Avaliação institucional da Uniplac é um ato democrático do acadêmico

A avaliação institucional é um processo fundamental para o constante aprimoramento das instituições de ensino superior. No caso da Uniplac, essa avaliação se torna ainda mais relevante, pois permite um diagnóstico preciso das áreas em que a universidade se destaca e também das que precisam de melhorias. A avaliação institucional do 2º semestre estará disponível para os acadêmicos a partir da segunda semana de outubro e se estende durante um mês para respostas.

A participação ativa dos acadêmicos nesse processo é essencial, pois são eles os principais beneficiários das mudanças e melhorias implementadas pela instituição. Ao responderem aos questionários e participarem de debates e grupos de discussão, os estudantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões, apontar problemas e sugerir soluções. “Dessa forma, a avaliação institucional se torna uma ferramenta de participação democrática, dando voz aos acadêmicos e permitindo que suas demandas sejam atendidas”, explica o Reitor na Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, Kaio Amarante.

A partir das sugestões e críticas feitas pelos alunos, a instituição consegue identificar aspectos a serem melhorados, seja na estrutura curricular, na qualificação dos professores, na infraestrutura. Os objetivos já conquistados através da avaliação institucional na Uniplac são diversos. “Um deles é a melhoria na internet da universidade para uso do acadêmico”, enfatiza o Pró-Reitor de Ensino na Uniplac Alexandre Tripoli Vencão.

Além disso, a avaliação institucional também contribui para a atualização dos recursos didáticos e tecnológicos utilizados no ensino. Com o feedback dos acadêmicos, a Uniplac pode investir de acordo com a necessidade e urgência.

A comissão da avaliação é composta por três representantes técnicos existentes e três representantes da comunidade civil organizada. Sendo escolhidos pelo corpo técnico-administrativo, os docentes indicados pelo colegiado e os discentes indicados pela comunidade civil organizada, através de envio de convite para as entidades, para haver um consenso. E esses instrumentos de avaliação são disponibilizados semestralmente para que haja uma avaliação que abranja coordenadores, professores e estudantes, explica Madalena Pereira da Silva, Procuradora Institucional.

A avaliação institucional da Uniplac também contribui para a consolidação da imagem da instituição no cenário acadêmico. Uma universidade bem avaliada e reconhecida pelo seu compromisso com a qualidade do ensino atrai a atenção de estudantes e profissionais em busca de uma formação sólida e de excelência. Isso gera um ciclo virtuoso, em que a Uniplac conquista cada vez mais reconhecimento e prestígio, atraindo ainda mais talentos e investimentos.

A avaliação institucional da Uniplac é de fundamental importância para o constante aprimoramento da universidade. A participação ativa dos acadêmicos nesse processo é essencial, pois são eles os principais beneficiários das melhorias implementadas. Acadêmico participe, e faça o diferencial fazendo a sua avaliação institucional.

Por: Central de Notícias Uniplac - CNU

Publicado em 27/09/2023.