Alterar visualização


EMENTA

Epistemologia e história das ideias psicológicas. Determinações econômicas, culturais, políticas e científicas das principais correntes teóricas em psicologia. História da psicologia brasileira.

EMENTA

Princípios de neuroanatomia e neurofisiologia. Conceito e Histórico de Neuropsicologia. Funções psicológicas elementares e superiores. Síndromes, disfunções neurológicas e repercussões em funções psicológicas.

EMENTA

Processos psicológicos e determinação social da organização cerebral. Funções cerebrais superiores. Processos psicológicos básicos e fundamentos (sensação, percepção, atenção, linguagem, pensamento, memória, inteligência, aprendizagem, motivação e emoção).

EMENTA

Constituição da psicologia na área do conhecimento científico . Ciência básica e ciência aplicada em psicologia. Níveis de organização da formação e pesquisa em psicologia no Brasil. Organização profissional, entidades e associações representativas na psicologia e níveis de participação. Critérios científicos e profissionais de validação de teorias e técnicas em Psicologia. Relação entre desenvolvimento científico e práticas profissionais.  

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

 Planejamento e elaboração de projetos de extensão.

EMENTA

Conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento em Psicanálise. Teorias psicanalísticas. Psicanálise na contemporaneidade.

EMENTA

Psicologia de personalidade nas principais teorias psicológicas. Construção social e cultural da personalidade.

EMENTA

Política e políticas públicas. Políticas públicas e direitos humanos no Brasil. Serviços, programas e projetos nas políticas públicas. Psicologia e políticas públicas.  

EMENTA

Fundamentos históricos, sociais e científicos da Psicologia Social. Perspectivas epistemológicas na Psicologia Social. Autores, conceitos, processos básicos e fenômenos em Psicologia Social. Produção de conhecimento e possibilidades de atuação em Psicologia Social.

EMENTA

Psicometria. Princípios da avaliação psicológica na infância e adolescência. Principais técnicas e instrumentos de avaliação: normas de aplicação, níveis de inferência, devolução e compatibilização com outros dados gerais do desenvolvimento. Aspectos éticos específicos da avaliação na infância e na adolescência: família no processo de avaliação.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Aprendizagem e inteligência em Psicologia. Teorias psicológicas sobre a aprendizagem e inteligência. Relações entre aprendizagem, desenvolvimento e inteligência. Avaliação da inteligência em Psicologia. Enriquecimento, adaptação e flexibilização curricular.

EMENTA

Gravidez, parto e puerpério. Infância, adolescência e juventude: transformações históricas em diferentes cultura e grupos sociais. Processo do desenvolvimento infantil e adolescente. Contribuições de diferentes escolas e teorias psicológicas. Principais demandas e atuação de psicólogos sobre o desenvolvimento infantil e adolescente. Pesquisa em psicologia do desenvolvimento.

EMENTA

Princípios norteadores da intervenção psicossocial. Intervenções do psicólogo em vulnerabilidade e risco social/pessoal e em grupos, organizações, instituições e comunidade. Instrumentos de medida e avaliação de fatores psicossociais. Redes de apoio social. Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

EMENTA

Pressupostos, instrumentos e técnicas para avaliação psicológica de adultos. Técnicas objetivas e projetivas. Aspectos éticos gerais da avaliação: elaboração de laudos, pareceres e devolução de resultados.

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Concepções de saúde e doença. Políticas de Saúde no Brasil. Conteto atual da saúde pública, níveis de atenção e integrações em sistema unificado de saúde. Condições sociais e saúde. Dimensões sociais da saúde mental. Intervenções do Psicólogo no contexto de saúde coletiva nos níveis de atenção. Integralidade da atenção e do cuidado. Intervenções do psicólogo em redes de saúde. Integralidade do cuidado na rede de saúde.

EMENTA

Vida adulta e velhice: transformações históricas em diferentes culturas e grupos sociais. Processo de desenvolvimento na vida adulta e velhice. Contribuições de diferentes escolas e teorias psicológicas. Demandas e atuação de psicólogos com adultos e idosos. importância da rede social na vida adulta e velhice.

EMENTA

Teoriais da Psicopatologia. Critérios de (a) normalidade na sociedade. Níveis dinâmico, descritivo e fenomenológico dos sintomas psicopatológicos. Semiologia das funções psíquicas e alterações. Introdução nosográfica dos manuais de classificação diagnóstica. Características clínicas e critérios diagnósticos dos transtornos psiquiátricos vida adulta e velhice.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Determinantes históricos, sociais e científicos do surgimento das teorias behavioristas. Behaviorismo radical e metodológico. Conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Relações de determinação de um comportamento. Análise funcional do comportamento.

EMENTA

Concepções de grupos e equipes em teorias psicológicas. Processos grupais e dinâmicas de grupo. Interação, organização e comunicação verbal e não verbal  de grupos. Técnicas de intervenção do psicólogo. Aspectos éticos nas técnicas grupais.

