Confira a estrutura curricular do curso


Anatomia, Patologia e Histofisiologia do Complexo Dentinopulpar - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 2 créditos
Ementa: Etiologia, patogenia, anatomia patológica e fisiopatologia das alterações mais comuns em tecidos e órgãos em geral, correlação entre manifestações com as patologias que envolvem cabeça e pescoço. Correlação especialmente entre alterações que envolvem as estruturas bucomaxilofaciais.  

Bioética - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Bioética – princípios. Fundamentos da Bioética. Beneficência. Maleficência. Autonomia. Justiça. Panorama das normas internacionais. Panorama das normas nacionais. Relação profissional paciente e a bioética. A pesquisa e a bioética.  

Clínica Integrada de Endodontia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 656 h/a 41 créditos
Ementa: Avaliação e exame dos pacientes. Solicitação de exames complementares. Análise dos exames complementares. Fotografia clínica dos pacientes. Elaboração do plano de tratamento. Execução dos procedimentos planejados. Seminários de casos clínicos iniciais. Progressão dos procedimentos técnicos para a execução dos tratamentos. Execução dos planos de tratamento. Finalização dos tratamentos. Seminários de casos concluídos. Reestudo e a apresentação de casos concluídos. Análise crítica dos resultados do tratamento.  

Emergências Médicas em Odontologia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Parada cardiorrespiratória – diagnóstico e manejo: epidemiologia, princípios, sobrevida e sequência de procedimentos. Obstrução da vias aéreas por corpo estranho – diagnóstico e manejo: princípio, causas, momento da intervenção, sequência de procedimentos. Hipoglicemia – diagnóstico e manejo em paciente com e sem perda de consciência. Convulsão – diagnóstico e manejo da crise convulsiva em consultório odontológico. Dificuldades para respirar: síndrome da hiperventilação; asma; anafilaxia – diagnóstico e manejo destas situações.  

Endodontia Clínica I e Farmacologia,terapêutica e técnicas anestésicas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 16 créditos
Ementa: Identificar as indicações das intervenções endodônticas. Tratamentos conservadores. Pulpectomias. Tratamentos de dentes despolpados. Traumatismos Dento-alveolares. Reabsorções Radiculares. Urgências e Intercorrências Trans e Pós-Operatórias. Farmacologia,terapêutica e técnicas anestésicas.  

Endodontia Pré-Clínica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 2 créditos
Ementa: Introdução ao estudo da Endodontia. Instrumentos endodônticos. Anatomia dental de interesse endodôntico. Isolamento do campo operatório. Acesso endodôntico. Preparo do Canal Radicular: Técnica Endodôntica. Substâncias Químicas Auxiliares do Tratamento Endodôntico. Medicação Intracanal. Obturação do Sistema de Canais Radiculares. Biossegurança em Endodontia. Biossegurança em Endodontia. Recursos de Diagnóstico em Endodontia. Patologias Pulpares e Periapicais. Técnicas Radiográficas Complementares (Clark, Le Master, Rastreamento). Simulação e treinamento de tratamento endodôntico em laboratório.  

Ética e Legislação Odontológica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 2 créditos
Ementa: Ética e cidadania. O significado de Ética e de Moral. A presença da moralidade na cultura. A dimensão pessoal da moralidade. Reflexão crítica sobre Ética, hoje. Dignidade da vida humana. O Código de Ética Odontológico. Desafios que a educação e a saúde apresentam, hoje, diante de nós, profissionais da área da educação e da saúde.     

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 64 h/a 4 créditos
Ementa: A metodologia de pesquisa: Métodos, procedimentos e técnicas de pesquisa, Importância do método científico, Montagens de projetos de pesquisa. Artigos científicos: Elaboração, fases segundo as normas técnicas. Monografias, dissertações e teses.  

Planejamento, Imageologia e Radiologia. Técnicas Cirúrgicas a e Biomateriais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Importância de operar aparelhos de raios X. Efeitos Biológicos e Proteção contra os raios X. Processamento. Técnicas Radiográficas. Métodos de Localização e Interpretação Radiográfica. Estudo das técnicas existentes para a tomada de radiografias intrabucais. Noções de interpretação radiográfica das estruturas maxilo-mandibulares. Estudo dos filmes e processamento radiográfico. Terapia endodôntica; Acesso clínico ao terço apical da raiz; Objetivo atual da endodontia cirúrgica; Microscópios operatórios; Planos de tratamentos cirúrgicos.  

Reintervenções, Retratamento e Conduta em Acidentes e Complicações - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Seleção de Casos Não Cirúrgicos. Avanços Tecnológicos em Endodontia. Reintervenção: Acesso e Desobturação. Remoção de Guta-percha e de Materiais Sólidos. Repreparo e Reobturação do Sistema de Canais Resolução de Acidentes de Procedimento.  

Relação da Endodontia com a Periodontia, Ortodontia e a Reabilitação Oral - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Tratamentos ortodônticos realizados de forma inadequada em pacientes periodontais; Inflamação, forças ortodônticas e trauma oclusal; Tratamentos periodontais; Orientações de higiene oral, antes, durante e pós tratamentos ortodônticos e periodontais; Periodontite avançada, acompanhamento; Mobilidade dentária; Gengiva fina, proeminência dos dentes.  

Trabalho de Conclusão de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Elaboração de protocolos de pesquisas. Delineamentos de pesquisas. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados. Redação científica e divulgação de resultados de pesquisas em odontologia.  

Tratamentos Conservadores da Polpa e de Dentes com Rizogênese Incompleta e de Dentes Decíduos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Proteção do complexo dentinopulpar. Capeamento direto e indireto. Avaliação das condições do tecido pulpar. Curetagem pulpar. Pulpotomia. Apicogênese. Apicificação. Diagnóstico e planejamento da intervenção pediátrica. Anatomia da dentição decídua. Técnica e materiais obturadores de dentes decíduos.  

Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Sabrina Ern Bortolon
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática