Dissertações


PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES E MENINAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: - PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS/ES SOUZA, Daiane Silva Lourenço de. 2024

EDUCAÇÃO BÁSICA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA AMÉRICA LATINA - DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19 WICHINHESKI, Elisabeth. 2024

INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO - SISTEMA  MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES (SC) DEXHEIMER, Elisandra Aparecida Moura. 2024

EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LUCKMANN, Gabriela Schlichting Vieira. 2024

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES E AS METODOLOGIAS ATIVAS - NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  COSTA, Morgana da Luz. 2024

PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: - PROTAGONISMO NO PROCESSO DE EX/INCLUSÃO DE ESTUDANTES TRANS FORTKAMP, Sonia Beatriz Wurlzer de Liz. 2024

INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES (SC) - DEXHEIMER, Elisandra Aparecida Moura. 2024

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA: O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - HINERASKE, Leizi. 2024

REINVENÇÕES DO CURRÍCULO NO NEOLIBERALISMO:REINVENÇÕES DO CURRÍCULO NO NEOLIBERALISMO: - O ENSINO DE HISTÓRIA NA TRANSIÇÃO PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (LAGES, SC: 2017-2022). Da Silva, Pedro. 2024

A MEMÓRIA DA GUERRA DO CONTESTADO NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - NA REGIÃO DO PLANALTO CATARINENSE. HOFFMANN, Valdemir Luís dos Santos Hoffmann. 2024

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES E AS METODOLOGIAS ATIVAS - NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COSTA, Morgana da Luz. 2024

EDUCAÇÃO BÁSICA EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS DA AMÉRICA LATINA - DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19. WICHINHESKI, Elisabeth. 2024.

POPULAÇÃO HAITIANA EM LAGES/SC: DA MIGRAÇÃO À INSERÇÃO SOCIAL E EDUCACIONAL - SANTOS, Rafael Tizatto dos. 2024

A GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA: - LIMITES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES. STRICKERT, Singra Couto. 2024

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS - SANTOS, Dieisy Ghizoni. 2024.

AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES E AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS DAS CRIANÇAS - NO CONTEXTO FAMILIAR. FURTADO, Patricia Fatima de Oliveira. 2024.

PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROTAGONISMO NO PROCESSO DE EX/INCLUSÃO DE ESTUDANTES TRANS - FORTKAMP, Sonia Beatroz Wurzler de Liz. 2024.

EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL -  LUCKMANN, Gabriela Schlichting Vieira. 2024.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES - SOBRE EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE. CAMARGO, Janete Teresinha. 2024.

PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES E MENINAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: - PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS/ES. SOUZA, Daiane Silva Lourenço de. 2024.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE POUSO REDONDO, SC: - DESAFIOS NA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE. ROSA, Karla Renata Melo da. 2024.

PERCURSO FORMATIVO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA - A PARTIR DE SUAS (AUTO)BIOGRAFIAS. GOMES, Rodrigo. 2024.

FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ARRUDA, Maria Eduarda Pereira. 2024.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO - CASTILHOS, Jussara de Souza. 2024.

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O PROJETO INICIAÇÃO À CIÊNCIA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL - NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS EM LAGES (SC). PILAR, Indhira Araújo. 2024.

A INSERÇÃO DA TEMÁTICA ‘INCLUSÃO’ NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO SISTEMA ACAFE - SILVA, Robson Rafael da. 2024. 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA - DA EMEB ITINERANTE MARIA ALICE WOLFF DE SOUZA - LAGES (SC). CARDOSO, Liliane da Cruz. 2024. 

PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SEGUNDO A BNCC: - UMA REVISÃO DE LITERATURA. TOMAZELLI, Fernanda. 2024.

A POLÍTICA DE BEM-ESTAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DOCENTE - NA SOCIEDADE DO DESEMPENHO. STRAMOSK, Lisandra. 2024.

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: - CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS. CARDOSO, Francyane Fagundes. 2023.

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: - PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR A  PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES E BASES CURRICULARES. LUZ, Eva Adriana da. 2023.

FORMAÇÃO-AÇÃO DE PROFESSORES: - PROPOSTA PEDAGÓGICA  INTERDISCIPLINAR NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES/SC. WALTRICK, Gustavo Cesar. 2023.

MULHERES NO CÁRCERE: - ENCARCERAMENTO FEMININO E AS  DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. FONTOURA, Ivete de Oliveira. 2023.

AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES: - NARRATIVAS  DAS PROFESSORAS. DIAS, Jennifer de Lima Cardozo. 2023. 

A FUNÇÃO DO DIRETOR ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE DIRETORES EM ESCOLAS DE LAGES/SC - PERCEPÇÕES DE DIRETORES EM ESCOLAS DE LAGES/SC. MARQUES, João Daniel Muniz. 2023.

SABERES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - - ANOS FINAIS. FELTRIN, Patricia Branco. 2023.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - : POSSÍVEIS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS  DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARA AMBIENTALIZAÇÃO  CURRICULAR. SANTOS, Regine dos. 2023.

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES A RESPEITO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR - NUNES, Renata Barbosa. 2023.

OS CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DOS APLICATIVOS ESPECÍFICOS NO ENSINO MÉDIO - : CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. MUNIZ, Suély Colaço Chaves. 2023.

BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - : UM ESPAÇO PARA  CONSTRUÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO. BORGES, Thayse Melo. 2023.

O LÚDICO, OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - : PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS QUE ATUAM COM  CRIANÇAS PEQUENAS NO MUNICÍPIO DE LAGES/SC. BORBA, Yara Castro de. 2023.

A NARRATIVA DE HISTÓRIAS: - AS CRIANÇAS BEM PEQUENAS COMO PROTAGONISTAS NA HORA DO CONTO A PARTIR DO OLHAR DE UMA  PROFESSORA CONTADORA DE HISTÓRIAS. PADILHA, Elen Cristina Werner. 2023.

