Seminário Incluir é realizado na Uniplac

A Política Nacional e Local para a População em Situação de Rua foi tema do primeiro Seminário Incluir, que aconteceu nesta sexta-feira (6), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac.

Com realização da Uniplac, Secretaria Municipal de Assistência Social, Pastorais Sociais e Cáritas Diocesana, o evento contou com a palestra do ex-morador de rua Anderson Lopes Miranda, que atualmente reside em Brasília, é administrador e coordenador do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional da População em Situação de Rua. “Cada um tem sua história, nem todas as pessoas em situação de rua estão lá porque querem, ou por causa da bebida ou das drogas. Precisamos lutar contra a invisibilidade dessa população que sofre diariamente para conseguir sobreviver. E isso não é problema apenas da Assistência Social, mas também da Saúde, Educação, da Cultura e do Esporte. Todos precisam se envolver”, ressaltou.

Durante o Seminário foi também apresentada, a pesquisa coordenada pelo professor da Uniplac, Domingos Pereira Rodrigues, que estudou e acompanhou as pessoas em situação de rua em Lages.

Em sua fala o Reitor da Uniplac Professor Kaio Amarante ressaltou a importância deste debate com relação às políticas públicas e os movimentos da sociedade civil. “É urgente que sigamos os princípios da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Entre eles a igualdade e equidade, o respeito à dignidade da pessoa humana e a valorização e respeito à vida e à cidadania.”.

Publicado em 06/10/2023.