Gincana Ambiental encerra atividades na Escola Zulmira Auta da Silva

Muito além de apenas realizar o trabalho de conclusão do Curso de Ciências Biológicas. As acadêmicas Karen Costa e Alessandra Steffen do Amaral foram audaciosas e conseguiram sensibilizar mais de 970 alunos sobre questões ambientais. As atividades com os alunos da Escola de Educação Básica Zulmira Auta da Silva aconteceram no mês de novembro. Certas de seu objetivo, as estudantes cuidaram de todos os detalhes, desde o planejamento até a excussão das atividades. Elas observaram as aulas dadas, fizeram um levantamento da percepção ambiental com os alunos e também reuniões preparatórias com os docentes e representantes do Grêmio Estudantil da unidade escolar. Em alguns pontos da escola elas afixaram material informativo e distribuíram lixeiros reciclados para avaliar a percepção visual dos alunos. Além das palestras com mestres da área, as acadêmicas envolveram outros estudantes do curso de Ciências Biológicas com a realização de oficinas pedagógicas de educação ambiental. “Nossa intenção foi envolver o maior número de pessoas para ajudar nessa sensibilização”, disseram. No primeiro momento da gincana houve o recolhimento de resíduos recicláveis como papel e plástico. Karen explica que todo o material recolhido foi vendido e o valor será revertido em prol dos alunos. Nas oficinas que fizeram parte da gincana, assuntos como separação do lixo, preservação do meio ambiente e o Aqüífero Guarani foram discutidos entre os estudantes de 1ª a 4ª séries. Jogos de perguntas e repostas contaram com a participação dos alunos das turmas de 5ª a 8ª. Outra atividade elaborada pelas acadêmicas foi o passeio pelo Parque Ecológico João José Teodoro da Costa Neto. “A maioria dos nossos alunos não conhecia o Parque Ecológico, e com o trabalho das meninas essa atividade foi facilitada”, disse a diretora da escola, professora Sandra Regina Roters, ressaltando a organização na realização das atividades.