Psicologia Uniplac prepara acadêmicos para o mercado de trabalho

Monica Farias Muniz, acadêmica do curso de Jornalismo

O papel de um psicólogo é compreender e analisar os indivíduos a fim de solucionar problemas relacionados ao comportamento. E o curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) proporciona ao acadêmico a oportunidade de realizar estágios desde o primeiro semestre em diversas áreas da psicologia tais como: Comunitária, escolar, organizacional, jurídica e da saúde. Além de participar de projetos de extensão que inserem o estudante no contexto profissional.

A acadêmica da sétima fase de psicologia Marcilene Delfes Stanck, faz estágio na área organizacional na IEL-FIESC e conta que escolheu a Uniplac porque a instituição aborda a parte social e o acadêmico sai preparado para o mercado de trabalho. ‘’ Quando fui entrar escolhi a Uniplac pelo fato de abordar a área social, tanto psicologia organizacional, como comunitária , hospitalar e clínica, que tem maior área de atuação. O profissional sai da faculdade com uma base boa de quase todas as áreas , porém é necessário especializações. Desde o primeiro semestre já tem estagio em campo, você já conhece a pratica junto com a teoria.  Pretendo seguir na área organizacional que é no que faço estagio hoje.’’

O curso teve início em Agosto de 2001, e desde então tem uma trajetória de sucesso formando diversos profissionais. A estrutura curricular não é a mesma do início, na antiga grade as aulas eram em período diurno, a mudança ocorreu justamente por este motivo, para que as pessoas que trabalham tenha a oportunidade de fazer o curso.

Essa nova estrutura conta com duas ênfases: Psicologia Social e da saúde, áreas em que o aluno desenvolve estágios profissionalizantes sob supervisão direta dos professores.

Dentro dessas ênfases existem as sub ênfases, conta a Coordenadora do curso Vivian de Fátima Oliveira.‘’ Dentro da ênfase em social tem a sub ênfase em Ensino e Aprendizagem, Processos Comunitários e processos de trabalho, que são áreas de atuação do Psicólogo. Na ênfase em saúde tem Processos Psicoterapêuticos, Organizações de Saúde e Saúde do Trabalhador. Quando os alunos chegam no sexto semestre eles vão escolher qual ênfase querem fazer.’’

Campo de atuação:

- Clinica e empresas, rede pública e privada de saúde, unidades básicas de saúde, hospitais, prefeituras, conselhos tutelares, sistema judiciário.

- programas governamentais de atenção à criança e ao adolescente, ao idoso, aos portadores de necessidades educativas especiais.

- Sindicatos, conselhos municipais, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), organizações de trabalho, centros sociais entre outros.