Confira a estrutura curricular do curso

Diagnótico Funcional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Diagnóstico funcional em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Avaliação e recursos fisioterapêuticos.

Exames Complementares - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Aspectos gerais dos exames complementares em fisioterapia cardiorrespiratória. Farmacologia.

Fisiologia e Fisiopatologia do Sistema Cardiorrespiratório - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Anatomia e fisiologia do sistema respiratório e cardiovascular. Fisiologia do exercício. Fisiopatologia das síndromes respiratórias e cardivasculares.

Fisioterapia Cardiovascular - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Anatomia do sistema cardiocirculatório. Semiologia cardíaca. Patologias cardíacas. Hemodinâmica. Cirurgia cardíaca. Eletrofisiologia.

Fisioterapia Respiratória - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Anatomia do sistema respiratório. Semiologia pulmonar. Patologias pulmonares e fisioterapia aplicada.

Fisioterapia Respiratória em Pediátria e Neonatologia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fundamentos em neonatologia. Patologias neonatais e pediátricas. Ventilação mecânica. Cirurgia em neonatologia e pediatria. Cardiopatias congênitas. Intervenção fisioterapêutica em Pediatria e Neonatologia. Diferenças existentes entre pacientes adultos e pediátricos.

Gestão Empreendedora em Fisioterapia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Introdução a gestão. Gestão de pessoas e de serviços. Serviços autônomos, cooperativas de serviços, qualidade de serviços. Marketing estratégico. Características do empreendedor. Empreendedorismo. Exercício profissional. Concepção da clínica/consultório. Gestão Hospitalar. Legislação sobre administração de serviços. Legislação trabalhista. Legislação previdenciária. Legislação tributária.

Metodologia para a Realização do Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento de Projetos de Pesquisa ou de Extensão. Elaboração de Projeto de Intervenção e plano de ação. Desenvolvimento, execução e registro da coleta de dados. Redação Científica da Monografia/ Trabalho de Conclusão de Curso.  Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

Prova de Função Pulmonar: Espirometria - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fisioterapia aplicada à prova de função pulmonar. Conduta fisioterapêutica.

Reabilitação Cardíaca e Pulmonar - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Fases da reabilitação cardíaca. Reabilitação pulmonar. Cirurgia torácica e fisioterapia.

Seminários de Inovação em Fisioterapia Cardiorrespiratória - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Realização de diagnóstico da realidade vivenciada no contexto organizacional/laboral dos discentes. Elaboração de Projeto de Intervenção e plano de ação. Seminários de Apresentação de Projetos de Inovação em Fisioterapia Cardiorrespiratória.

Ventilação Mecânica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Fundamentos de ventilação mecânica. Monitorização gráfica. Ventilação mecânica aplicada em patologias. Ventilação Mecânica Não-invasiva. Desmame da Ventilação Mecânica

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br