Acadêmicos recebem livro sobre a história de José Paschoal Baggio

O Correio Lageano é o maior jornal diário da Serra Catarinense e o segundo mais antigo em circulação no Estado de Santa Catarina. Acompanhando a evolução tecnológica, tornou-se um uma empresa de comunicação multiplataforma. Neste ano de 2019, completa 80 anos de fundação, uma história que se iniciou em 21 de outubro de 1939, por Almiro Lustosa Teixeira de Freitas, Indalécio Arruda e João Ribas Ramos. Durante 12 anos, circulou semanalmente e, em 1951, quatro idealistas assumiram o compromisso de oferecer ao público um veículo “independente e noticioso”. Os jovens eram José Paschoal Baggio, Evilásio Neri Caon, Edézio Neri Caon e Sirth de Aquino Nicolelli. Naquele ano, definiram como missão do periódico: “O Correio Lageano, enquanto estiver sob nossa orientação, será um órgão livre, independente, sem subordinação a organizações de qualquer espécie. (...) nos endereçando sempre aos anseios do povo, quer das classes produtoras, quer das classes trabalhadoras, humildes e de todas as categorias profissionais”. Em 1955, o Correio Lageano passou a circular duas vezes por semana e, 11 anos mais tarde, com a inovação chefiada por José Paschoal Baggio, passou a ser distribuído três vezes por semana. A circulação diária somente aconteceu em 8 de outubro de 1967. Esta é apenas uma parte da história contada no livro da autora Jonilda Wagner (2009), intitulado ‘José Paschoal Baggio - da madeira ao jornalismo’, a fim de contar a trajetória de um dos fundadores do jornal, bem como registrar o caminho trilhado por este veículo de comunicação que tem sua história entrelaçada à história de Lages e à da Serra Catarinense. E foi com esse mesmo intuito que o Correio Lageano doou 35 exemplares da obra a acadêmicos do curso de Jornalismo da Uniplac. “Nossa missão é gerar conteúdo qualificado e aproximar pessoas. Ao fazer esta doação, estamos reafirmando nosso compromisso,, além de contribuirmos para a qualificação de novos profissionais da Comunicação,” disse a diretora do Correio Lageano, Isabel Baggio.

A publicação será utilizada no estudo da disciplina Mídia e Desenvolvimento Regional, ministrada pela professora Adriana Palumbo. “O Correio Lageano é o único jornal diário da Serra Catarinense. Sua história e a do Seu Baggio são inerentes à história e à cultura do povo serrano. Por isso, a importância desse material nas mãos dos acadêmicos do curso de Jornalismo.” Patrícia Barbosa foi uma das acadêmicas que recebeu e leu a obra. Ela diz ter se apaixonado por todos os fatos registrados nas páginas do livro. “Falar sobre o livro que conta a trajetória de vida do Seu Baggio é ter em primeiro lugar uma lição de vida e superação. Mesmo trabalhando no grupo JPB não imaginava que aquele senhor de fala mansa e feição tão calma fosse responsável por tantos feitos em Lages e um verdadeiro visionário no meio da comunicação. Sua persistência, honestidade e honradez servem de exemplo para qualquer cidadão.” Para o coordenador do curso de Jornalismo da Uniplac, Luiz Augusto Del Moura, “não há como estudar a mídia da Serra Catarinense sem conhecer a história do Correio Lageano e a contribuição ao desenvolvimento regional que tem sido sua marca registrada nesses 80 anos de atuação”.

Cláudia Pavão Acadêmica 3ª fase Jornalismo Uniplac