Alterar visualização

EMENTA

Ciência. Cultural, etnocentrismo e relativismo cultural. Conhecimento antropológico e pesquisa etnográfica. Cultural, natureza e sociedade. Identidade. Tópicos antropológicos contemporâneos. Conceito de saúde e doença na antropologia. Determinantes sociais de fenômenos psicológicos em diferentes culturas. Conceitos de "normalidade" e "patologia" psicológicas em diferentes culturas.

EMENTA

Epistemologia e história das ideias psicológicas. Determinações econômicas, culturais, políticas e científicas das principais correntes teóricas em psicologia. História da psicologia brasileira.

EMENTA

Objeto de estudo na Filosofia e método filosófico. Mito. Etapas da Filosofia na história. Temáticas da Filosofia.

EMENTA

Características e organização das estruturas anatômicas básicas do Sistema Nervoso. Funcionamento de células nervosas e de estruturas básicas do Sistema Nervoso. Relações entre estruturas anatômicas do Sistema Nervoso e processos psicológicos. Relações entre o funcionamento da organização neurológica e processos psicológicos.

EMENTA

Processos psicológicos e determinação social da organização cerebral. Funções cerebrais superiores. Processos psicológicos básicos e fundamentos (sensação, percepção, atenção, linguagem, pensamento, memória, inteligência, aprendizagem, motivação e emoção).

EMENTA

Constituição da psicologia na área de conhecimento científico. Ciência básica e ciência aplicada em psicologia. Níveis de organização da formação e pesquisa em psicologia no Brasil. Organização profissional, entidades e associações representativas na psicologia e níveis de participação. Critérios científicos e profissionais de validação de teorias e técnicas em Psicologia. Relação entre desenvolvimento científico e práticas profissionais.

EMENTA

Fórum de debate e atualização sobre psicologia; palestras de professores, pesquisadores e profissionais convidados.

EMENTA

Planejamento e elaboração de projetos de extensão.

EMENTA

Ciência, pesquisa e metodologia. Método científico. Pesquisa científica: tipos, métodos e técnicas. Produções técnico-científicas: normas técnicas - ABNT. Trabalho acadêmico-científico. Elaboração de projeto de pesquisa para o Trabalho de Curso.

EMENTA

Conceito e Histórico de Neuropsicologia. Funções psicológicas elementares e superiores. Síndromes, disfunções neurológicas e repercussões em funções psicológicas.

EMENTA

Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.

EMENTA

Conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento em Psicanálise. Teorias psicanalísticas. Psicanálise na contemporaneidade.

EMENTA

Concepções de personalidade nas principais teorias psicológicas. Construção social e cultural da personalidade.

EMENTA

Política e políticas públicas. Políticas públicas e direitos humanos no Brasil. Serviços, programas e projetos nas políticas públicas. Psicologia e políticas públicas.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 427
E-MAIL: psicologia@uniplaclages.edu.br