E que iniciem os jogos!

Os alunos do 8º Semestre do Curso de Administração da Uniplac iniciaram as atividades da 18ª edição das Práticas empresariais: Desenvolvimento de Negócios e Jogos Empresariais. O lançamento aconteceu nesta terça-feira, no auditório CCJ, quando as esquipes após a geração de ideias fizeram as apresentações em busca da conquista da ‘empresa âncora’ que é o negócio destaque. A explanação de cada equipe ocorreu no formato de “pitch”, com 15 minutos para apresentar à banca avaliadora a proposta de uma empresa, com viabilidade financeira do negócio e protótipo do produto.

Segundo a coordenadora Professora Dejenane de Souza Monteiro, quando o 8º semestre do curso de Administração inicia a expectativa para os alunos é alta, pois são desafiados a colocarem em prática todos os conhecimentos que tiveram ao longo do curso. “São equipes com foco em implementar um empreendimento com funcionalidades e demandas de uma empresa, tendo que lidar com a concorrência e apresentar resultados positivos do negócio, com sustentabilidade e ótimo atendimento ao cliente”, explica ela. “É um momento especial, pois todos estão empenhados em apresentarem o perfil inovador e empreendedor que adquiriram durante o curso e da mesma forma por estarem preparados para o mercado de trabalho e para empreender”, afirma a coordenadora.

Durante o semestre os acadêmicos seguirão com a formalização simulada e implementação das empresas na Incubadora MIDILages, sob a orientação dos Professores Munir Saleh e Petterson Arruda. “Queremos despertar o empreendedorismo através dos jogos, que nada mais são que um laboratório do curso, onde os estudantes aplicam tudo que aprenderam nos semestres anteriores na prática”, explica o Professor Petterson.  “Através dos jogos vamos criando a cultura do empreendedorismo, do trabalho em equipe, da preparação para o trabalho sobre pressão, além de despertar a visão de como se comportar lá na frente para enfrentar essas disputas”, ressalta ele.

A grande novidade deste ano é de que os alunos desde a primeira fase já são desafiados a pensar uma ideia de negócios e apresentar um Pitch que será validado por uma banca de professores. Essa ideia vai virar um plano de negócio e no final do curso uma empresa onde aliando teoria e prática, os estudantes testam suas habilidades gerenciais e de negócios. “Esse processo é muito importante, porque o estudante que chega já entende a dinâmica e entra no clima do curso, acompanhando as tendências dos dias atuais, que preveem a formação de um profissional criativo, inovador e empreendedor de fato”, explica o Professor Munir.

Os jogos ocorrerão durante 8 semanas, onde os estudantes viverão na prática o dia de um empresário, desde o planejamento, a abertura do empreendimento, vendas, marketing e todos os problemas enfrentados no dia a dia diante de um negócio próprio. “Essa atividade é imprescindível para os alunos do curso de Administração, pois, por meio da prática utilizam todos os conhecimentos adquiridos, momento em que consolidam o perfil inovador e empreendedor proposto pelo curso, além de prepará-los para o mercado de trabalho”, conclui a Coordenadora Dejenane.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Texto Debora Bombilio / Foto Jary Carneiro Jr

Publicado em 16/03/2022