Universidade inicia a formação de agentes para o desenvolvimento regional

Já está em andamento da Universidade do Planalto Catarinense o curso superior seqüencial de complementação de estudos que formará agentes para o desenvolvimento regional. A aula inaugural para 50 alunos aconteceu neste sábado, dia 7. O interventor da Fundação Uniplac, Walter Manfroi, ministrou a palestra que abre os trabalhos do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesd) na região de abrangência dos municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages. O Proesd consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação mediante a articulação com o desenvolvimento socioeconômico da região. Manfroi destacou a importância desse programa que é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Uniplac. “Com ele, vamos aproximar os municípios, tomar conhecimento das potencialidades de nossa região e tornar possível o desenvolvimento de projetos com informações concisas”. Durante a primeira aula foram apresentadas algumas características regionais, a densidade demográfica, dados econômicos e uma projeção para o aumento do produto interno bruto (PIB) e o desenvolvimento turístico e cultural. O curso, que é inteiramente gratuito, terá uma duração de seis semestres, com aulas aos sábados ministradas pelos professores da Instituição envolvidos em projetos de desenvolvimento regional. Os alunos titulares que participam do Proesd foram contemplados com uma bolsa de estudos de 70% sobre o valor da mensalidade do curso de origem. Na SDR de São Joaquim, a aula inaugural acontece no próximo sábado, dia 14 de novembro.