PERSPECTIVAS SOBRE O CURRÍCULO OCULTO: - AS DATAS COMEMORATIVAS INTERPELAM O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SILVA, Joice Kelly de Oliveira Macedo. 2023.

DOCENTES E FAMÍLIAS: - PERCEPÇÕES RECÍPROCAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGES, SC VENTURA, Maive Cardoso Padilha. 2023.

AFETIVIDADE COMO DISCURSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - OLIVEIRA, Marcele Antunes de

AVALIAÇÃO, DISCIPLINAMENTO E CONTROLE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM LAGES/SC: - UM ESTUDO SOBRE O PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 FERNANDES, Sandra Mara. 2023.

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) - NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SÁ, Thatiana Daboit Arruda. 2023.

RELATOS DE PROFESSORES E GESTORES QUANTO À PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL - BEPPLER, Regimari Cristina Rodolfi. 2023

AGENCIAMENTOS DAS CRIANÇAS EM UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EMPAREDADA: - EXPLORANDO A CARTOGRAFIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE LAGES/SC. ANTUNES, Paola Duarte Pacheco. 2023

A participação da família e da escola na atribuição - de cuidar e educar na educação infantil no município de Lages-SC. OLIVEIRA, Marcia Aparecida. 2022.

A formação continuada de professoras/es pelo PNAIC - repercussões na prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental em Bom Retiro (SC). VIEIRA, Angelita Aparecida de Souza. 2022.

Contribuições das tecnologias digitais da informação e - comunicação no processo de construção do conhecimento: percepções de docentes do ensino superio. MASSUCHETTI, Cristiani. 2022.

Adaptações curriculares e desenho universal para a aprendizagem: - caminhos e possibilidades para a educação inclusiva. ANDRZEJEVSKI, Eliane. 2022.

Memória da ditadura civil-militar em Lages (1964-1985): - nos rastros das trajetórias de Edézio, Jaime e João. FAITA, Suzane. 2022.

Práticas pedagógicas de educação ambiental - na educação infantil na perspectiva da teoria da complexidade. DUTRA, Ticiana. 2022.

Gestão socioambiental em escolas públicas: - indicadores de sustentabilidade. PEZZI, Claudia Maris Coelho. 2022

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESTUDO DE CASO - BORGES, Andréia Luciane. 2022.

ESCOLA, SURDOCEGUEIRA E EXPERIÊNCIA POSSIBILIDADES E TENSIONAMENTOS - CAMARGO, Bianca Rodrigues. 2022.

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE - ATUAM COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. SAGAZ, Dionéia Walter. 2022.

MÚSICA COMO LINGUAGEM NO COMPONENTE CURRICULAR ARTE - : PROCESSO HISTÓRICO E LEGAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE ENSINO. MEZZALIRA, José Claudino. 2022.

RELAÇÕES INTERGERACIONAIS ENTRE CRIANÇAS E PESSOAS IDOSAS MEDIADAS PELA ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR -  COMO ESTRATÉGIA PARA  MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. DIAS, Liliane Cristina. 2022.

CONTRIBUIÇÕES DAS OBRAS DE BUKOWSKI -  (2002) E CAIO FERNANDO  ABREU (2015) À PREVENÇÃO DO SUICÍDIO ENTRE JOVENS. PIETRO, Paloma Borges. 2022.

O movimento de mulheres camponesas na Serra Catarinense: um espaço de formação e de militância - GUADAGNIN, Irdes Lúcia. 2021.

Os ambientes alfabetizadores digitais - e a psicogênese da língua escrita no contexto da cultura digital. LOPES, Raquel Maciel. 2021.

Revisitando o conceito de educação na Paideia e na pedagogia de Paulo Freire - WALTRICK, Ana Paula. 2021.

Educação Infantil: a comunidade escolar e o compromisso com a cidadania - ARAUJO, Claudia Aparecida Costa. 2021.

As percepções dos beneficiários e servidores sobre - o Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social no Instituto Federal de Lages/SC. COSTA, Eliane Correa. 2021.

Percepção dos professores de Educação Física a respeito das práticas pedagógicas interdisciplinares - MESCKE, José Mario. 2021.

Participação das famílias no cotidiano de uma creche - percepções das mães e das professoras de um CEIM, em Lages, SC. CRESTANI, Janice. 2021.

Tensionando narrativas de professoras alfabetizadoras na constituição da infância escolarizada - CHAVES, Marcia Regina Arruda de Souza. 2021.

Proposição pedagógica para Educação Infantil – da lógica formal à dialética - PAES, Ligia Caróle Sales. 2021.

Pedagogia para pequena infância: - diálogos sobre docência com professoras de bebês e crianças bem pequenas. BOTTEGA, Karine Tatiane Silva. 2021.

Formação de educadores ambientais para escola de tempo integral - ANJOS, Fabiane Lourenço dos. 2021.

Educação no município de Lages, SC: - reprodução ou superação dos efeitos da desigualdade social? TELLES, Caren Vanessa Ganz Vogel Coelho. 2021.

O protagonismo das crianças no cotidiano da Educação Infantil - SILVA, Denise Bueno da. 2021.

Práticas de avaliação da aprendizagem - e a formação continuada de professoras de 4.º e 5.º ano. 2021. GÓSS, Lúcia Helena Matos. 2021.

Educação Infantil e gestão democrática: interlocuções possíveis - SILVA, Daniela das Graças Vieira da. 2021.

