Professora do curso de Psicologia participa de Conferência em Brasília/DF

A professora do curso de Psicologia, Jaiane Freitas Branco, foi eleita uma das delegadas para representar o Estado de Santa Catarina, na IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu em Brasília, durante os dias 24 e 27 de abril, com o tema: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”.

A conferência, que reuniu cerca de 600 pessoas, foi um dispositivo importante para a sociedade, de participação e controle social, sobretudo para a pessoa idosa, conferindo a execução das políticas públicas e também propondo novos rumos para sua efetivação de forma coletiva. Sendo este, um momento ímpar!

Tendo em vista o crescente número de idosos e o aumento da sua vida ativa, o envelhecimento precisa ser pensando desde a infância, em uma perspectiva de promoção de saúde e qualidade de vida, estimulando as relações intergeracionais que visem a valorização da pessoa idosa como sujeito de direitos.

Saúde, acessibilidade, assistência social e recursos para os fundos destinados à pessoa idosa foram as principais demandas abordadas e aprovadas pela plenária final. No total, 20 propostas foram aprovadas para compor o Relatório Final da conferência. Todas as deliberações estão alinhadas com o Estatuto do Idoso e com o Plano Nacional do Idoso.

“Essas decisões é que estarão norteando daqui pra frente as políticas públicas destinadas à pessoa idosa, sendo nosso dever acompanhá-las para que sejam realmente executadas e concretizadas”, ressalta Jaiane.