Uniplac retorna às atividades de aulas práticas.

As aulas estavam suspensas desde março, e retornam para cursos específicos, tomando todas as medidas de prevenção; entre elas está o uso integral de máscaras e álcool gel 70ºC em todos os espaços de uso acadêmico e de profissionais da instituição.

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), volta às atividades de estágio e cursos de atuação práticas após as aulas suspensas em 16 de março. A suspensão ocorreu após o avanço da COVID 19 no Brasil. Entre os cursos que voltam a atuar de forma gradativa nesta segunda-feira (15), estão Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Educação Física, Biomedicina e Jornalismo.

"Finalmente voltamos às nossas atividades, mas com cuidados essenciais, reduzimos nosso quadro de colaboradores em 70%, e também reduzimos o número de alunos por aula prática, tudo com o objetivo de diminuir o máximo possível a aglomeração de pessoas", diz a coordenadora técnica do Centro em Ciências da Saúde (CCS), Claudete Andrade Oliveira.

O CCS é um centro de especialização para acadêmicos e que também oferece atendimento a comunidade, desde as paralisações os atendimentos no Centro de Saúde também foram paralisadas e agora, estão retornando gradativamente. “Em fevereiro realizamos 412 procedimentos, em março até dia 18, último dia de atendimento havíamos realizado apenas 200, e desde então os atendimentos ficaram suspensos” lembra Claudete.

O acadêmico João Vitor Fontana Aguiar, 20 anos, da terceira fase do curso de Odontologia, está voltando a rotina acadêmica, e relata a surpresa deste novo processo acadêmico. “Estar na faculdade após três meses de aulas teóricas, é estranho, mas confesso que estava com saudades. Eu senti falta das aulas práticas, e estar aqui novamente praticando aula e revendo os colegas é reviver o mundo acadêmico”.

As aulas voltaram e com cuidados redobrados, a Uniplac está tomando todas as medidas de segurança exigidas pelo Ministério da Saúde. Entre os ítens indispensáveis estão o uso integral da máscara de segurança, dispondo álcool gel 70ºC em todos os espaços de circulação acadêmica e de profissionais da instituição. A princípio, a previsão é que as aulas retornam presencialmente dia 03 de agosto, mantendo todas as medidas de distanciamento.

Confira a Galeria de Fotos