que este ano contou com a brilhante participação da Profa. Michelle Tillmann Biz vencendo a disputa pelo prêmio Edward Hatton Awards. A SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica) é a divisão brasileira da IADR (International Association for Dental Research) e representa, sem dúvida alguma, o maior evento científico nacional, sendo a primeira instancia de divulgação das pesquisas realizadas no Brasil nas diversas áreas da Odontologia. Dentro deste evento existem várias categorias de divulgação científica, desde iniciação científica(destinada aos alunos de graduação) até efetivos da sociedade (associados com mestrado e/ou doutorado). Dentre as categorias existe o “Edward Hatton Awards”, destinada aos pesquisadores com potencial e intensa atividade na pesquisa. Nesta categoria os inscritos devem apresentar seus estudos, normalmente frutos de mestrado e doutorado, através de pôster e apresentação oral em inglês, seguida de argüição por banca também em inglês. Os dois trabalhos vencedores nesta categoria representam o Brasil no ano seguinte na reunião da IADR. Este ano o prêmio E. Hatton foi disputado por 48 trabalhos. Após dois dias de avaliação por parte da banca examinadora, 6 trabalhos foram selecionados para final, sendo reapresentados e novamente julgados. Dos 6 trabalhos selecionados, dois foram agraciados com o prêmio e irão representar o Brasil na reunião anual da IADR em Toronto (Canadá) em julho de 2008: *GTPases RhoA and Rac1 are important for amelogenin and DSPP expression during ameloblasts and odontoblasts differentiation Biz MT*, Marques MR, Crema VO, Modolo F, Moriscot AS, Santos MF Biologia Celular e do Desenvolvimento – Universidade de São Paulo - SP *Effect of vascular endothelial growth factor receptors inhibition on tumor angiogenesis in head and neck squamous cell carcinoma Miyazawa M*, Dong Z, Zhang Z, Neiva KG, Cordeiro MMR, Oliveira DT, Nör JE Estomatologia – Universidade de São Paulo - Bauru \"Só de ter sido selecionada para esta categoria já significa uma grande vitória, mas sem dúvida alguma vencê-la faz com que todo o esforço dispensado durante 3 anos e meio de intenso trabalho no doutorado tenha valido realmente a pena. A oportunidade de compartilhar este estudo no Brasil já foi maravilhosa, mas poder compartilhar com pessoas do mundo inteiro é algo que ainda não sei quantificar. Sei que este estudo poderá contribuir com várias pesquisas desenvolvidas no mundo, mas é certo de que trarei muita informação e experiência de outros pesquisadores na bagagem para prosseguir com a pesquisa aqui no Brasil\", afirma a professora Michele Biz. O estudo foi desenvolvido no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Marinilce Fagundes dos Santos. De acordo com a professora, várias pessoas colaboraram de forma direta e indireta para esta grande conquista e seria injusto citar nomes, mas neste momento torna-se imprescindível citar a UNIPLAC, que concedeu o afastamento para capacitação por estes 3 anos e meio para que pudesse se dedicar integralmente ao projeto do doutorado.