Histórico/Proposta

O Projeto do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) foi implementado em meados de 2005, sob a autorização do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEESC), com o ingresso da primeira turma de quinze alunos. A recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi solicitada posteriormente, em 2008, obtendo aprovação no primeiro envio. Diversos mestres foram formados antes da recomendação da CAPES e muitos destes egressos se inseriram progressivamente em instituições públicas federais, em Santa Catarina ou outros estados. A decisão de abrir o curso via CEESC foi estratégicamente planejada para evitar o desgaste institucional de uma negativa da CAPES, e teve sucesso.

O Mestrado em Educação foi o primeiro curso de nível stricto sensu da UNIPLAC, que à época contava com meio século de tradição de ensino superior na região, com escassa pesquisa e produção acadêmico-científica. Em 1999, a UNIPLAC obteve a condição de Universidade e seis anos depois abriu vagas para o primeiro mestrado. Com 14 anos de Mestrado em Educação*, 224 dissertações foram defendidas no Programa. Desde 2009, o PPGE conta com bolsas concedidas pela Prefeitura Municipal de Lages para seus docentes efetivos que obtém, também, licença para a realização do curso. Em 2016, o Programa teve aprovada uma cota de Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), por meio de edital. Em 2018, uma nova cota de Bolsa foi aprovada. Para o ano de 2020, duas novas cotas de Bolsa foram aprovadas.

O curso de Mestrado em Educação da UNIPLAC tem sido procurado por profissionais de várias áreas que atuam ou desejam atuar na educação superior, além de professores das redes municipal e estadual dos municípios da AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana) e outros do Planalto Catarinense, tendo havido alunos de cidades mais afastadas como Blumenau, Florianópolis, entre outros (e até alguns alunos vieram do RS).

Nos quatorze anos de funcionamento, o PPGE vem contribuindo para o processo de verticalização da UNIPLAC, com progressivo incremento da pesquisa e difusão de práticas investigativas entre docentes e discentes da graduação da universidade, com forte ação de extensão junto a populações marginalizadas e parcerias com outras instituições formadoras regionais. Com a migração da UNIPLAC do sistema estadual para o sistema nacional de educação (2014), o PPGE assume um papel relevante nas adequações necessárias para o desenvolvimento e qualificação institucionais. Para tanto, o incremento de projetos de pesquisa e eventos financiados por agências de fomento, a internacionalização da UNIPLAC (processo árduo para uma universidade de pequeno porte) são fundamentais e vêm tendo progressos notáveis, graças ao esforço dos docentes. Cabe acrescentar que o PPGE pratica o princípio de pertinência social, que associa ao conceito de excelência acadêmica um sentido regional e de promoção do bem comum, constituindo-se em dimensão ética relevante. É em sinergia com este ideário e movimentos que o desenvolvimento do PPGE se movimenta para o futuro. As atividades específicas que levam adiante o projeto podem ser consultadas nas demais abas do site.

* Há um segundo mestrado em funcionamento desde 2013, em Ambiente e Saúde.

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Program history and proposal

The Postgraduate Program in Education (PPGE) Project of the Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) was implemented in mid 2005, under the authorization of the Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEESC), with the admission of the first class of fifteen students. The recommendation of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) was requested later, in 2008, obtaining approval in the first submission. Several masters were trained before CAPES' recommendation and many of these graduates progressively entered federal public institutions, in Santa Catarina or other states. The decision to open the course via CEESC was strategically planned to avoid the institutional wear and tear of a CAPES refusal, and it was successful.

The Master's in Education was the first stricto sensu course at UNIPLAC, which at the time had a half century of tradition of higher education in the region, with little research and academic-scientific production. In 1999, UNIPLAC obtained the status of University and six years later opened vacancies for the first master's degree. With a 14-year Master's Degree in Education *, 224 dissertations were defended in the Program. Since 2009, PPGE has had grants awarded by the Municipality of Lages to its permanent professors who also obtain a license to take the course. In 2016, the Program approved a scholarship quota from the Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), through a public notice. In 2018, a new quota was approved. For the year 2020, two new shares of the stock exchange have been approved.

The Master's course in Education at UNIPLAC has been sought by professionals from several areas who work or wish to work in higher education, in addition to teachers from the municipal and state educational systems of the municipalities of AMURES (Associação de Municípios da Região Serrana) and others from the Santa Catarina Plateau , with students from more remote cities like Blumenau, Florianópolis, among others (and even some students from Rio Grande do Sul).

In the fourteen years of operation, the PPGE has contributed to the process of verticalization of UNIPLAC, with a progressive increase in research and dissemination of investigative practices among professors and undergraduate students at the university, with a strong extension action with marginalized population and partnerships with other regional training institutions. With the migration of UNIPLAC from the state system to the national education system (2014), PPGE plays a relevant role in the necessary adjustments for institutional development and qualification. To this end, the increase in research projects and events financed by funding agencies, the internationalization of UNIPLAC (an arduous process for a small university) are fundamental and have been making notable progress, thanks to the efforts of the professors. In addition, the PPGE practices the principle of social relevance, which associates the concept of academic excellence with a regional sense and the promotion of the common good, constituting a relevant ethical dimension. It is in synergy with these ideas and movements that the development of the PPGE moves towards the future. The specific activities that carry out the project can be consulted on the other tabs of the website.

*There is a second master's degree in operation since 2013, in Environment and Health.

Fone: 49 3251-1064
E-MAIL: ppge@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Dra. Madalena Pereira da Silva
Fone: 55 49 32511022
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