Confira a estrutura curricular do curso

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Pesquisa em bases bibliográficas nos meios eletrônicos. Etapas de projetos de pesquisa e extensão na área de atenção a saúde

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Noções básicas de planejamento estratégico. Aspectos conceituais. Planejamento Estratégico Situacional. O processo de Territorialização. O planejamento estratégico em saúde no cotidiano da equipe de saúde da família.

Carga horária: 864 h/a 57 créditos
Ementa: Processo de trabalho multiprofissional e interdisciplinar em saúde, no Sistema Único de Saúde e na Estratégia Saúde da Família: problemas de pessoas, família, comunidade, equipe estratégia saúde da família.

Carga horária: 288 h/a 19 créditos
Ementa: Processo de trabalho do Serviço Socila e da Psicologia na Estratégia de Saúde da Família. Ferramentas tecnológicas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Políticas Públicas. Rede de serviços socioassistenciais e de saúde mental. Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Planejamento em Saúde bucal. Inserção da Odontologia na Estratégia de Saúde da Família. Integralidade em saúde bucal. Princípios da Atenção Primária em Saúde. Farmacologia. Papel da odontologia no SUS. Problemas de pessoas, família, comunidade, equipe estratégia saúde da família.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Políticas públicas de saúde. Saúde e Sociedade.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: História, marco conceitual, legislação, princípios e diretrizes.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Pesquisa em saúde. Ética em pesquisa com seres humanos. Elaboração e sistematização de projeto.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Sistema de Informação em Saúde como ferramenta de gestão.

Carga horária: 864 h/a 57 créditos
Ementa: Diretrizes operacionais do processo de trabalho em saúde: acolhimento, vínculo e escuta qualificada. Política Nacional de Humanização. Matriciamento. Problemas de pessoas, família, cominidade e equipe estratégia saúde da família.

Carga horária: 288 h/a 19 créditos
Ementa: Princípios e Diretrizes do NASF. Prevenção de doenças e promoção da saúde. Interconsulta. Interdisciplinaridade. Controle social e participação cidadã. Saúde mental na atenção básica. Aconselhamento. Interconsulta. Interdisciplinaridade. Tecnologias leves em saúde. Epidemiologia das doenças Bucais. Levantamento epidemiológico em saúde bucal no Brasil. Métodos de utilização de fluoretos. Problemas de pessoas, família, comunidade, equipe estratégia saúde da família.

Ementa: Epidemiologia Básica.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Controle Social no Sistema Único de Saúde.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Educação continuada e educação permanente em saúde.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Saúde do trabalhador.

Carga horária: 864 h/a 57 créditos
Ementa: Participação e controle social. Conselho local de saúde. Cidadania e empoderamento. Problemas de pessoas, família, comunidade, equipe estratégia saúde da família.

Carga horária: 288 h/a 19 créditos
Ementa: Educação permanente e continuada. Ações compartilhadas no território. Indicadores de saúde. Cuidando do Cuidador. Ética Profissional. Empoderamento, defesa e garantia de direitos dos usuários. Rede de cuidados odontológicos do serviço público em Lages. Grupos de risco. Principais bases de dados e periódicos da odontologia. Recursos humanos em odontologia. Gestão e a saúde bucal na ESF. Problemas de pessoas, família, comunidade, equipe estratégia saúde da família.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Ética e Bioética.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Integralidade da assistência em saúde.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Produção de artigo científico. Noções de bioestatística.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Gerenciamento, planejamento e programação e avaliação dos serviços de saúde.

Carga horária: 864 h/a 57 créditos
Ementa: Linha do cuidado. Estratégias para o cuidado na Estratégia Saúde da Família: problemas de pessoas, família, comunidade, equipe estratégia saúde da família.

Carga horária: 288 h/a 19 créditos
Ementa: Estratégias de cuidado na ESF/NASF. Intervenção Psicossocial. Mediação social. Promoção da Saúde. Reabilitação Psicossocial. Vigilância sanitária e epidemiológica em odontologia. Legislação e ética em saúde bucal. Problemas de pessoas, família, comunidade, equipe estratégia saúde da família.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Vigilância em saúde.

Carga horária: 72 h/a 4 créditos
Ementa: Promoção de saúde.

E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Mirian Kuhnen