Professor da Uniplac, Carlos Eduardo Canani ganha o mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira

“Esses projetos são o meu combustível profissional diário. Sem eles, não há por que continuar na educação. É essa vontade de fazer a diferença na vida desses estudantes que me move a seguir em frente, em busca de outros projetos e realizações e, sobretudo, de proporcionar uma aprendizagem ainda mais significativa para eles”.

 

 

O professor Carlos Eduardo Canani, docente da Uniplac, mestrando do Mestrado em Educação (PPGE/Uniplac) e também professor da Escola Municipal de Educação Básica Suzana Albino França de Lages foi escolhido o Educador Nota 10 no país. Foram dez pessoas escolhidas neste ano de todo o Brasil, sendo o professor Carlos Eduardo o primeiro colocado.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e da Rede Globo, considerado o maior prêmio educacional da América Latina. Seu objetivo é destacar trabalhos nas mais diversas disciplinas para que sirvam de inspiração e possam ser replicados por outros professores. Neste ano, foram 4221 trabalhos inscritos e 771 em Língua Portuguesa, na qual o projeto do professor se insere.

“Na última sexta-feira foram anunciados os nomes dos 50 professores finalistas e logo em seguida recebi uma ligação da comissão selecionadora do prêmio - composta por patrocinadores, membros da Editora Abril e da Rede Globo, além de nomes de referência nas disciplinas curriculares em que os projetos estavam inscritos. Nessa ligação, fui informado de que era um Educador Nota 10 deste ano. Fiquei muito emocionado e imensamente feliz com a conquista”, conta.

 

O projeto vencedor, “Por um fio de memória” foi desenvolvido ao longo do primeiro bimestre letivo de 2016, na turma de 8º ano da E.M.E.B. Suzana Albino França, que conta com bolsistas do PIBID de Letras da Uniplac. O projeto consistiu no resgate das histórias familiares, que com o passar do tempo vão sendo perdidas por estarem presas à oralidade. Os alunos foram motivados a entrevistar seus avós e bisavós em busca das origens familiares e, posteriormente, produziram um texto de memórias literárias, recontando as histórias ouvidas. Para tanto, muitos textos do gênero elegido para o trabalho foram lidos e debatidos em sala de aula para que os alunos se apropriassem das características e do plano global dos textos de memórias. Em seguida, foi produzida uma “Rádio Memória”, por meio da qual os alunos realizaram a leitura expressiva dos textos, com sua gravação em áudio para que os familiares pudessem ouvir suas histórias narradas nas vozes dos próprios netos.

 

Dessa forma, o trabalho possibilitou ganhos significativos na aprendizagem dos eixos de ensino da língua portuguesa: leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos. “Como se tratou de uma sequência didática muito produtiva e que rendeu ótimos resultados na aprendizagem dos alunos, senti-me motivado a inscrever o trabalho no Educador Nota 10. Já conhecia o prêmio, pois no ano de 2014 já havia sido um dos finalistas. Contudo, queria ir ainda mais longe”.

 

De acordo com o professor Carlos, por mais que conhecesse o potencial do trabalho ele não imaginava vê-lo vencedor de um prêmio tão disputado e importante. “Mais do que uma enorme conquista, é a realização de um grande sonho. Quem conhece meu trabalho sabe da minha dedicação e luta constante buscando sempre fazer a diferença na vida dos jovens de escolas públicas, com os quais convivo em sala de aula cotidianamente. Graças a Deus, tenho o privilégio de ver meu trabalho rendendo ótimos frutos recentemente, mas mesmo diante desse cenário, não esperava conquistar o prêmio”, comemora. “Esses projetos são o meu combustível profissional diário. Sem eles, não há por que continuar na educação. É essa vontade de fazer a diferença na vida desses estudantes que me move a seguir em frente, em busca de outros projetos e realizações e, sobretudo, de proporcionar uma aprendizagem ainda mais significativa para eles”.

Ser docente na Uniplac, para Carlos, sempre foi motivo de muito orgulho, já que é licenciado pela própria instituição. “Trago comigo um carinho todo especial por ela. Assim, o objetivo é continuar lecionando aqui para que todas essas experiências exitosas vivenciadas no chão da sala de aula da educação básica possam ser compartilhadas com os futuros professores e profissionais que estamos formando. Espero poder ter a oportunidade de continuar lecionando aqui por muitos anos”, encerra.

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