Formação continuada de professoras/es na rede municipal de Lages - desafios para a prática pedagógica. DEROSSI, Adriana. 2021

Sítio pedagógico e a educação ambiental: - experiências com estudantes com deficiência. INÁCIO, Higo. 2021

A educação geográfica no currículo do sistema - de educação do município de Lages-SC: repensando em perspectiva histórico-crítica. DIAS, José Antonio. 2021

Gestão escolar democrática na educação infantil: - entraves e possibilidades. SILVA, Léia Kelly Rodrigues da. 2021

Literatura infantil: práticas pedagógicas e - processos formativos de professores/as na educação infantil. COSER, Nádia Aparecida de Lima. 2021

AS JOVENS ESTUDANTES DO CAMPO: NARRATIVAS SOBRE EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E TRABALHO - RAMOS, Ana Patricia. 2021

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LAGES/SC - ZANONI, Bruna dos Santos. 2021.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES UMA PROPOSTA ECOFORMADORA E TRANSDISCIPLINAR NA REDE MUNICIPAL DE PAINEL SC - SALAMAN, Dariana Medeiros Andrade. 2021.

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DO TELEJORNALISTA E A CONVERGÊNCIA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE - FIGUEIREDO, Eduarda Mayara Demeneck

USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS - DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO NA REGIÃO SERRANA CATARINENSE. BRANCO, Grasiele Batista, 2021

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E SUAS REPERCUSSÕES - NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA PANDEMIA  DA COVID-19. SILVA, Fabiola Pereira Machado da, 2021

IFSC-Urupema (SC) e o desenvolvimento territorial - uma análise de sua atuação educacional. FONTANA, Thais Esteves Ramos. 2020.

Educação Infantil - práticas pedagógicas com bebês e crianças bem pequenas. SANTOS, Fabiola Pereira dos. 2020.

Vestígios da música na história da Educação Infantil do município de Lages / SC - CERON, Isabel Nercolini. 2020.

Processos e retrocessos na implementação da Base Nacional Comum Curricular - no municipio de Lages e os desafios das professoras que atuam na Educação Infantil. MAGNER, Maria Margarete da Rosa. 2020.

A educação no sistema penitenciário de Curitibanos - desafios e perspectivas. FRANÇA, Sabrina Lang. 2020.

Desempenho em Matemática - o que o gênero tem a ver com isso? SCHIMILA, Wilson Rafael. 2020.

O cuidar e o educar - uma relação possível no Maternal. SABATINI, Zilda Maria Wiggers. 2020.

Profissionalização da docência na Educação Infantil na rede municipal de Lages-SC - TOIGO, Daniela Oliveira de Sá. 2020.

O direito de acesso à educação infantil e a oferta de vagas na rede municipal de Lages/SC - COSTA, Lucimar Presotto Azi. 2020.

Políticas e práticas da música no currículo escolar - BOENO, Adelita Silva. 2020.

As contribuições das mídias digitais na mediação do pensamento matemático - numa perspectiva educomunicativa. LINS, Diego Passos. 2020.

A política de internacionalização da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) - caminhos percorridos. COELHO, Rodrigo Ogliari. 2020.

Unidade Educacional de Prática de Saúde na Comunidade - percepções de estudantes do curso de Medicina da UNIPLAC. POSSATO, Rose Cristina. 2020.

A valorização do magistério como discurso - um estudo das políticas educacionais brasileiras contemporâneas. SANTOS, Viviane de Lourdes Costa Rosa dos. 2020.

Cultura digital na pré escola: perspectivas de desenvolvimento integral. - FERNANDES, Alexsandra Massaneiro. 2020.

Letramento literário - o livro como ferramenta pedagógica para a formação humana no Ensino Fundamental. PUERARI, Luciana de Fatima Pires. 2020.

O corpo na perspectiva da teoria da complexidade - na tessitura de uma noção junto à Educação Física. SILVEIRA, Vinícius da. 2020.

A formação continuada de professores como espaço de estudos e reflexões - para o ato de avaliar na educação infantil. CORRÊA, Cristiane Sales. 2020.

As tecnologias da informação e comunicação no contexto da ressignificação cultural - e da formação de professores. RIBEIRO, Dione Carlos. 2020.

Egressos do programa de pós-graduação em educação - uma análise de seu retorno à prática pedagógica na educação municipal de Lages/SC. BARBOZA, Tathiana. 2020.

A formação continuada de professoras da Educação Infantil - desafios para a construção coletiva dos saberes docentes. KOCHE, Susi Couto. 2020.

Práticas pedagógicas em educação ambiental dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental - no processo de alfabetização escolar. SANTOS, Joelma Zatti dos. 2020.

As possibilidades da literatura infantil para a formação humana no contexto da educação infantil - LIMA, Marieli Paim de. 2020.

A função social da escola - desafios do gestor escolar no ensino fundamental da rede pública municipal de Lages – SC. AZEVEDO, Elaine Salete Moretto de. 2021.

A pedagogia da(s) infância(s) e a Base Nacional Comum Curricular no município de Vacaria/RS - desafios e possibilidades para a educação infantil. MOREIRA, Patrícia Ferreira. 2020.

Políticas educacionais - perspectivas para práticas pedagógicas educomunicativas no processo de alfabetização e letramento. BUOGO, Cristina de Fátima Marcon. 2020.

Formação continuada de professores da educação infantil: saberes necessários no cotidiano pedagógico - ALEXANDRE, Nilva Teresinha Camargo da Silva. 2020.

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS PARA A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA  FASE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO XAVIER, Andrea Prestes. 2020

Abuso sexual infantil - compreensões de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. CAETANO, Evelyn Diconcili. 2019.

Educação matemática - formação e práticas dos professores para a construção da cidadania dos alunos. NASCIMENTO, Rafael. 2019.

Antinomias da educação - contribuições da teoria crítica à formação humana. BRANCO, Viviane Prux. 2019.

Formação continuada dos professores na educação profissional - espaço de constituição de saberes docentes. DULZ, Simone Mara. 2019.

Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental - formação docente e práticas curriculares. FRANZOI, Josélia da Silva Córdova. 2019.

A literatura infantil no contexto da educomunicação - e sua contribuição para a formação humana. FERREIRA, Luciana Nunes Garcia. 2019.

Gênero e educação infantil - prática pedagógica de professoras que atuam na pré-escola. CORREA, Luciane Cristina. 2019.

Reconhecimento de autoria em ambiente escolar - nas memórias de catadores de materiais recicláveis associados em uma cooperativa de trabalho. MORAES, Júlia Pereira Damasceno de. 2019

Formação continuada de professores de educação física para inclusão de pessoas com deficiência - desafios e possibilidades. SANTOS, Eder Magno. 2019.

Tempos e espaços de transição - da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. CRESTANI, Janilde. 2019.

A Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e a Escola Unitária de Antonio Gramsci - aproximações e contradições. MEURER, Daniela. 2019.

Ambiente alfabetizador na Pré-escola numa perspectiva de leitura de mundo - professoras em diálogo. VIEIRA, Denise Cristiane do Nascimento. 2019.

Docência na Educação Infantil - - desafios e possibilidades da inclusão de crianças com diferentes deficiências. RODRIGUES, Simone Beatriz Luiz. 2019.

Educação e deficiência visual - - desafios e possibilidades da prática pedagógica. TRECINO, Tania Mara Theodorovicz. 2019.

Formação continuada de professoras alfabetizadoras - - concepções sobre alfabetização e letramento no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. ARRUDA, Leticia. 2019.

Percepção ambiental e práticas pedagógicas dos professores da educação infantil - para a ambientalização curricular. VELHO, Cristiane Oliveira. 2019.para a ambientalização curricular. VELHO, Cristiane Oliveira. 2019.

A percepção de professores acerca da relação Centro de Educação Infantil e pais/mães adolescentes - implicações no processo de desenvolvimento da criança. MENDES, Lucimara Medeiros Fucks Camargo. 2019.

Estilo de pensamento dos professores de Matemática -  e a relação com as práticas pedagógicas curriculares. CARBONERA, Rosméri Legnaghi. 2020.

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POSSIBILIDADE PARA AS RELAÇÕES DE RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE - PUERARI, Claudia Teresinha Pagno. 2019.

Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em matemática - das universidades públicas e comunitárias de Santa Catarina. PISSETTI, Schayla Letyelle Costa. 2018.

Contribuições de uma escola de educação básica - práticas socioambientais para o cuidado do córrego Pessegueirinho em Curitibanos (SC). CHAVES, Marcos Ribeiro. 2018

Educação e turismo de base comunitária para o desenvolvimento territorial sustentável em Urupema, SC - SILVA, Adriana Murara. 2018.

Formação continuada de professores da educação básica - a materialização das políticas públicas PROFA e Pró-Letramento na Rede Municipal de Ensino de Lages (2002-2012). SARTOR, Ana Paula de Bona. 2018.

Impactos da política pública do PNAIC na formação continuada - dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Lages-SC. SCHNEIDER, Neusa Maria Arndt Weinrich Araujo. 2018.

Inclusão escolar de educandos com transtorno do espectro do autismo - na educação infantil do município de Lages - SC. REIS, Rosymeri Bittencourt dos. 2018.

O jogo de interpretação de personagens (RPG) - como estratégia pedagógica para promoção de escrita e autoria na escola. WAGNER, Altamir Guilherme. 2018.

Pensadores latino-americanos e suas contribuições - para a educação em perspectiva descolonial. LIMA, Stela Macedo. 2018.

A reforma do ensino médio brasileiro de 2017 nos moldes do sistema neoliberal - ALMEIDA, Fabio de. 2018.

Relação entre escola e família dos educandos participantes - no atendimento educacional especializado. CHIARADIA, Anna Paola Xavier. 2018.

Narrativas digitais de professores - perspectivas educomunicativas para as práticas pedagógicas. CANANI, Carlos Eduardo. 2018.

Conectados por softwares aplicativos - possibilidades do uso de tecnologias móveis para a ocorrência de situações cooperativas no ensino médio. BATISTA, Graziela Prates. 2018.

As insurreições no curso de Direito da Uniplac - e militância estudantil no centro acadêmico Edézio Caon (1998 a 2004). VIEIRA, Velci Muniz. 2018. 

Cartografia ambiental - percepções dos professores e moradores sobre a transformação da paisagem no entorno escolar. OLIVEIRA, Cristian Roberto Antunes. 2018.

Uma etnografia do Divino Espírito Santo, Rio Rufino (SC) - identidade cultural, economia solidária e emancipação social. FONTOURA, Elisângela de Oliveira. 2018.

Concepções de professores do ciclo da infância sobre escola em tempo integral e educação integral - implicações no processo de ensino aprendizagem. RAMOS, Frida Rangel. 2018.

Formação continuada com professoras/es de 4º e 5º ano - do ensino fundamental na rede municipal de educação de Lages/SC. MATOS, Gislaine Aparecida. 2018.

O pensamento sistêmico - e a construção de competências de gestores educadores. CALORI, José Valmir. 2018.

Elementos da educomunicação - para um novo olhar para o ensino de língua inglesa no ensino médio. COSTA, Luciana Souza de Oliveira. 2018.

A música e o cuidado de si na educação infantil - PINHEIRO, Regina Bazi. 2018.

Orientação profissional no ensino médio - desafios do professor do ensino profissionalizante.  XAVIER, Doris Marilu do Carmo. 2017.

Um olhar genealógico sobre as práticas educativas do Museu Thiago de Castro de Lages (SC) - e sua relação com o ensino da disciplina de história.  VIEIRA, Marli Teresinha Paes. 2017.

Aproximações das categorias políticas de Aristóteles e formação integral - na Proposta Curricular Catarinense.  SOUZA, Aurelio dos Santos. 2017.

Cibercultura - tecnologias digitais em escolas da rede municipal de Lages. POCAI, Maria Denise da Cunha. 2017.

O que dizem as crianças sobre suas vivências na educação infantil - tempos, espaços e interações para o protagonismo infantil. PEREIRA, Flávia Helena Fernandes. 2017.

A educação inclusiva na educação infantil - compromissos e desafios da gestão educacional. OLIVEIRA, Elaine Ribeiro de. 2017.

Ditos e não ditos sobre a escolarização em espaços privativos de liberdade - MEDEIROS, Regina Aparecida Corrêa. 2017.  

Formação continuada de professores - para atender ao Programa Nacional de Alfabetização na idade certa no município de Lages-SC. MABILIA, Ana Paula. 2017.

As potencialidades do Smartphone como ferramenta do Mobile-Learning na educação formal - KLAAR, Anne Carolina Rodrigues. 2017.

Inserção profissional de egressos - o conhecimento pertinente ao curso de administração LP2 - educação, processos socioculturais e sustentabilidade.  ERN, Sabrina Lopes. 2017.

Educação científica - – implicações na formação de professores de matemática. BRANCO, Rodrigo. 2017. 

Formação de professores surdos - , egressos de curso de pedagogia a distância na região do Alto Vale do Itajaí. GONÇALVES, Marines Dias. 2017.

Gênero e diversidade sexual - – homofobia no contexto escolar. LINS, Clecí Terezinha Lima de Lins. 2017.

Heteronormatividade num espaço escolar de Lages SC - – sexualidades e relações de poder. CAMPOS, Érico Paes de. 2017.

Letramento digital no sistema municipal de educação de Lages/SC - – dilemas e perspectivas. VARELA, Jane Terezinha de Souza. 2017.

Violências contra mulheres - – ações do município de Lages e contribuições para a educação. BONDAVALLI, Lúcia Helena Matteucci. 2017.

Projeto educação fiscal para a cidadania nas escolas de Lages-SC - - conhecendo percepções de professores protagonistas deste processo. CAMINHA, Siomara Catarina Ribeiro. 2017.

Os sentidos atribuídos pelas bolsistas do PIBID ao fazer docente - - modos de ressignificar a formação de professores. SOUZA, Maria Karine Guasselli de. 2017.

Práticas de educação ambiental na área de abrangência do Aquífero Guarani - - Centro de Educação Infantil Santa Cândida-Lages (SC). MORO, Flavia Muriel Mendes Ramos. 2017.

A contribuição das tecnologias assistivas para a prática pedagógica do professor - no aprendizado do aluno com deficiência intelectual. PIGOZZI, Simone Aparecida Moreira da Silva. 2017.

A evasão escolar na EJA - educação de jovens e adultos, sob o olhar foucaultiano. FIGUEIREDO, Valdete. 2017.

A importância da imaginação e da literatura para a educação e a formação humana - SANTOS JUNIOR, Moacir dos. 2017.

Reflexões sobre estratégias pedagógicas para a educação básica - amorosidade e alegria na escola. MARCON, Simara Bertotto Westphal. 2017.

Transmulheres e sua relação com a família - desafios durante o processo de transexualização. VARGAS, Joelci Cristina Melo. 2017.

Transtorno do espectro autista - práticas pedagógicas de professores e concepções de mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lages, SC. OLIVEIRA, Ermelinda Schemes. 2017.

O conhecimento pertinente - na relação família e instituição de educação infantil. ALBUQUERQUE, Fabiani Aparecida Lourenço Silveira. 2017.

Gênero e sexualidade nas aulas de educação física - percepções de professores/as e alunos/as da Escola Itinerante de Lages/SC. MORAES, Antonio Celio de. 2017.

Sexualidade e regimes de verdade - uma análise genealógica dos discursos. LIZ, Daniele Melo de. 2016.

Trajetórias profissionais de egressos da Escola Municipal de Educação Básica Mutirão - LEMOS, Maribel Rosa Balardin. 2016.

O que ensina uma escola que anda - percepções de estudantes do campo, egressos da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza, Lages, SC.  DAL FARRA, Lizonete. 2016. 

O dilema da avaliação de desempenho docente - - a percepção de professores da educação básica / SOUZA, Jeane Aparecida Amarante de Liz Hugen. 2016

Ensino religioso no Brasil - - tensões e desafios da diversidade entre formação histórica e prática profissional. KERKHOFF, Francinne de Oliveira. 2016.

Formação continuada e permanente de professores - do Atendimento Educacional Especializado para práticas pegagógicas inclusivas. CAMPOS, Eri Cristina dos Anjos. 2016.

Formação de professores em serviço na educação básica - - narrativas de produção de si e do mundo. ROCHA, Raquel Barbosa. 2016.

Genealogia da (in)visibilidade negra lageana. - ROSA, Nanci Alves da. 2016.

Gênero e o curso de magistério - uma reflexão sobre a formação de professor@s em nível de Ensino Médio. SCHWAHN, Angela Mari Mattos Pereira. 2016

Psicólogo escolar na educação integral sob o olhar das famílias - - desvelando um contexto, repensando o caminho. ROSA Elis Regina da. 2016.

Não estamos preparados - - determinismos, contingências e potencial das histórias de vida na ação docente inclusiva. ZAMPIERI, Elisangela Aparecida. 2016.

A contribuição do ensino de filosofia para a educação integral. - SOUZA, Jose Antunes de. 2016.

A função social do Museu Histórico Thiago de Castro - e a relação com os docentes do Ensino Fundamental do município de Lages/SC. TEREZO, Fabiola Leticia Sommer. 2016.

Economia solidária no planalto catarinense - uma análise na perspectiva de seus protagonistas. MOURA, Juliano Branco. 2016.

Atendimento educacional especializado para crianças com deficiência intelectual - um compromisso presente desde a educação infantil.  XAVIER, Suzana Maria Webber. 2015

Estilo de pensamento dos professores da área de matemática no curso de engenharia elétrica - VENÇÃO, Alexandre Tripoli. 2015.

A gestão no órgão regional de educação no município de Lages, no período de 1972-2012 - PEREIRA, Elson Rogério Bastos. 2015.

Políticas de educação profissional nos cursos técnicos em contabilidade - impactos e desafios no período entre 1997 e 2004. PEREIRA, Aldo Roberto. 2015.

Caminhos e descaminhos da metodologia da pesquisa no ensino superior - OSELAME, Camila Stefanes. 2015.

Discursos dos jovens do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - Lages - SC, sobre sexualidade. MORAES, Marilva Pinho. 2015.

Condições de trabalho e saúde dos professores da rede pública municipal de educação de Lages - sob o modelo da nova gestão pública. MARTINS, Francisco Ferreira. 2015.

Inserção e atuação profissional dos egressos do curso de serviço social da Uniplac - no mundo do trabalho: observatório do egresso. LIZ, Susana da Silva Pires de. 2015.

Ação cultural na biblioteca - estratégia educativa para fortalecimento das identidades e transformação social. LIMA, Marcia Medeiros de. 2015.

Políticas e práticas de inclusão de alunos com Síndrome de Down - um desafio no ensino fundamental.  BERNARDI, Elza Maria Netto. 2015.

Sob o olhar dos gestores de saúde - ambiente hospitalar e unidades básicas de saúde como espaços de educação permanente. ARRUDA, Sonimary Nunes. 2015

Creche Tia Bira - mito e institucionalização. BERTELI, Mary Isolete Silva Duarte. 2015.

Educação previdenciária e reforma do pensamento - educar para as incertezas da vida. SCZIMINSKI Terezinha De Fátima Juraczky. 2015.

Autodidatas, reconhecimento e autorreconhecimento - da imaginação à capacidade de realizações. DIENER, Kareenn Cristina Zanela. 2015.

“Vigiai e Orai” - o Livro Tombo da Catedral de Lages (1898 ⎯ 1938) e a educação. PAULO, Carlos Fermino de. 2015.

Contribuição de Freire na formação de professores - uma análise de cursos de Pedagogia na Serra Catarinense. ATAIDE, Sandra Teresinha Guimarães. 2015.

Políticas e práticas de educação no campo - um estudo a partir da Escola Itinerante Maria Alice Wolff de Souza no município de Lages-SC (1984-2010). SOUZA, Marli Coscodai. 2015.

Representações sociais de professores acerca dos seus alunos - com transtorno do espectro do autismo (TEA) no processo de inclusão em escolas públicas municipais de Lages, SC. OLIVEIRA Vivian Fatima de. 2015.

O processo cognitivo evidenciado nos estilos de pensamento - revelados nos saberes e práticas de orientação de monografias na área de Odontologia. POLETTO, Cesar Augusto Rodenbusch. 2015. 

Dificuldades e desafios no processo de identificação e inclusão - de educandos com altas habilidades/superdotação. MAIA, Andreia Vieira. 2015.

Educação permanente e as possibilidades da auto-organização - reflexões sobre a prática profissional em saúde. VILLANI, Melania Sartori. 2015.

Políticas públicas de gênero na educação - percepções de orientadoras educacionais no Planalto Catarinense. SOUSA, Lucia Aulete Burigo. 2015.

Reflexões foucaultianas sobre conselhos de pais e professores - entre a família e a escola. ZAPELINI, Viviane Teresinha. 2015.

Processos de ensino e aprendizagem e a sua relação - com transtornos mentais de estudantes de uma instituição de ensino superior. BERNARDELLI, Estela Maris Camargo. 2014.

Prática educativa reflexiva de professores do atendimento educacional especializado - histórias de vidas na educação básica. COSTA, Juciane Tagliari da. 2014.

Percepção ambiental dos professores e pais de alunos - de um Centro de Educação Infantil municipal em área de abrangência do Aquífero Guarani (Lages - SC). PUCCI, Patricia dos Santos. 2014.

Políticas educacionais e processos formativos da Escola do Campo Fazenda Boa Vista - analisando a prática pedagógica na dimensão da práxis. REICHERT Débora Aparecida Rosa. 2014.

Leitores universitários - habitus e dilemas no processo de inserção do estudante na cultura acadêmico-científica. BÖLL, Juliana Pereira Scoss. 2014.

Gestantes adolescentes e aprendizagem do autocuidado - no contexto da estratégia de saúde da família (ESF) em Lages (SC). MORAES, Nayara Alano. 2014.

Educação ambiental - um estudo sobre estratégias metodológicas relacionadas à água junto a professores da educação básica Lages (SC). BOSQUETTE, Cátia. 2014. 

A educação infantil e as manifestações da sexualidade de crianças de zero à seis anos - uma análise sobre a compreensão de professores de centros de educação infantil municipal em Lages SC. COSTA, Debora Cristina. 2014. 

Genealogia das práticas pedagógicas - e a disciplinarização dos corpos na educação infantil pública de Urubici (SC). GASPAR, Deivid Beckhauser. 2014.

Cibercultura e formação de professores - estudo dos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura da Universidade do Planalto Catarinense. RODRIGUES, Jamille Bitencourt. 2014.

Ambientalização universitária sob o enfoque da racionalidade ambiental - campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina. ALVES, Kauê Tortato. 2014.

Aprendizagem emocional - o desafio da prática pedagógica do professor de Educação física. SOUZA, Magali Aparecida Ribeiro. 2014.

Formação de professores e educação infantil - compassos e descompassos na articulação do cotidiano escolar de CEIMs da rede municipal de ensino de Lages (SC). BRANCO, Marilza Borba dos Santos. 2014.

Memórias de egressas do orfanato Nossa Senhora das Graças de Lages (1955 a 1990) - um olhar genealógico. FURTADO, Vera Lúcia Mendes Vieira. 2014.

Do paradigma assistencial ao paradigma do desenvolvimento integral da criança - histórias de professoras da educação infantil de Vacaria (RS). MACHADO, Shana Siqueira Bragaglia. 2014.

