Uniplac capacita acadêmicos em linguagem de sinais

Os acadêmicos da disciplina Odontologia para Pacientes Especiais, do curso de Odontologia da Uniplac, ministrada pelos professores Ivo Schütz e Maite Barroso da Costa, estão tendo aulas de LIBRAS - Linguagem Brasileira de Sinais através de uma parceria com a APAS-Associação de Pais e Amigos dos Surdos. Nesta disciplina os acadêmicos aprendem sobre inclusão e as particularidades de tratar um paciente com necessidades especiais, além de se apropriarem da nova linguagem, que vai permitir a eficiência da comunicação dentista-paciente. As ministrantes são as professoras Lenice e Adriana (Uniplac e APAS), que terão 2 encontros mensais com os acadêmicos até o final do semestre. \"Nesta manhã tivemos uma avaliação, pois a LIBRAS é parte do currículo das aulas. Esse contato está sendo importante porque, quando estes futuros profissionais forem atender pacientes especiais, não estarão lidando com o desconhecido”, afirma a professora Lenice, que também coordena um projeto de extensão da Uniplac que oferece aulas de LIBRAS em Otacílio Costa. De acordo com as professoras, a Uniplac é a única universidade do estado a oferecer esta formação a seus acadêmicos de Odontologia. Este projeto deve se ampliar em 2008, para abranger todos os cursos da área da Saúde. Atualmente, além da Odontologia, os cursos de Licenciatura já têm disciplinas específicas de Linguagem de Sinais para capacitar seus acadêmicos. A intenção para 2008 também é oferecer a capacitação inclusiva para as empresas, através da Agência de Prestação de Serviços Uniplac, pois a Uniplac, como universidade comunitária tem que cumprir seu papel de potencializadora do desenvolvimento regional e difusora do conhecimento institucionalizado.