Professora da UFPR estará na aula inaugural do PPGE

A doutora em estudos da criança e docente no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ângela Maria Scalabrin Coutinho, é a convidada do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), para aula inaugural do segundo semestre de 2020. O bate-papo acontece na terça-feira (27), às 19h, pelo Google Meet e reúne as turmas de 2019 e 2020.

Entre os temas que serão abordados pela professora destacam-se as relações inerentes ao lugar da educação infantil no âmbito do conhecimento e do debate político, as atividades remotas durante a pandemia e a retomada das aulas. São muitos temas que poderiam ser debatidos, mas alguns foram escolhidos, por serem de maiores relevância neste momento histórico.

Para a professora, a educação infantil começa a ter maior visibilidade à medida que as crianças passam a ter esse direito social e destaca a aprovação em segundo turno na Câmara Federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “É uma conquista, um boa notícia e vamos falar um pouco mais sobre o Fundo e o financiamento da educação básica, à luz das especificidades da educação infantil”, afirma, completando que foi só com este Fundo que as crianças de zero a seis anos foram incluídas nos gastos públicos federais, já que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) era voltado apenas ao ensino fundamental, e que a etapa de zero a três anos é uma das mais caras para a educação.

Durante a pandemia de coronavírus o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), uma organização sem fins lucrativos que a professora integra, realizou uma pesquisa junto às secretarias municipais de educação. O objetivo é conhecer as ações e orientações das secretarias de educação às profissionais, famílias e crianças da educação infantil.  Os pesquisadores receberam ⅓ de retorno, de todos os municípios brasileiros e 90% dos que responderam as questões dizem ter estabelecido alguma relação com a família das crianças matriculadas. A Secretaria Municipal de Lages participou da pesquisa.

Como as discussões a respeito da retomada das aulas em alguns estados e municípios ela observa a necessidade de falar sobre o assunto e especialmente ouvir professores, funcionários e a família para tomada de decisão. "Afinal, como ter um retorno seguro? Na educação infantil o desafio é ainda maior."

O coordenador do PPGE, Jaime Farias Dresch, que fez o convite para a professora, comenta que, considerando os tempos de pandemia, foi necessário adaptar a aula inaugural do segundo semestre de 2020. “Faremos uma aula aberta da disciplina Conhecimentos e Saberes, reunindo  mestrandas e mestrandos do Programa. Nesta ocasião, teremos como convidada a professora Ângela que vai compartilhar conosco algumas reflexões sobre a situação da educação infantil no momento atual.” Será, segundo ele, uma oportunidade de diálogo, visando estimular pesquisadores e pesquisadoras a enfrentar os desafios impostos pelo isolamento social. “O Mestrado em Educação segue em frente, entendendo que é preciso, mais do que nunca, valorizar o encontro, as interações, a solidariedade e as soluções criativas  para mantermos a alegria em nossas vidas.”

Texto: Suzane Faita

Publicado em 23/07/2020