Notas sonoras através da Musicografia Braille

Foi realizado essa semana o curso de “Introdução à Musicografia Braille”, a técnica de transcrição musical para pessoas com deficiência visual.

A Musicografia Braille é a escrita musical utilizada internacionalmente pelas pessoas com deficiência visual e existe desde a invenção do próprio Sistema Braille, no século 19. Na música braille não existe a pauta e todas as informações musicais de uma partitura são escritas uma após a outra em uma linha horizontal. Assim podemos escrever música antiga, moderna, popular, para todas as formações instrumentais e vocais. O ensino deste novo idioma musical é um elemento fundamental para a inclusão das pessoas com deficiência visual ao campo da Música.

Lembrando que o PAAP, Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico, deu um importante suporte, que articulou a vinda da professora Lucia Helena Melim Bentlin.

Texto: Debora Bombilio / Fotos Jary Carneiro Junior

Confira a Galeria de Fotos