Enade vai avaliar o desempenho de mais de mil estudantes da Uniplac

Mais de mil alunos ingressantes e concluintes de sete cursos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) participaram do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), neste domingo (8). A prova foi aplicada em três escolas de Lages e uma de São Joaquim. Muitos desses alunos vinham se preparando há cerca de dois meses com análise dos conteúdos já oferecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ( INEP) e simulados, o que permitiu que o nervosismo e insegurança não os acompanhassem durante a prova. E isso foi o que aconteceu com as estudantes de Psicologia, Francine de Barros, Ingrid Farias e Mariani Luz que disseram estar preparadas para o teste. “O segredo é ter calma e interpretar com atenção os questionamentos”. Para elas, o Enade é mais uma avaliação do desempenho individual dos cinco anos de estudos. Apesar do conteúdo do exame ser de conhecimento dos alunos, a prova teve um nível médio de dificuldade. Grande parte deles disse que as perguntas eram extensas, e muitas vezes confusas. “A prova não estava difícil, mas o que a tornou desgastante foi a maneira em que as perguntas foram elaboradas, principalmente as discursivas no final do exame”, ressaltou o aluno do curso de Administração, Edson Souza Amarante. O resultado do exame deve chegar à Instituição somente no próximo ano. Irregularidades Em cada um dos locais de aplicação da prova a Universidade preparou logística com alguns itens indispensáveis, com a distribuição de água, lápis, canetas e balas. E foi do portão de entrada que muitos professores perceberam a discrepância no perfil dos profissionais que fizeram a fiscalização da prova nos diversos locais. De acordo com a professora Ana Rigo, essas irregularidades podem ser apontadas desde a entrada sem o documento de identificação dos participantes até a diferenciação do horário para inicio da prova. “Nossos alunos se sentiram prejudicados, porque não conseguiram entrar um minuto antes do horário permitido em um dos locais, sendo que nos demais outros fizeram isso depois de 15 minutos do inicio da prova”, afirmou. De acordo com a professora, a Uniplac vai encaminhar ainda nessa semana um documento ao INEP/MEC relatando todas as irregularidades durante o Enade na cidade de Lages.