Confira a estrutura curricular do curso


Ação e avaliação programática em saúde - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Programa de saúde na organização dos serviços. Integração sanitária. Processo de trabalho em saúde. Bases conceituais e metodológicas do campo da avaliação. Modelo sistêmico de avaliação, avaliação normativa e pesquisa avaliativa. Tipos mais usados de avaliação de serviços de saúde. Indicadores de avaliação de desempenho.

Comportamento e mudança organizacional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: A nova morfologia do trabalho. Integração das pessoas na organização. Comunicação. Conflitos interpessoais e de grupos. Liderança. Fenômenos psicossociais e trabalho

Educação em saúde - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Fundamentos teóricos e metodológicos para a prática educativa em saúde. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem como referência para análise e reflexão sobre situações vivenciadas nos serviços de saúde.

Estado, políticas públicas e cidadania - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Papeis do Estado na sociedade. Formulação de políticas públicas e padrões de proteção social. Padrões e crises do Estado de bem-estar social. Política social no neoliberalismo. Reforma do aparelho de Estado no Brasil. Atores sociais e cidadania. Implicações na atualidade nacional.

Excelência da qualidade em saúde - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Modelo de produção de serviços de saúde e sistema da qualidade em serviços. Cliente, paciente e  paciente-cliente. Gestão de recursos materiais para a qualidade de serviços em saúde. Gestão de recursos humanos para a qualidade de serviços em saúde. Custos da qualidade e não-qualidade de serviços em saúde. Ferramentas da gestão da qualidade em serviços. Avaliação da qualidade de serviços em saúde: Certificação e acreditação.

Gestão da informação - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Aspectos gerais da análise de situação de saúde. Identificação das necessidades de informação. Levantamento das áreas de aplicação. Aspectos conceituais de sistemas de informações. Sistemas de informação de base nacional, importação e análise da informação. Classificação internacional de doenças. Fontes de dados. Sistemas de informações na avaliação em saúde. Preparação da entrada e organização da saída de dados nos sistemas de maneira e facilitar sua análise. Projeto de sistemas de Informação. Redes locais, Internet , multimídia. Introdução a banco de dados. Introdução a hardware e software . Usos de informações no planejamento e gestão em saúde.

Gestão de custos e superimentos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Contabilidade de custos para executivos. Gestão de materiais e medicamentos. Lei de responsabilidade fiscal. Oportunidade e custo dos itens do sistema produtivo no SUS municipal: medicamentos, gêneros alimentícios, combustível, material de escritório e limpeza, material cirúrgico e material radiológico. Licitação.

Gestão de serviços em saúde - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa:   Formação do gestor de serviços de saúde. Critérios de competitividade global. Fatores de sucesso numa era de descontinuidades e de inovações frequentes. Gestão participativa. Diferenciação do serviço de saúde. Terceirização. Cooperativas em saúde.

Gestão tecnoepidemiológica do modelo de atenção - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Fundamentos epidemiológicos do modelo de atenção no SUS. Vigilância em saúde. Estrutura e funcionamento de secretarias municipais de saúde. Estratégia da saúde da família. Comunicação da estratégia desde a rede básica. Programação locorregional em saúde. Participação popular na gestão.  Desenvolvimento gerencial de unidades básicas de saúde. Rede básica como construção da saúde coletiva.

História das políticas de saúde no Brasil, legislação do SUS e financiamento - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Políticas de saúde no Brasil. Organizações internacionais e políticas atuais de saúde. Saúde enquanto direito. Políticas de saúde e reforma do Estado. SUS na Constituição. Lei Orgânica da Saúde e normas operacionais. Financiamento do setor saúde no Brasil.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Ciência e sociedade: produção do conhecimento científico: Pesquisa na universidade: princípios, totalidade e diversidade. Ciência e ética. Processo de pesquisa: dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Construção da monografia: projeto, execução e escrita. Produção científica.

Novas tendências e perspectivas em gestão de saúde - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Novos paradigmas em saúde no Brasil e no mundo. Estratégias mercadológicas e as novas técnicas de gestão, conceito e aplicação.  O serviço de saúde na era do conhecimento.  Saúde Coletiva. Desafios na administração de organizações de saúde.

Planejamento estratégico em saúde - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Teorias gerais de administração e sua aplicação na área da saúde. Planejamento normativo e planejamento estratégico-situacional. Tecnologia de planejamento estratégico aplicado ao setor governamental.

Saúde e meio ambiente - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Ecologia, natureza e meio abiente. Relação entre os sistemas da natureza e a sociedade. Complexidade ambiental. Meio ambiente humano, saúde e qualidade de vida. Saúde coletiva. Controle de vetores de doenças transmissíveis e sua relação com a saúde. Municípios saudáveis. Saneamento ambiental. Sustentabilidade sócio-ambiental. Desenvolvimento sustentável e a gestão em saúde.

Trabalho de curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

Fone: 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Profª Tânia Mara da Silva Bellato
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática