Disciplinas obrigatórias
- Conhecimentos e Saberes
Carga horária:60 h/a 4 créditos
Ementa: Conhecimentos, saberes e tecnologias. Educação, cultura, identidade e memória. Produção, sistematização e disseminação. Função social da ciência e da educação.
- Fontes e Tendências do Pensamento Educacional
Carga horária:60 h/a 4 créditos
Ementa: Fontes clássicas e contempotâneas do pensamento educacional. Contextos, políticas e perspectivas da educação no Brasil.
- Laboratório de Produção Científica
Carga horária:45 h/a 3 créditos
Ementa: Pesquisa e produção na universidade. Processos de investigação, projeto e dissertação. Políticas de publicação e produtividade.
- Orientação de Dissertação
Carga horária:15 h/a 1 créditos
Ementa: A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessões integradas com o grupo de pesquisa com todos os orientandos de um mesmo orientador ou, até, integrando vários orientadores da linha de pesquisa e seus orientandos.
- Processos Socioculturais e Educação
Carga horária:60 h/a 4 créditos
Ementa: Educação, cultura, ambiente, sociedade e sustentabilidade. Interfaces entre educação, antropologia, história, filosofia, sociologia. Processos de investigação e intervenção sócio ambientais e culturais nos âmbitos locais, regionais, nacionais e internacionais.
- Seminário Avançado de Pesquisa e Dissertação
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Aprofundamento das temáticas especificas vinculadas às pesquisas da linha de pesquisa. Reflexão, análise e finalização das dissertações.
- Seminário da Linha de Pesquisa
Carga horária:45 h/a 3 créditos
Ementa: Temas, problemas e perspectivas da linha de pesquisa; questões de teoria e método em educação; modalidades e procedimentos de pesquisa em educação.
- Seminário de Pesquisa e Dissertação
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Reflexão e análise das dissertações em construção e das pesquisas em desenvolvimento na linha.
Disciplinas optativas
- Educação e Trabalho
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: A identidade em permanente transformção; o papel da educação na constituição do sujeito; determinantes sociais, educação e trabalho.
- Educação Não-Formal, Movimentos Sociais e Cidadania
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Educação não-formal e movimentos sociais. Mudanças na sociedade civil. Processos educativos não-formais em Lages e na região serrana. Construção da cidadania.
- Educação, Cultura e Territorialidade
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Comcepções de desenvolvimento. Sustentabilidade e território. Educação, cultura, movimentos sociais e territorialidade. Processos de globalização e políticas territoriais.
- Educação, Gênero e Diversidade
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceito e identidades de gênero. Feminismos e movimentos sociais. Gênero e educação. Gênero e as políticas públicas de educação. Gênero e educação em direitos humanos. Gênero e a feminização do magistério. Gênero e a formação continuada. Gênero e os marcadores sociais da diferença: sexualidade, raça, classe, religião, geração e corpo.
- Filosofia, Educação e Cibercultura
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Filosofia como experiência humana. Filosofia, educação e cibercultura. Dimensões ética, epistemológica e estética da educação.
- Introdução ao Pensamento Complexo na Educação, Saúde e Ambiente
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Fundamentos do pensamento complexo. Bases teóricas e contribuições à educação, saúde e ambiente. Desafios atuais da interdisciplinaridade. A complexidade como pensamento na pesquisa e na prática profissional em educação, saúde e ambiente.
- Latinoamericanas I: Pensamento, Cultura e Territórios
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Colonialidade; pós-colonialidade e des-colonialidade. Crítica ao universalismo europeu. Cultura e território. Implicações para a educação.
- Latinoamericanas II: Iniciação aos Pensadores da Educação Latinoamericana
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: O pensamento latinoamericano.
- Latinoamericanas III: Tendências da Educação na América Latina
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Tendências da Educação na América Latina. Políticas Educacionais. Formação docente.
- Metodologia do Ensino Superior
Carga horária:60 h/a 4 créditos
Ementa: Função social, política e pedagógica da Universidade. Tendências pedagógicas. Concepções atuais sobre a formação do professor. Planejamento do ensino. Processos do ensino e da aprendizagem. Estratégias de ensino e da aprendizagem. Avaliação educacional.
- Pedagogia em Paulo Freire
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Pedagogia do oprimido. Pedagogia da esperança. Pedagogia da pergunta. Pedagogia da dialética. Pedagogia da indignação. Pedagogia da autonomia e pedagogia da tolerância.
- Políticas Públicas em Gênero e Raça no Campo da Educação
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceito e identidades de gênero. Marcos históricos, conceituais e institucionais das políticas públicas de gênero e raça. Políticas afirmativas de raça e gênero e a busca da igualdade de oportunidades. Sexo, gênero e sexualidade. Feminismo negro. As mulheres negras e o poder. Gênero e econo0mia solidária.
- Saber Ambiente Local
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Meio ambiente. Educação e saúde. Saber ambiental. Ecologia da ação na Serra Catarinense.
- Transdisciplinaridade e Sustentabilidade
Carga horária:30 h/a 2 créditos
Ementa: Paradigmas científicos. Paradigma interdisciplinar e transdisciplinar. Conceitos e significados de sustentabilidade. Natureza, preservaçao e açao humana.