Prática educativa libertadora - historicidade e bases fundantes da Escola de Educação Básica Mutirão - Lages (SC) - 1981-1996. MACHADO, Elisete Lemos. 2014.

Educar para a compreensão humana - - a vida cotidiana do cuidador familiar do portador de transtorno mental. MIRANDA, Andréia Valéria de Souza. 2013.

Escrever na Educação Superior - - caminhos para autoria na Universidade. GRAZZIOTIN, Paula Clarice Santos. 2013.

Dimensão Empreendedora - - desafios da formação de administradores. AMARANTE, Kaio Henrique Coelho do. 2013.

Egressos licenciados em música - inserção e atuação na educação básica. DALLAZEM, Aline. 2013

Economia solidária e educação do campo - para o desenvolvimento do campo na serra catarinense. RAMPI, Ana Paula. 2013.

Proposta curricular de Santa Catarina - uma análise Nietzscheana do ensino de Filosofia na região de Curitibanos. ALBERTON, Arlindo. 2013.

As concepções de história na proposta curricular catarinense - convergências e divergências. BERTAIOLLI, Carlos Alberto. 2013.

História das instituições escolares do planalto catarinense - um estudo da Escola de Educação Básica Sólon Rosa, de Curitibanos (SC).FRANZOI, Ernesto. 2013. 

Alfabetização com letramento - uma análise à luz da proposta curricular de Santa Catarina. COAN, Ivonete Benedet Fernandes. 2013.

A inserção do professor de educação física - na educação infantil de Curitibanos (SC). RIBEIRO, Julio Cesar. 2013. 

Políticas públicas de educação especial - o segundo professor de turma na perspectiva da inclusão - fragmentos da partitura. PEREIRA, Karyne Noemy Scheffmacker. 2013.

As licenciaturas (com)partilhadas na Uniplac - fragmentos, integração, avanços e desafios na proposta teórica. FELDHAUS, Kelin Cristiani. 2013.

A contribuição do conceito de politecnia - para pensar a educação profissional do campo. OLIVEIRA, Luciane Bittencourt Gomes Batista. 2013.

Gestão escolar e educador social - uma análise para além das práticas pedagógicas nas escolas públicas de Lages (SC). PEREIRA, Maribel de Amorim. 2013. 

Políticas de avaliação do ensino superior - dos resultados do ENADE a implementação de novas ações nos cursos de educação física da região Sul. FOSCARINI, Neila Borges. 2013. 

O futuro no passado - A organização da escola municipal de educação básica (EMEB) nossa senhora dos prazeres do centro de atenção integral à criança e ao adolescente (CAIC) Nossa Senhora dos Prazeres de Lages (SC) na perspectiva do tempo de permanência (1992-2012). DUTRA, Rosiane de Fátima Pereira. 2013. 

Educação do campo - um estudo sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas multisseriadas em Lages (SC). PACHECO. Simone Rafaeli. 2013. 

Instituições escolares - uma análise histórica da gestão do instituto São João Batista Vianei (1974-2006). CEMBRANEL, Valeria Pereira. 2013.

Avaliação externa da educação municipal de Lages (SC) - políticas e práticas avaliativas de desempenho e por Performance. BRESSAN, Siomaraci Ferras da Silva. 2013. 

O contar histórias como experiência estética na perspectiva gadameriana - JESUS, Ana Paula. 2012. 

A habilidade em atuar em primeiros socorros - como uma competência profissional do professor da educação infantil. RIBEIRO, carolina Siqueira. 2012.

A constituição do projeto lageano de habitação na administração "a força do povo" (1977-1982) - processo de educação não formal. SANTOS, Cristiana Kelly. 2012.

A identidade profissional do professor enfermeiro - FURLANETTO, Débora. 2012.

Gestão pública escolar e avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica - da reflexão à transformação da prática pedagógica. COSTA, Elaine. 2012.

Desenvolvimento profissional - o gestor Senac (SC) e o desafio da gestão humanizada. SOUZA, Eliane Santana de Liz. 2012.

O desenvolvimento do conhecimento em rede e a consolidação de uma inteligência coletiva - um estudo de caso da rede sul florestal. VEIGA, Fabiano Romero. 2012. 

Modernidade e natureza - o convívio humano e o meio ambiente. AMORIM, Filipi Vieira. 2012.

O conselho de acompanhamento e controle social do FUNDEB de Lages (SC) - histórico, desafios e perspectivas. MELO, Justina Inez Varela. 2012.

A roda de capoeira na roda do conhecimento - o desafio da transversalidade. WIELECOSSELES, Leandro Madalosso. 2012. 

Educação ambiental e arte - relação possível na formação inicial de professores de artes visuais na Universidade do Contestado - Curitibanos (SC). MARTIN, Ligia da Silva. 2012. 

Educação não formal e democracia participativa - o educador social e o seu papel no município de Lages (SC). ZANGELINI, Neusa Maria. 2012. 

Indisciplina e violência na escola - desvendando uma cultura da disciplinarização. ESTANISLAU, Rosiris de Fátima. 2012. 

Educação infantil na proposta curricular de Santa Catarina - desafios e possibilidades. SOUZA, Simone Terezinha Feldhaus. 2012.

Políticas de educação profissional e cidadania - certificação de saberes o o caso campus Araquari do IFCatarinense. MAZURECK, Vera Regina. 2012.

A mediação educativa de Feuerstein à luz da alteridade em Lévinas - COSTA, Wanderleia Dalla. 2012.

Políticas de formação do professor tutor para atuar na educação a distância - um olhar para o curso de pedagogia em Santa Catarina. MINATTI, Zuleide Demetrio. 2012.

Estágio curricular obrigatório e prática - como componente curricular nos cursos de licenciatura da UNIPLAC: que prática é essa? COELHO, Vera Rejane. 2012.

