Alunos da Acafe lotam Alesc para lançamento do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias

Coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, evento contou com a participação de 23 parlamentares e mais de 1,5 mil alunos de todas as regiões do estado.

De norte a sul, leste a oeste, mais de 1,5 mil alunos de todas as regiões de Santa Catarina provocaram uma verdadeira onda verde na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina na manhã desta quarta-feira, 29, uma mobilização considerada histórica na casa. Uniformizados e com uma única bandeira “Somos Acafe”, representantes das 14 instituições de ensino superior que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), prestigiaram o lançamento do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes. 

Na abertura, Napoleão Bernardes afirmou que o motivou a buscar a criação do fórum foi a importância das faculdades sem fins lucrativos para a democratização do ensino superior e o desenvolvimento socioeconômico do estado. “Quantos milhares de catarinenses são atendidos todos os anos, quantas comunidades têm seu desenvolvimento regional graças a essas instituições. Portanto, nosso objetivo com o fórum é o de permitir que cada vez mais possamos avançar e que as pessoas possam manter o sonho e o direito de cursarem uma faculdade e contribuírem com o desenvolvimento das suas comunidades”, enalteceu. 

A presidente da Acafe, reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, lembrou a história das Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe e assegurou que diálogos como o que ocorreu hoje na Alesc, são rotineiros há quase 60 anos, e fruto dessas discussões e muita coragem da sociedade civil é que surgiram as Fundações Educacionais. 

“Há 60 anos só existia a UFSC. Os extremos do estado não tinham como se deslocar para cursar o ensino superior, e foi graças ao diálogo e a coragem que surgiram nossas instituições comunitárias. Fruto delas, já somamos mais de 700 mil egressos que ajudaram a construir Santa Catarina e colocar o estado entre os melhores índices de PIB e IDH do Brasil. Quero dizer para vocês que diálogo como este que estamos fazendo aqui nesta casa, nós fazemos diariamente entre nossas IES, sempre pensando em como melhorar as nossas universidades e toda a sociedade em que ela está inserida. Nosso diálogo é constante”, assegurou. 

Com forte representatividade, o ato contou com a participação de 23 deputados, que fizeram o uso da palavra e reforçaram o importante papel da Acafe no desenvolvimento de Santa Catarina. A presidente da comissão de educação, Luciane Carminatti, também egressa de uma universidade comunitária, reforçou o papel de transformação social da Acafe na sociedade catarinense.  “Eu devo muito à universidade pelo que sou hoje. Quando entrei na academia, logo nas primeiras aulas, eu pude enxergar um mundo que eu ainda não enxergava. Foram os meus mestres que me viraram do avesso e fiz uma releitura de mundo. A luta que fazemos aqui hoje, não começa agora, eu já trago essa bandeira há muito tempo. Recursos públicos devem ser investidos em instituições públicas e comunitárias”, reforçou. 

Participaram do lançamento do fórum os deputados Marcos da Rosa (União), Antídio Lunelli (MDB), Delegado Egídio (PTB), Lucas Neves (Podemos), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Neodi Saretta (PT), Maurício Peixer (PL), Emerson Stein (MDB), Padre Pedro Baldissera (PT), Oscar Gutz (PL), Tiago Zilli (MDB), Maurício Eskudlark (PL), Fernando Krelling (MDB), Ivan Naatz (PL), Jair Miotto (União), Júlio Garcia (PSD), Lucas Neves (Podemos), Mário Motta (PSD), Marquito (Psol), Massocco (PL), Matheus Cadorin (Novo).

Estiveram no lançamento também os reitores: da Unoesc, Ricardo Antônio de Marco; Católica, Pró-reitora de Graduação Anadir Vendruscolo; Furb, Márcia Sardá Espíndola; Udesc, Vice-reitor Luiz Antônio Coelho; UnC, Luciano Bendlin; Uniarp, Vice-reitor Anderson Antônio Mattos Martins; Unibave, Guilherme Valente de Souza; Unidavi, Alcir Teixeira; Unifebe, Rosemari Glatz; Uniplac, Kaio Henrique Amarante; Univali, Valdir Cechinel Filho; Univalle, Alexandre Cidral e Unochapecó, Cláucio Alcides Jacoski, além do secretário executivo Paulo Ivo Koehntopp, do Relações Institucionais da Acafe, Adriano Rodrigues, do vereador de Joinville, Lucas Souza (PDT); o representante do Conselho dos Diretórios Centrais do Sistema Acafe, Jean Carlos Ribeiro; e o presidente do Conselho dos Estudantes da Acafe, Andrei Albino.

Confira as fotos https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/foto_noticia_single/forum-parlamentar-em-defesa-das-instituicoes-comunitarias-de-ensino-superio#!prettyPhoto

Agência AL

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática