Cultura africana é lembrada em forma de artesanato

O grupo de mulheres da Pastoral Afro, apoiado pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiro (NEAB), resolveu expor seus trabalhos artesanais e escolheu a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) como um dos locais. Depois de muita pesquisa sobre a negritude e discussões sobre os valores e tradições africanas, essas mulheres mostram algumas peças elaboradas artesanalmente que retratam essa cultura vinda dos antepassados. Bonecas de pano, colares com sementes e estatuetas feitas de argila e purungo (cabaça) são peças que compõe a exposição que fica na Biblioteca da Universidade até a próxima sexta-feira (13). De acordo com Maria Odete da Costa, que cursou a pós-graduação em educação das relações étnico-raciais e multiculturalismo, existe uma pesquisa aprofundada em tudo que se relaciona a cultura africana. “Nossas reuniões acontecem nas casas das participantes, e é nesse momento em que todas trazem seus conhecimentos sobre o tema para discussão. É um encontro muito agradável e produtivo”, relata. Os artesanatos são colocados à venda. Para adquirir as peças é preciso entrar em contato com as integrantes da pastoral.