A mulher vereadora no legislativo lageano - perfil, acesso, relações de gênero e práticas políticas. HOFFER, Aidamar Seminotti. 2012.

A história da educação do campo nos campos de Curitibanos. - EHRHARDT, Cristina. 2012.

Reconstrução histórica da gestão - no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente Irmã Dulce. LOREGIAN, Samara Abreu Arruda. 2012.

Desenvolvimento e formação superior stricto sensu - o caso dos mestres egressos da Uniplac. VARELA, Abel. 2011. 

Educação ambiental no ensino fundamental - a horta escolar como ferramenta de sensibilização ambiental. SILVA, André Murara. 2011. 

Educação profissional em saúde - a formação do agente comunitário de saúde em Santa Cecília e São Cristóvão do Sul - SC. FOGAÇA, Cássia Aparecida. 2011. 

O saber ambiental dos integrantes do projeto Parceiros Ambientais da Vila Comboni - possibilidades e desafios na construção de uma consciência ecológica.TELLES, Andreia. 2011. 

A prática docente frente a suspeita e diagnóstico - do transtorno de défict de atenção e hiperatividade (TDAH) de crianças em fase escolar. BARBOSA, Claudia WaltrickMachado. 2011. 

Educação em saúde - análise do curso técnico em enfermagem do Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva - CEDUP/Lages, SC. FLORIANI, Dayanne Teresinha Granetto Cardoso. 2011. 

A percepção de docentes sobre o estudante homossexual no contexto de uma educação cidadã - tensões, dilemas e perspectivas. PEREIRA, Dilmar Ribeiro. 2011. 

Escolas submersas - Os efeitos de uma hidroelétrica nas comunidades e escolas do campo. MACHADO, Elusa camargo de Oliveira. 2011. 

A inserção do perfil Zappiens na sociedade acadêmica - a formação de professores em xeque. FERT, Felipe Boeck. 2011. 

Educação do campo e secretarias municipais de educação - caminhos e descaminhos na efetivação das políticas públicas no território da serra catarinense. VARELA, Iáscara Aparecida Almeida. 2011. 

Formação moral - educação para a autonomia solidária. STRAPAZZON, Ironilda. 2011. 

Corpo e educação física - para além da visão mercadológica. FOSCARINI, Laura Borges. 2011. 

Inserção das artes no campo científico brasileiro - espaços e sujeitos. CRUZ, Maira Virginia Xavier. 2011. 

Educação infantil e natureza - tecendo relações rumo a educação ambiental - enfrentamentos, dificuldades e possibilidades. SANTOS, Mara Rúbia Paes de Farias. 2011. 

Conselho municipal de educação e ensino escolar - limites, perspectivas e possibilidades. MARCELINO, Mara de Fátima. 2011. 

A educação por trás das grades - uma possibilidade de (res)socialização. WERNKE, Márcia Schlemper. 2011. 

Trabalho docente e precarização - contextos e desafios. RODRIGUES, Maria Salete Xafranski. 2011. 

Educação e saúde como práticas articuladas de cuidado do corpo - o desafio profissional da enfermagem. WALDRICH, Odila Maria. 2011. 

Tendências curriculares na graduação de enfermagem da Universidade do Planalto catarinense em Lages - Rupturas e inovações. PEREIRA, Regina Aparecida. 2011. 

Violência doméstica contra crianças - interfaces com o ensino e aprendizagem escolar. PRETO. Renata Beatriz. 2011.

Estado avaliador e estado formador - a prova Brasil no contexto das políticas públicas: uma análise dos resultados nas escolas públicas estaduais de Lages/SC na disciplina de Língua Portuguesa - séries finais do ensino fundamental. BLEICHVEL, Rita de Cássia, 2011. 

Desafios da educação infantil - estudo de caso no município de Lages/SC. PELEGRINI, Rosângela Cordeiro. 2011.

Lutas, conquistas e impasses da ação sindical docente - o caso do sindicato municipal dos profissionais da educação de Lages. CAMARGO, Salete Araújo. 2011

A educação sexual na escola - tensões e prazeres na prática pedagógica de professores de ciências e biologia. YARED, Yalin Brizola. 2011.

Portadores de necessidades especiais no ensino superior - ações na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. VERONEZI, José. 2011.

Biblioteca escolar - complemento ou condição para a formação cultural nas escolas? CAMARGO, Danielle Wolff. 2010. 

Da educação especial à pedagogia da inclusão em Santa Catarina - uma análise reflexiv sobre a prática pedagógica do segundo professor no Sistema de Educação Pública Municipal e Estadual de Lages - SC. HAMANN, Ioni Wolff. 2010. 

Arte e professores de arte na escola - expansão ou extinção? Descompassos entre legislação, formação e trabalho. OLIVEIRA, Tânia Regina Antunes. 2010. 

A educação escolarizada em tempo integral - um estudo de documentos e avaliações de uma política pública. RODERMEL, Jeanine. 2010. 

A quê e a quem serve a avaliação? - memórias de egressos do ensino fundamental. PEREIRA, Jocemara de Melo. 2009.

Educação e saúde - os desafios dos agentes comunitários de saúde nas práticas de educação popular em saúde - Lages, SC. GRAF, Magali Maria Tagliari. 2009.

Educação do campo - diálogo com a experiência da escola itinerante Maria Alice Wolff de Souza - Lages/SC. GOBETTI, Marilza. 2009.

Educação e a interface com o patrimônio - os poetas dos campos e dos espaços. ZANATTA, Eledir Regina do Prado. 2008.

Marcas no papel, no mundo e na memória - escrita e autoria de jovens considerados em “condição de vulnerabilidade social”. LUZ, Alessandra Rodrigues. 2007.

Escolas multisseriadas - quando o problema é a solução. SILVA, Ilsen Chaves da. 2007.

Saberes e práticas docentes diante da diferença - a experiência do reconhecimento na inclusão escolar. LORENZINI, Vanir Peixer. 2007.

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