Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Interdisciplinaridade em Ambiente e Saúde

Carga horária: 60 h – 04 créditos

Ementa: Interdisciplinaridade: pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos. Problemas complexos: desafios e perspectivas da estratégia interdisciplinar.  Conhecimento interdisciplinar no campo ambiental e da saúde no Brasil e no contexto internacional. Políticas públicas em ambiente, saúde e trabalho. Perspectivas ecossistêmicas em ambiente e saúde: o papel da interdisciplinaridade e da intersetorialidade.

 

Bioética

Carga horária: 30 h – 02 créditos

Ementa: Conceitos e princípios em ética e bioética. Limites da ciência moderna: implicações éticas na área da saúde e do ambiente. Regulamentação da pesquisa em seres humanos e animais.  Bioética ambiental e proteção animal.  Bioética clínica.  A bioética cotidiana e nas situações limítrofes ou de fronteira. Propriedade intelectual e direitos autorais.

 

Ocupação Humana, Saúde e Biodiversidade

Carga horária: 60 h – 04 créditos

Ementa: Determinantes e condicionantes ambientais na ocupação e saúde humana. Ciência, tecnologias, conhecimentos e suas implicações na ocupação humana. Processos socioculturais e ocupação humana. Indicadores de condições de vida em suas relações com o ambiente, a saúde e o trabalho. Conceitos de equilíbrio físico-biológico, biodiversidade e ecologia. Serviços ecossistêmicos. Atividades econômicas e seus impactos nos ecossistemas. Manejo ambiental. Agrobiodiversidade e segurança alimentar. Consumo e produção sustentáveis. Intervenções socioambientais.

 

Seminários de Dissertação

Carga horária: 30 h – 02 créditos

Ementa: Interação ciência e pesquisa. Processo de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura. Pesquisa em bases de dados.  Apresentação do pré-projeto de pesquisa.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Contaminação Ambiental

Carga horária: 30 h – 02 créditos

Ementa: Fontes naturais e antropogênicas de poluição orgânica (resíduos agrícolas e agroindustriais) e inorgânica (metais pesados e metalóides). Geoquímica dos poluentes inorgânicos. Dispersão de poluentes orgânicos no solo, água e ar e consequências ambientais. Implicações das tecnologias sobre a saúde humana e o ambiente. Estudos e monitoramento de impactos ambientais (EIA/RIMA). Toxicologia dos poluentes inorgânicos. Dose e mecanismos da intoxicação. Metabolismo e biotransformação. Meios de diagnósticos das intoxicações agudas e crônicas.

 

Ambiente, Saúde e Estilos de Vida

Carga horária: 30 h – 02 créditos

Ementa: Complexidade da vida. Ciclo vital e espiritualidade no desenvolvimento humano. Estilos de vidas e ambientes saudáveis. Hábitos alimentares e cultura. Estética e saúde. Saúde integrativa. Terapias integrativas e complementares.

 

Homeopatia Integrativa

Carga horária: 60 h – 04 créditos

Ementa: História de pensamento no processo saúde/doença. Formas terapêuticas: homeopatia, alopatia, enantiopatia, isopatia e tautopatia. Recursos de medicamentos/preparados para intervenção nos processos de cura humana, animal e vegetal. A teoria miasmática. Escolas da homeopatia, o unicismo, alternismo e complexismo. Forma de preparo, desde a tintura-mãe até a dose de dispensação, pelo método hahnemaniano, korsakoviano e fluxo continuo. A repertorização homeopática com repertórios impressos e digitais. As leis de cura com exemplos e possíveis agravações e/ou exoneração durante a administração dos medicamentos. Pesquisa em homeopatia aplicada aos sistemas vivos, na depuração das águas e desintoxicação dos solos. Homeopatia sistêmica, integrando a cadeia alimentar. Homeopatia integral com iguais princípios aos reinos animal, vegetal e mineral e aplicações direcionadas ao componente em desequilíbrio. Gênio epidêmico. Homeopatia popular. Agro-homeopatia para plantas e tecnologia de aplicação em pequena, média e grande escala. Física quântica no entendimento da ação da Homeopatia. Radiestesia aplicada a Homeopatia como ferramenta de diagnose. Biofotonica aplicada a Homeopatia. Matéria medica homeopática e principais policrestos. Acologia vegetal e semiologia homeopática. Condução pratica e relato de estudo de caso na agropecuária e saúde humana.

 

Ambiente, Saúde e Bem-Estar no Trabalho

Carga horária: 30 h – 02 créditos

Ementa: Relações entre o ambiente e a organização do trabalho sobre o bem-estar e a saúde do trabalhador. Facilitação do trabalho na família. Atenção integral à saúde do trabalhador: prevenção, promoção, assistência, vigilância e reabilitação. Indicadores e repercussões do ambiente e do trabalho sobre a saúde: cargas, riscos, estressores psicossociais e assédio. Engajamento, motivação, prazer e bem-estar no trabalho. Políticas públicas e legislação sobre a saúde do trabalhador.

 

Ecologia da Ação: Educação e responsabilidade socioambientais

Carga horária: 30 h – 02 créditos

Ementa: Educação para uma cidadania ambiental. A crise ambiental e o pensamento complexo. Educação do mediador social para atuação crítica nas questões socioambientais relacionadas à saúde e ao bem-estar. Perspectivas e intervenções sociais em diferentes sociedades e grupos populacionais. Processos de comunicação. Comunicação para construção participativa do conhecimento. Aplicabilidade da informação científica nas questões socioambientais relacionados à saúde e ao bem-estar. Responsabilidade socioambiental. Fundamentos da cidadania empresarial. Causas sociais e pesquisas dos problemas sociais e ambientais locais.

 

Metodologia do Ensino Superior

Carga horária: 45 h – 03 créditos

Ementa: Função social, política e pedagógica da Universidade. Tendências pedagógicas. Concepções atuais sobre a formação do professor. Planejamento do ensino. Processos do ensino e da aprendizagem. Estratégias de ensino e da aprendizagem. Avaliação educacional. Estágio docência.

 

Metodologia da Pesquisa Científica

Carga horária:  60 h – 04 créditos

Ementa: Tendências, avanços e perspectivas da pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisas. Delineamentos de pesquisas. Estratégias de coleta dados. Organização de dados. Métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados com abordagem qualitativa e quantitativa. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação.

 

Leitura e Escrita Científica

Carga horária:  30 h – 02 créditos

Ementa: Leitura e interpretação de artigos científicos nacionais e internacionais. Linguagem e comunicação científica. Redação de artigos e trabalhos científicos. Estrutura do escrito científico e sua inserção em periódicos qualificados na área interdisciplinar. Ética na ciência e nas publicações científicas. Popularização da ciência e mérito científico. Autoria e equipe de trabalho no desenvolvimento de pesquisas. Escolhas da bibliografia a ser incluída na redação de artigos e relatórios. Avaliação da qualidade de publicações. Política editorial dos periódicos. Sistema CAPES de qualificação de periódicos.

 

Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I

Carga horária:  15 h - 01 créditos

Ementa: Fórum para debate de assuntos diversos; apresentação e discussão de projetos de pesquisa de acadêmicos e docentes; palestras e disciplinas de professores e pesquisadores convidados.

 

Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde II

Carga horária:  30h - 02 créditos

Ementa: Fórum para debate de assuntos diversos; apresentação e discussão de projetos de pesquisa de acadêmicos e docentes; palestras e disciplinas de professores e pesquisadores convidados.

 Disciplinas já ofertadas como Tópicos Especiais II:

- Leitura, Interpretação e Análise Crítica de Artigo Científico

Ementa: Leitura e interpretação de textos científicos; análise crítica de artigos técnicos; desenvolvimento da expressão oral.

 

 

 

Fone: 49 3251.1108 ramal 409
E-MAIL: coord.ppgas@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Lenita Agostinetto
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática