Biblioteca investe em projetos para tornar melhor seu ambiente

A Biblioteca Central da Uniplac tem a função de suprir as necessidades informacionais, bibliográficas e documentárias da universidade e da comunidade externa. Além disso, também é o papel deste espaço oferecer a infra-estrutura para as atividades de pesquisa e promover a leitura e a cidadania. Isso tudo porque a Uniplac é uma universidade comunitária. No entanto, o espaço da Biblioteca Central tem mostrado necessidade de melhorias, tanto estruturais quanto de adaptação do ambiente a suas finalidades. Isso vem sendo a principal meta da equipe que trabalha na biblioteca neste ano de 2007. Recentemente foi lançada a Campanha pelo Silêncio e a Campanha pela Preservação de Livros. Mas há muito mais projetos sendo implantados para melhorar a qualidade deste espaço precioso da universidade. Um deles é a implantação de uma biblioteca virtual, com bases de dados específicas, revista eletrônica e monografias on-line. Outro é a questão de humanização do atendimento ao deficiente físico, com projetos de sinalização em Braille, instalação do DOS/VOX na sala de multimídia e treinamento em linguagem de sinais (Libras) de 2 funcionários. A Biblioteca está, ainda, revendo o regulamento do sistema de compras, para que os coordenadores dos cursos, tenham participação, indicando as linhas de pesquisa que devem ser priorizadas. \"A questão que não pode ser esquecida é que a Biblioteca é um espaço coletivo e todos precisam contribuir para realizarmos essas melhorias. Principalmente as ações que não demandam recursos financeiros, como o silêncio e a conservação dos livros emprestados, devem ser atitudes tomadas imediatamente por todos os usuários do espaço\", observou a gestora da Biblioteca Central Andreia Cunha.