Sobre a palestra Justiça Restaurativa: um novo olhar para a convivência

Alunos e professores do curso de Psicologia e Direito da UNIPLAC, além de egressos e comunidade externa reuniram-se na noite de 26/9/2017, estimando aproximadamente 200 participantes para refletir sobre Justiça Restaurativa, e a proposta de implantação em Lages/SC. Proposta essa que a UNIPLAC é parceira, representada pelas professoras Maria Cristina Renon (do curso de Direito) e Kenny Secchi (do curso de Psicologia) no curso de gestores e formação em Justiça Restaurativa de Lages.

A palestrante Silvia Vieira, consultora em Justiça Restaurativa do Laboratório de Convivência fez reflexões acerca da necessidade de mudança de paradigmas da sociedade no que tange conflitos/ violência/ tipos de convivência. Há necessidade de “trocarmos de lentes” e enxergarmos nossas convivências de forma diferenciada, onde todas as pessoas tenham “Vez e Voz”, sejam vistas e ouvidas de forma não hierarquizada, assim promovendo uma Cultura de Paz no município, com menos judicialização das relações.

Após a palestra várias pessoas procuraram a palestrante e os organizadores para dizer que se sentiram tocados e interessados na proposta da Justiça Restaurativa em Lages.