Arquitetura e Urbanismo da UNIPLAC em conexão com o Orion Parque Tecnológico

As turmas do 7o e 9o semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPLAC foram anfitriãs, esta semana (16/02/22), da equipe do Orion Parque, que veio conhecer os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Arquitetônico V da 6a fase do curso - 2021-2,  cujo eixo articulador é Arquitetura e Região, sob orientação da prof. Arq. Márcia Heck.

Os projetos abordaram a inserção do Orion Parque na malha da cidade, com a análise urbana realizada articuladamente com a disciplina de Urbanismo ministrada pela prof. Grazielle Schemes Oliveira, o paisagismo dos acessos, circulações e áreas abertas de convivência, e, por fim, o projeto de uma edificação voltada à comunicação criativa (temática integrada com disciplina do curso de Jornalismo ministrada pelo prof. Giovani Letti).

Estiveram presentes, pelo Orion, o diretor executivo Claiton Camargo de Souza, Lilian Stedille, do Escritório de projetos, que já participara com uma aula sobre espécies nativas para cobertura vegetal, além de Salomão Eineck Júnior (setor de TI), Erick Poli (Startup e Empresas) e Thais Lima (administrativo).

A conexão para o exercício de projeto foi estabelecida desde o início do semestre letivo em 2021, e foi retomada agora pela Arq. Jessica Corso, também do Escritório de projetos do Orion, que em contrapartida apresentou programas e ações lá desenvolvidos, disponíveis para futuros empreendedores.

O diretor Claiton ressaltou a importância dessa conexão, pela crescente necessidade de se desenvolverem projetos e soluções para a cidade, destacando que o Parque transformará seu entorno e vizinhança pelo incremento das atividades que lá terão lugar, o que também causará impacto na dinâmica dos bairros adjacentes, estes foco de atenção atual do Parque e também objeto estudo da turma da 9a fase em semestres anteriores a este projeto.

Mostra-se assim o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniplac atento às novas demandas da cidade, que precisa compatibilizar desenvolvimento local e regional com a escala comunitária, através do planejamento sustentável, na forma de projetos que qualifiquem o ambiente para todos.

Publicado em 18/02/2022.