Professor da Uniplac recebe homenagem pela conquista de Educador Nota 10 do país

Na noite desta terça-feira (9), a Pró-Reitora de Ensino da Uniplac, Cristina Keiko Yamaguchi realizou uma homenagem ao professor Carlos Eduardo Canani pelo prêmio Educador Nota 10 durante uma reunião de coordenadores.

A Pró-Reitora comentou a importância deste prêmio para o professor e também para a Universidade, salientando que ele mostra a capacidade e qualificação dos docentes da instituição. “Um docente que projeta a Uniplac em rede nacional com um prêmio dessa envergadura nos enche de orgulho e satisfação”, mencionou Cristina. Além de professor, Carlos Eduardo é mestrando do Mestrado em Educação da Uniplac.

Sobre o Prêmio e a vitória

O professor Carlos Eduardo Canani foi escolhido primeiro colocado do Educador Nota 10 no país, juntamente de mais nove pessoas de todo o Brasil. O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e da Rede Globo, considerado o maior prêmio educacional da América Latina. Seu objetivo é destacar trabalhos nas mais diversas disciplinas para que sirvam de inspiração e possam ser replicados por outros professores. Neste ano, foram 4221 trabalhos inscritos e 771 em Língua Portuguesa, na qual o projeto do professor se insere.

O projeto vencedor, “Por um fio de memória” foi desenvolvido ao longo do primeiro bimestre letivo de 2016 na turma do oitavo ano da E.M.E.B. Suzana Albino França, que conta com bolsistas do PIBID de Letras da Uniplac. O projeto consistiu no resgate das histórias familiares, que com o passar do tempo vão sendo perdidas por estarem presas à oralidade. Os alunos foram motivados a entrevistar seus avós e bisavós em busca das origens familiares e, posteriormente, produziram um texto de memórias literárias, recontando as histórias ouvidas. Para tanto, muitos textos do gênero elegido para o trabalho foram lidos e debatidos em sala de aula para que os alunos se apropriassem das características e do plano global dos textos de memórias. Em seguida, foi produzida uma “Rádio Memória”, por meio da qual os alunos realizaram a leitura expressiva dos textos, com sua gravação em áudio para que os familiares pudessem ouvir suas histórias narradas nas vozes dos próprios netos.

De acordo com o professor Carlos, por mais que conhecesse o potencial do trabalho ele não imaginava vê-lo vencedor de um prêmio tão disputado e importante. “Mais do que uma enorme conquista, é a realização de um grande sonho. Quem conhece meu trabalho sabe da minha dedicação e luta constante buscando sempre fazer a diferença na vida dos jovens de escolas públicas, com os quais convivo em sala de aula cotidianamente. Graças a Deus, tenho o privilégio de ver meu trabalho rendendo ótimos frutos recentemente, mas mesmo diante desse cenário, não esperava conquistar o prêmio”, comemora. “Esses projetos são o meu combustível profissional diário. Sem eles, não há por que continuar na educação. É essa vontade de fazer a diferença na vida desses estudantes que me move a seguir em frente, em busca de outros projetos e realizações e, sobretudo, de proporcionar uma aprendizagem ainda mais significativa para eles”.

Ser docente na Uniplac, para Carlos, sempre foi motivo de muito orgulho, já que é licenciado pela própria instituição. “Trago comigo um carinho todo especial por ela. Assim, o objetivo é continuar lecionando aqui para que todas essas experiências exitosas vivenciadas no chão da sala de aula da educação básica possam ser compartilhadas com os futuros professores e profissionais que estamos formando. Espero poder ter a oportunidade de continuar lecionando aqui por muitos anos”, encerra.