EMENTA

Contexto histórico e filosófico da Fenomenologia. Pensadores, conceitos e contribuições para a área da Psicologia. Psicologias Fenomenológicas: Psicologia Humanista, Psicologia Existencialista, Psicodrama, Gestalt Terapia, Deseinsanalyse.

EMENTA

Perspectivas teórico-clínicas da infância e adolescência. Critérios de (a) normalidade na infância e adolescência. Avaliação clínica e psicopatólogica. Quadros clínicos da infância e adolescência.

EMENTA

Entrevista como método de coleta de dados. Processo psicodiagnósticos. Técnicas e instrumentos no contexto do diagnóstico psicológico. Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ética no processo psicodiagnóstico. Relatório de avaliação psicológico, devolutiva e registro documental.

EMENTA

Psicologia da Gestalt: histórico, autores e proposições teóricas. Teoria de campo. Teoria organísmica. Gestalt terapia: fundamentos filosóficos e conceituais, visão de saúde-doença, métodos e técnicas de intervenção.

EMENTA

Psicologia, sociedade e deficiência. Evolução histórica e aspectos psicossociais da deficiência. Tipos de deficiências. Preconceito, estigma, estereótipos e valores humanos. Reabilitação. Integração/inclusão social, familiar, escolar, cultural e no mundo do trabalho. Deficiência e sexualidade. Altas Habilidades. Políticas Públicas.

EMENTA

Gênese das teorias sistêmicas. Paradigma sistêmico. Investigação, intervenção e recursos instrumentais de teorias sistêmicas. Contribuições das teorias sistêmicas para o desenvolvimento da Psicologia.

EMENTA

História da loucura, doença e saúde mental. Reforma Psiquiátrica. Interdisciplinaridade em saude mental. Saúde mental e qualidade de vida. Políticas de assistência e organização dos serviços de saúde mental no Brasil. Níveis de atenção e intervenção do psicólogo em saúde mental coletiva.

EMENTA

Histórico das terapias cognitivas. Desenvolvimento das terapias cognitivas do Brasil. Diferentes tendências teóricas e práticas das teorias cognitivas.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processsos sociais e comunitários.

EMENTA

História da Psicologia em ambientes formais e informais de educação. Processos educacionais: aspectos técnicos, éticos, estéticos, políticos, funções, métodos e tendências. Processos psicológicos em ensino/aprendizagem e psicomotricidade.

EMENTA

História e evolução do Sistem Único de Saúde e Psicologia Hospitalar. Níveis de complexidade de atenção em saúde. Equipe de saúde e interdisciplinaridade. Aspectos psicológicos do paciente em organizações de saúde, acompanhantes e familiares.

EMENTA

Histórico, fundamentos e conceitos da psicologia social e comunitária no Brasil e América Latina. Pesquisa, diagnóstico e intervenções psicossociais em comunidade. Práticas e discursos contemporâneos da psicologia social e comunitária.

EMENTA

Execução e avaliação de atividades do psicólogo em psicologia social e comunitária.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde.

EMENTA

História da Psicologia Organizacional e do Trabalho e suas áreas de atuação. Ambiente organizacional. Cultura e clima organizacional. Descrição de cargos. Recrutamento, seleção e integração de pessoas. Treinamento e desenvolvimento profissional. Avalição de desempenho. Processo de desligamento. Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos.

EMENTA

Avaliação psicológica em organizações de saúde. Exercício profissional do psicólogo em organizações de saúde. Referência e contra-referência. Terminalidade e morte no hospital. Acompanhamento pós-alta.

EMENTA

Técnicas de intervenção psicológica na perspectiva da Psicologia Social e Comunitária. Psicologia Social, Comunitária e Políticas Públicas.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do Psicólogo em processos psicoterapèuticos em contextos clínicos e hospitalares.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do Psicólogo em processos educacionais.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do Psicólogo em processos organizacionais e do trabalho.

EMENTA

Surgimento da clínica. Psicologia clínica em diversos contextos. Método clínico de pesquisa e tratamento. Abordagens em Psicologia Clínica.

EMENTA

Planejamento, intervenção psicológica e registro em contextos educacionais.

EMENTA

Gestão de pessoas nas organizações. Motivação. Liderança. Processos de vinculação entre indivíduo-trabalho-organização. Segurança bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Conciliação trabalho-família.

EMENTA

Execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos psicoterapêuticos em contextos clínicos.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processos de ensino/aprendizagem.

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos de trabalho.

EMENTA

Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades. Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. Avalição de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional.

EMENTA

Retenção, evasão e inclusão escolar. Intervenção do psicólogo na educação formal, não-formal e informal.

EMENTA

Psicologia positiva e práticas apreciativas em contextos organizacionais.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 427
E-MAIL: psicologia@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Vivian Fátima Oliveira
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática