Confira a estrutura curricular do curso


Aparelhos Ortodônticos (Fixo e Removível) - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Indicação precisa quanto ao uso de aparelho fixo ou móvel. Invisalign. Braquetes metálicos/porcelana/lights - auto ligáveis. Aparelhos standards ;  Aparelho lingual; Aparelhos ortopédicos mecânicos e funcionais. Aparelho removível. Contenções: estéticas e metálicas.Benefícios e tempo de tratamento.  

Bioética - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Bioética - princípios Fundamentos da Bioética. Beneficência. Maleficência Autonomia. Justiça. Panorama das normas internacionais.  Panorama das normas nacionais.  Relação profissional paciente e a bioética. A pesquisa e a bioética.    

Cefalometria - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Análise cefalométrica. Esqueleto cefálico: constituição, ossos, normas, cavidades, fossas, antropologia, arquitetura, traumatologia e diferenças sexuais. Anatomia dos centros de ossificação existentes na radiografia de mão e punho. Estágios da maturação óssea dos centros de ossificação. Métodos estimativos da idade óssea. Objetivos, história, evolução e valor científico da Cefalometria. Obtenção da radiografia cefalométrica. Anatomia radiográfica e traçado cefalométrico. Pontos e planos cefalométricos, medidas utilizadas. Análises cefalométricas e sua importância. Análise de Downs. Análise de Tweed. Análise de Steiner. Planejamento de tratamento ortodôntico.  Análise da radiografia póstero-anterior. Superposição de traçados. Tendências atuais da cefalometria.  

Cirurgia Ortognática/Mini Implantes Ortodônticos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Introdução à cirurgia ortognática; Princípios gerais da cirurgia ortognática; Indicações e contraindicações/ vantagens e desvantagens; Diagnóstico orto-cirúrgico; Planejamento e execução da ortodontia e da cirurgia; Análise de casos; O uso de mini implantes como ancoragem ortodôntica. Planejamento ortodôntico/cirúrgico. Indicações: Intrusão de molar e de dentes anteriores. Verticalização de molares. Remoção de mini implantes.  

Clínica Integrada de Ortodontia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 1184 h/a 74 créditos
Ementa: Avaliação e exame dos pacientes. Solicitação de exames complementares. Análise dos exames complementares. Moldagem das arcadas dentárias dos pacientes.Fotografia clínica dos pacientes. Elaboração do plano de tratamento. Confecção e montagem de aparelhos ortodônticos. Confecção de aparelhos auxiliares. Execução dos procedimentos técnicos para a execução dos tratamentos ortodônticos. Execução dos planos de tratamento. Finalização dos tratamentos. Seminário de casos concluídos. Avaliação dos resultados do tratamento ortodôntico. Reestudo e a apresentação de casos concluídos. Análise crítica dos resultados do tratamento ortodôntico,. A avaliação da contenção ortodontica. A pós-contenção dos tratamentos.

Emergência Médica em Odontologia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Parada cardiorrespiratória – diagnóstico e manejo: epidemiologia, princípios, sobrevida e sequência de procedimentos. Obstrução das vias aéreas por corpo estranho – diagnóstico e manejo: princípio, causas, momento da intervenção, sequência de procedimentos. Hipoglicemia – diagnóstico e manejo em paciente com e sem perda de consciência. Convulsão – diagnóstico e manejo da crise convulsiva em consultório odontológico. Dificuldades para respirar: síndrome da hiperventilação; asma; anafilaxia – diagnóstico e manejo destas situações

Ética e Legislação Odontológica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 2 créditos
Ementa: Ética e cidadania. O significado de Ética e de Moral. A presença da moralidade na cultura. A dimensão pessoal da moralidade. Reflexão crítica sobre Ética, hoje. Dignidade da vida humana. O Código de Ética Odontológico. Desafios que a educação e a saúde apresentam, hoje, diante de nós, profissionais da área da educação e da saúde.   

Fundamentos Básicos em Ortodontia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 160 h/a 10 créditos
Ementa: Fundamentos científicos sobre o diagnóstico em ortodontia. Fundamentos cinetíficos sobre mordida cruzada posterior. Fundamentos científicos sobre mordida aberta. Fundamentos básicos dos trabalhos de pesquisa sobre mordidas profundas. Fundamentos Básicos sobre movimentação dentária induzida. Fundamentos básicos dos trabalhos de pesquisa sobre o crescimento craniofacial.

Oclusão - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 16 h/a 1 créditos
Ementa: Sistema estomatognático. Posições e movimentos mandibulares básicos relação Centrica máxima intercuspidação. Habitual relação de oclusão Centrica dimensão vertical de oclusão dimensão vertical de repouso Protrusão – guia Anterior Articulador semi-ajustável Síndrome, dor e disfunção mio-facial Ajuste oclusal.

Patologia, Semiologia e Histofisiologia Bucal - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 2 créditos
Ementa: Estudo dos processos patológicos aplicados à Clínica Odontológica. Conceituação, Etiologia e Patogenia das lesões celulares enfocando alterações de crescimento, degenerativas, necróticas, inflamatórias, circulatórias e neoplásicas da região maxillofacial Identificação de doenças mais comuns na comunidade que afetam a região bucal e maxilo-facial. Estudo das causas, mecanismo de ação, características anatomopatológicas, laboratoriais. Diagnóstico e prognóstico das patologias. Estudo dos métodos de exame clínico: importância e objetivos. Estudo da Histofisiologia bucal.  

Periodontia Aplicada à Ortodontia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 2 créditos
Ementa: Tratamento ortodôntico em pacientes com comprometimento periodontal. Riscos do tratamento ortodôntico realizado de forma inadequada em pacientes periodontais. Suporte periodontal. Inflamação, força ortodôntica e trauma Oclusal: consequências.  Importância do tratamento periodontal realizado antes do tratamento ortodôntico. Orientações de higiene. Observações clínicas e radiográficas. Cooperação interdisciplinar.

Planejamento, Imageologia e Radiologia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 32 h/a 2 créditos
Ementa: Importância de operar aparelhos de raios Efeitos Biológicos e Proteção contra os raios X. Processamento. Técnicas Radiográficas. Métodos de Localização e Interpretação Radiográfica. Estudo das técnicas existentes para a tomada de radiografias intrabucais. Noções de interpretação radiográfica das estruturas maxilo-mandibulares. Estudo dos filmes e processamento radiográfico.  

Fone: 3251-1000
E-MAIL: oralesthetic@oralesthetic.com
COORDENAÇÃO: Fabrizio Ramos Martins
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática