Confira a estrutura curricular do curso


Administração de Recursos Financeiros - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: A Administração financeira de empresas nacionais ou multinacionais, que possuem subsidiárias, filiais, ou afiliadas.   (IPO) Oferta Pública Inicial de ações , quando uma pequena parte da empresa é vendida ao público, restando a maior parte da propriedade a um único investidor ou grupo pequeno de investidores/sócios privados. O custo de capital tem impacto direto na competitividade financeira de uma empresa, uma vez que o valor presente de seus projetos potenciais é descontado a este custo.Carteira de ativos é composta por: Riscos financeiros sistemáticos , que estão associados ao mercado; Riscos não sistemáticos , que estão associado aos títulos individuais. A administração financeira de uma empresa só deve pensar em atuar de maneira internacional, depois de verificar que sua atuação local é forte o suficiente para mantê-la no curso de suas atividades de maneira sustentável para que eventuais desvantagens na operação internacional como taxa de câmbio e juros internacionais, não sejam ofensores a sua existência.

Análises de Desempenho Econômico Financeiro - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Aspectos introdutórios: conceitos, desempenho empresarial e análise econômico-financeira. Demonstrações contábeis: balanço patrimonial, demonstração de resultados do exercício e outras demonstrações úteis. Inflação e seus efeitos nas demonstrações. Fluxo de caixa: conceitos, objetivos e características, mecanismos de elaboração, requisitos para implantação e modelo prático. Técnicas de análise: uniformização das demonstrações, análise horizontal e vertical e medidas tradicionais de avaliação de desempenho. Análise dos indicadores: índices de liquidez, de estrutura, de atividade, de rentabilidade, de lucratividade, de endividamento e de solvência de curto e de longo prazos.   Medidas de valor adicionado: valor econômico adicionado ( EVA ) e valor de mercado adicionado ( MVA ). Análise do equilíbrio econômico-financeiro: alavancagem operacional, financeira e combinada e ponto de equilíbrio. Necessidade de capital de giro: capital circulante líquido, investimento e relação entre lucratividade e risco.

Auditoria e Controles Internos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: O conceito de governança corporativa, seus princípios gerais. Custo de agência, vantagens obtidas por empresas que adotam práticas de governança corporativa. Princípios de governança que são aplicáveis às empresas. O profissional da controladoria frente aos desafios das práticas da governança corporativa. Práticas de governança no mercado de capitais brasileiro. Principais indicadores de desempenho e gestão. Relacionamento com investidores e com o mercado de capitais. Estrutura e funcionamento do conselho de administração e conselho fiscal.

Contabilidade Societária - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Normas e procedimentos contábeis com aplicação prática na realidade empresarial. Eventos econômicos e seus reflexos nas Demonstrações Contábeis para fins de divulgação externa. Tópicos inerentes a legislação societária e sua relação com as políticas e práticas contábeis.

Custos Logísticos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Custos fixos e variáveis e o comportamento assimétrico dos custos ( Stick Costs). Metodos de apropriação de custos aplicados a logística. Custos logísticos (armazenagem, movimentação, transporte, embalagem e estoque. Informações de custos logísticos para planejamento, controle e avaliação de desempenho.

Economia de Empresas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: A Economia de Empresas preocupa-se com a alocação de recursos e com as decisões estratégicas e táticas tomadas por analistas, gestores e consultores. Suas técnicas procuram cumprir os objetivos da organização da maneira mais eficiente, considerando ao mesmo tempo as limitações explícitas e implícitas para alcançar os objetivos. A principal ênfase consiste em proporcionar as ferramentas analíticas e a percepção gerencial essencial para a análise e solução daqueles problemas que possuem consequências econômicas significativas, tanto para a empresa quanto para a sociedade. Diante do exposto, a disciplina está organizada em torno de temas comuns de competitividade da linha de produtos e maximização da riqueza do acionista, para que o aluno possa desenvolver a sua percepção estratégica do mundo dos negócios sob a ótica econômica.

Finanças Corporativas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Introdução às finanças corporativas: conceitos iniciais, decisões financeiras, objetivos do administrador financeiro, custo de oportunidade do capital, criação de valor, relações de valor presente líquido, taxas de desconto, valor do dinheiro no tempo. Modelos de risco e retorno: introdução ao risco e retorno, custo de capital, modelo de precificação de ativos financeiros (CAPM), aplicações do CAPM, teoria da agência, eficiência de mercado.   Sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos: conceitos, Sistema Francês de Amortização (SFA), Sistema de Amortização Constante (SAC), Sistema de Amortização Misto (SAM), Sistema de Amortização Crescente (SACRE), Sistema de Amortização Americano (SAA), comparações entre sistemas e custo efetivo total. Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Métodos de análise de investimentos: valor presente líquido, taxa interna de retorno, taxa de retorno incremental, custo anual equivalente e payback . Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Mercado de Capitais: Poupança e investimento. Ativos financeiros. Mercado de ações. Bolsa de valores. Avaliação de investimentos em ações. Administração de carteiras. Introdução ao mercado de derivativos.

Gestão Custos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Natureza da contabilidade de custos e conceitos básicos/terminologias. Objetivos dos sistemas de custos. Classificação dos custos. Sistemas produtivos: encomenda, contínua, produção conjunta. Métodos de custeio.

Gestão de Riscos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Evolução do conceito de  gestão de riscos. Enterprise Risk Management . ISO 31000. Modelo COSO. Ferramentas para a gestão de riscos.

Governança Corporativa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: O conceito de governança corporativa, seus princípios gerais. Custo de agência, vantagens obtidas por empresas que adotam práticas de governança corporativa. Princípios de governança que são aplicáveis às empresas. O profissional da controladoria frente aos desafios das práticas da governança corporativa. Práticas de governança no mercado de capitais brasileiro. Principais indicadores de desempenho e gestão. Relacionamento com investidores e com o mercado de capitais. Estrutura e funcionamento do conselho de administração e conselho fiscal.

Matemática Financeira - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 3 créditos
Ementa: Fundamentos da matemática financeira: aplicabilidade, fluxo de caixa e o valor do dinheiro no tempo, períodos e taxas equivalentes, simbologias e regimes de capitalização. Juros simples: conceitos, capitalização, representação gráfica e fórmulas. Aplicações práticas.   Juros compostos: conceitos, capitalização, representação gráfica, fórmulas e comparativo financeiro com os juros simples. Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Taxas de juros: conceitos, taxas nominais, efetivas, proporcionais, over, equivalentes e reais, equivalência de taxas, inflação: índices e cálculos e programa para cálculo da taxa equivalente. Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Equivalência de capitais:  conceitos, fluxo de caixa e taxa interna de retorno. Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Séries de pagamentos: conceitos e classificações, séries uniformes postecipadas, antecipadas e diferidas, séries não uniformes, séries perpétuas. Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos: conceitos, Sistema Frânces de Amortização (SFA), Sistema de Amortização Constante (SAC), Sistema de Amortização Misto (SAM), Sistema de Amortização Crescente (SACRE), Sistema de Amortização Americano (SAA), comparações entre sistemas e custo efetivo total. Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas. Métodos de análise de investimentos: valor presente líquido, taxa interna de retorno, taxa de retrono incremental, custo anual equivalente e payback . Aplicações práticas. Uso integrado de calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas.

Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 3 créditos
Ementa: Estrutura e Linguagem do Estudo de Caso. Normas da ABNT. Ferramentas para formatação de trabalho científico (Word, Mendeley). Uso dos estilos do Word para formatação conforme padrão requerido pela ABNT. Orientação Individual para escolha de tema e orientador. Pesquisa em bases de dados. Aporesentação de estudos desenvolvidos

Planejamento Tributário - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Sistema Tributário Nacional e Planejamento Tributário. Tributos incidentes sobre o faturamento. Tributos incidentes sobre lucro e regimes de tributação. Reorganizações empresariais e planejamento tributário.

Responsabilidade Social, Ambiental e Sustentabilidade - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Histórico dos debates a respeito de ética e responsabilidade social no Brasil e no mundo e sua confluência com a agenda ambiental, simbolizadas como responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Fundamentos conceituais para compreensão da emergência dos debates sobre responsabilidade socioambiental e suas possíveis consequências. Contexto atual, esfera pública e o papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento. Comunicação entre partes interessadas, transparência e relatórios de sustentabilidade. Desafios da prática e tendências dos debates sobre responsabilidade socioambiental.

Tópicos de Contabilidade Internacional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Convergência contábil às normas do IASB. Redução ao valor recuperável de ativos . Ajuste e valor presente. Combinação de Negócios . Instrumentos Financeiros. Norma contábil Internacional para Pequenas e Médias Empresas.

Fone: 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Coordenadora da Pós-graduação Uniplac Mirian Kuhnen
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática