Confira a estrutura curricular do curso

Concepção pedagógica e currículo escolar - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Conceituação de currículo. As diretrizes curriculares Nacionais. A proposta Curricular de Santa Catarina. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Resolução 4 – Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica

Educação inclusiva - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Socializar pesquisas e experiências sócio-educacionais quanto à diversidade e inclusão. Trabalhar com diversidade, cidadania e processos educativos a partir de práticas e políticas inclusivas. Refletir questões educacionais, políticas quanto à diversidade e inclusão na prática do diálogo e do respeito ao diferente.  Partilhar práticas educativas no processo de inclusão escolar e social, entre a diversidade e culturas no contexto da pluralidade cultural da sociedade brasileira. Socializar experiências de pesquisas sobre direitos Humanos e inclusão escolar

Gestão administrativa, orçamentaria e financeira - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Estuda o financiamento da educação: as determinações históricas constitucionais e legislações. Função redistributiva e supletiva dos sistemas de educação. Salário Educação. Os Programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Utilização de recursos públicos para o desenvolvimento e manutenção da Educação Básica. Gestão de Materiais e Serviços e Gestão do Patrimônio Gestão do Atendimento e Comunicação. Gestão de Processos e dos Fluxogramas. Gestão dos Suportes à Educação: transporte escolar, alimentação e uniforme escolar.

Gestão da avaliação do ensino e aprendizagem - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Avaliação da Aprendizagem, Institucional e Responsabilidade social é fundamental na formação dos novos professores e educadores. A avaliação aplicada na prática do processo de ensino aprendizagem e no processo de gestão educativa possibilita a reflexão, a análise, o diagnóstico dos processos e das necessidades educativas, ao mesmo tempo, oferece indicadores para a construção de novas metas que contribuirão para melhorar a qualidade da educação.

Gestão de pessoas e de comunicação: Liderença e Coaching - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa:  Autoconhecimento e Estilos de Personalidade; Cultura e Poder nas Organizações; Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional; Gestão de Remuneração; Gestão Estratégica de Pessoas; Liderança; Motivação; Negociação.

Planejamento e projeto pedagógico - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Projeto político pedagógico. Como fazer? Planejamento escolar. Metodologia e movimentos de construção do projeto pedagógico. Qual é a nossa política pedagógica? Ação escolar.

Políticas publicas e escola como organização educativa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Política educacional no contexto das políticas públicas. Organizações dos sistemas de ensino nacionais e os contextos internacionais. Políticas educacionais e legislação de ensino. Organização da educação básica e do ensino superior. Impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação.

Trabalho de curso - TC - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso

Fone: 3251-1144