Confira a estrutura curricular do curso

Análise Básica de RX - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa:    Identificação de alterações básicas em radiologia com enfoque para orientação da Assistência de enfermagem.

Assistência de Enfermagem ao Grande Queimado - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Desordens sistêmicas no grande queimado. Avaliação, planejamento e implementação da assistência de enfermagem ao grande queimado na UTI e EMG

Assistência de Enfermagem ao Paciente com Emergências Ginecológicas e Obstétricas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Características e cuidados de enfermagem a gestante de alto risco na UTI e EMG.

Assistência de Enfermagem ao Paciente Politraumatizado - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Morbimortalidade no trauma. Cinemática do trauma. Tipos de Trauma. Rabdomiólise. Choque hipovolêmico.  Assistência de Enfermagem à Vítimas de trauma na UTI e EMG

Assistência de Enfermagem em Hemodiálise - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Assistência de Enfermagem ao paciente com agravo renal agudo e crônico na Emergência e UTI. Terapias Dialíticas no Paciente Grave.

Assistência de Enfermagem em Monitorização Hemodinâmica Invasiva nos Estados de Choque - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Monitorização invasiva nos estados de Choque. Fisiopatologia do Choque. Drogas Vasoativas. Assistência de Enfermagem nos diferentes tipos de choque.

Assistência de Enfermagem na Manutenção do Potencial Doador - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa:  Desenvolvimento e aplicação de protocolos assistenciais para manejo do Potencial doador. CIDOTH. Assistência de Enfermagem ao paciente com morte encefálica. Legislação Nacional e Estadual sobre doação de órgãos.

Assistência de Enfermagem na Sepse - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Detecção precoce da Sepse na EMG e UTI. Sobrevivendo a sepse. Choque Séptico. Assistência de Enfermagem na Monitorização dos Parâmetros Hemodinâmicos. Drogas Vasoativas

Assistência de Enfermagem nas Alterações Cardiovasculares - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa:  Eletrofisiologia Cardíaca. Arritmias. Interpretação Básica de Eletrocardiograma . Infarto Agudo do Miocárdio. Choque cardiogênico. Drogas vasoativas. Assistência de Enfermagem aos Pacientes com distúrbios cardiovasculares na EMG e UTI.

Assistência de Enfermagem nas Alterações do Sistema Neurológico - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa:   Assistência de Enfermagem ao paciente com agravos Neurológicos em UTI e EMG. Traumatismo Crânio Encefálico, Acidente Vascular Encefálico –Isquêmico. Acidente Vascular Encefálico- Hemorrágico. Hemorragia Subaracnóidea. Tumores. Trauma raquimedular. Avaliação Neurológica. Cuidados de Enfermagem no pós operatório de cirurgias neurológicas.

Assistência de Enfermagem nas Alterações Gastrointestinais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Assistência de Enfermagem nos agravos gastrointestinas. Encefalopatia Hepática. Pancreatite. Trombose Mesentérica. Úlcera perfurada. Hemorragia Digestiva.

Assistência de Enfermagem nas Alterações Respiratórias e em Ventilação Mecânica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa:  Assistência de Enfermagem a Pacientes com Agravos Respiratórios na UTI e EMG. Métodos invasivos e não invasivos de Ventilação em Mecânica. Assistência de Enfermagem aos pacientes com Intubação Orotraqueal e traqueostomia. Cuidados de Enfermagem em Ventilação Mecânica.

Estágio em Emergência - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Desenvolvimento  da  assistência  de enfermagem ao paciente/ família na Emergência.

Estágio em Unidade de Terapia Intensiva - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa:   Desenvolvimento  da  assistência  de enfermagem ao paciente/ família na UTI.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: O método científico e a pesquisa. O trabalho científico em termos de sua composição e comunicação. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Observações metodológicas referentes aos trabalhos de Pós-graduação. Ética. Aplicação dos métodos da investigação científica no planejamento de um estudo  e  seu  relato. Pesquisa Convergente Assistencial.

Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar e Gerenciamento de Riscos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: História das UTIs e Emergência;. Legislação que regulamenta a implantação e a classificação das  unidades  de  UTIs  e  Emergência  no  Brasil; prevenção de infecção em emergência e terapia Intensiva; CCIH. Gerenciamento de  Riscos em  emergência e  Terapia  Intensiva;

Segurança do Paciente em UTI e Emergência - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Política de Segurança do Paciente no Brasil e no Mundo. Segurança do paciente em Unidade de Terapia Intensiva e Emergência

Sistematização da Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Teorias de enfermagem na Sistematização da assistência de  Enfermagem  ao  paciente  grave  ou  de  risco;  Metodologia  da  Assistência de Enfermagem em  Emergência  e  Unidade  de  Terapia  Intensiva.   Fundamentação  teórica  da  Sistematização da assistência  de  Enfermagem; Histórico  de Enfermagem. Diagnóstico de Enfermagem: raciocínio diagnóstico; NANDA- CIPE.  Planejamento:  NIC-NOC e Avaliação das Intervenções (Evolução).

Trabalho de Curso – TC - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: COORDENAÇÃO: Sabrina Ern Bortolon