Confira a estrutura curricular do curso

Anatomia e Patologia aplicada á imagem - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Desenvolver a percepção da anatomia radiológica convencional e seccional, na visualização de raios X convencional e mamografias normais e patológicas. Visualização da anatomia normal e patológica nos metodos seccionais, nos diversos planos e em reconstruções tridimmencionais.

Biofísica Aplicada - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Introdução ao estudo das radiações eletromagnéticas: radiação ionizante e não-ionizante. Radioatividade eletromagnética e corpuscular. Radiobiologia e proteção radiológica; Conceitos em eletromagnetismo e supercondutores.

Engenharia Clínica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Noções de engenharia clínica. Conhecimento geral em manutenção preventiva de equipamentos. Gerenciamento de contratos de manutenção de sistemas de suporte aos equipamentos radiológicos.

Gestão em Serviços de Radiologia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Introdução a administração geral e hospitalar. Normativas voltadas a implementação e administração em um serviço radiológico. Normativas relacionadas a exames de médio e alto custo na saúde pública e convênios. Contextualização da gestão de recursos humanos. Liderança. Conflito. Teorias da motivação. Organização e dinâmica dos grupos de trabalho.

Introdução ao Diagnóstico por Imagem e Instrumentação Radiológica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Introdução histórica da radiologia. Introdução aos métodos de diagnóstico por imagem, novos equipamentos e tecnologias envolvidas. Radiológia convencional, princípios de formação da imagem radiológica, métodos de captação da imagem (analógico, digital, fluoroscopia). Abordagem sobre conceitos fundamentais correlatos com a radiologia médica; procedimentos de enfermagem, anamnese, orientações específicas ao método de imagem. Meios de Contraste contraindicações e possíveis reações.

Mamografia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Anatomia microscópica e macroscópica da mama e padrões de localização mamária. Embriologia, fisiologia das mamas e alterações fisiológicas hormonais. População alvo e métodos de abordagem.Técnicas radiográficas nas incidências de rotina, incidências complementares e especiais. Câncer de mamas, classificação histógica, padrões de imagem e epidemiologia.  Léxico do BI-RADS, padrões de qualidade radiológica e introdução a plataforma SISCAN/MS. Tomossíntese mamária e Mamografia com contraste.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Natureza do conhecimento científico. O método científico e a pesquisa. O trabalho científico em termos de sua composição e comunicação. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Observações metodológicas referentes aos trabalhos de pós-graduação.Ética.

Ressonância Magnética Nuclear - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Fundamentos da ressonância magnética, histórico e fenômenos físicos envolvidos. Aspectos construtivos. Princípios de formação da imagem e espectrometria. Aspectos de segurança e riscos envolvidos. Controle de qualidade. Principais exames e protocolos em RM.

Tomografia Computadorizada Multislice - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Evolução da tomografia computadorizada, gerações de tomógrafos. Emissão, atenuação e transmissão de raios X. Tratamento matemático da imagem e princípios de reconstrução de imagens seccionais. Principais exames de rotina tomográfica, tipos de reconstruções e recursos computacionais. Proteção radiológica e manuseio seguro do equipamento. Testes de controle de qualidade em tomografia. Protocolos de dosimetria e sua importância.  Protocolo dos principais exames realizados e Angiotomografias.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Ana Luiza da Rosa de Oliveira Nerbass