Confira a estrutura curricular do curso

Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos em Psicologia Social Comunitária - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Elaboração de projetos em psicologia social e comunitária: aspectos técnicos. Elaboração de orçamento. Formas de gestão e avaliação de projetos em psicologia social e comunitária. Implicações éticas e impacto psicossocial e comunitário. Métodos e estratégias de avaliação.

Grupos Operativos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Pressupostos teóricos e metodológicos do trabalho com grupos operativos. Possibilidades de intervenção em Psicologia Social Comunitária por meio da técnica de grupos operativos.

Instrumentos de Medida e Avaliação de Fenômenos e Processos Psicossociais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Principais instrumentos de medidas e de avaliação em fenômenos e processos psicossociais: observação participante, entrevistas, questionários, grupo focal, mapeamento de fenômenos, processos e necessidades de intervenção, mapeamento de redes de apoio social. Questões éticas relacionadas à mensuração de processos e fenômenos psicossociais.

Intervenção em Psicologia Social Comunitária - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Princípios e conceitos norteadores da intervenção em psicologia social e comunitária. Competências necessárias à atuação do psicólogo em indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Roteiro norteador da intervenção em psicologia social comunitária.

Mediação de Conflitos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 2 créditos
Ementa: Pressupostos teóricos e metodológicos do trabalho com mediação de conflitos. Possibilidades de intervenção em Psicologia Social Comunitária por meio da técnica de mediação de conflitos.

Psicologia Ecossistêmica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da psicologia ecossistêmica. Contribuições da psicologia ecossistêmica para a intervenção em psicologia social comunitária.

Psicologia Institucional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da psicologia institucional. Contribuições da psicologia institucional para a intervenção em psicologia social comunitária.

Psicologia Social - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: História da Psicologia Social. Processo de constituição do sujeito e seus determinantes: família, religiosidade, instituições totais e relações intergrupais. Perspectivas críticas emergentes na psicologia social.

Psicologia Social Comunitária - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Origens e desenvolvimento da psicologia comunitária. Abordagens teóricas e conceituais em psicologia comunitária. Aspectos teóricos e metodológicos da prática comunitária. Prevenção e promoção de saúde na atuação profissional em comunidades. Perspectivas de atuação profissional emergentes na psicologia comunitária.

Psicologia Social e Família - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Concepções de família. Aspectos antropológicos, sociológicos, psicológicos e jurídicos da família. Ciclo de vida familiar. Configurações familiares. Sistemas de crenças e mitos familiares. Avaliação biopsicos-social da família.

Psicologia Social e Organizações do Terceiro Setor - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Principais conceitos. Consumo solidário e consumo crítico. Terceiro setor e globalização capitalista. Empreendedorismo social. Contribuições da psicologia para o terceiro setor.

Psicologia Sócio-Histórica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Pressupostos ontológicos e epistemológicos e metodológicos da psicologia sócio-histórica. Contribuições da psicologia sócio-histórica para a intervenção em psicologia social comunitária.

Redes Sociais - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Conceitos históricos das redes sociais. Aspectos estruturais e funcionais das redes sociais e de apoio social. Técnicas de avaliação e medição das redes sociais e de apoio no desenvolvimento comunitário.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

Fone: 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br