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O fenômeno cultura na Antropologia. Tipos de conhecimento em Antropologia (escolas ou teorias). Explicação sobre o estabelecimento, manutenção ou declínio de cultura. Explicações biológicas, físicas e psicológicas da cultura. Contribuições das teorias antropológicas para o trabalho com fenômenos psicológicos. Evolução biológica e evolução cultural da espécie humana. Estabelecimento de regras e valores sociais. A linguagem como processo e produto cultural. Fenômenos psicológicos em diferentes culturas. Determinantes sociais de fenômenos psicológicos em diferentes culturas. Características básicas da cultura brasileira e relação com fenômenos psicológicos. Os conceitos de "normalidade" e "patologia" psicológicas em diferentes culturas. Valores e práticas culturais e as relações étnico-raciais - História, Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

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Tipos de conhecimento produzidos e tipos de atuação profissional que possibilitaram o desenvolvimento da Psicologia ao longo da história. Evolução de conceitos em Psicologia. Evolução dos processos de conhecer em Psicologia. Diferentes tipos de atuação profissional ao longo da história da Psicologia. Relações entre o contexto histórico-cultural e o surgimento dos principais tipos de conhecimento em Psicologia. Mudanças em condições sociais e históricas e transformações da Psicologia. Tendências atuais de produção de conhecimento e de atuação profissional na Psicologia. Principais aspectos da história da Psicologia no Brasil. Influência dos principais tipos de conhecimento produzidos e tipos de atuação predominantes em diferentes regiões do Brasil. Tipos de conhecimento e de atuação profissional em Psicologia e atendimento de demandas sociais. Avaliação do desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e como profissão. Necessidades e possibilidade de políticas públicas para o exercício profissional do psicólogo no Brasil. Mudanças no modo de produzir conhecimento em psicologia e direitos humanos.

EMENTA

Noções de mercado de trabalho, campo de atuação profissional, área de conheciento, processos de conhecer e tipos de conhecimento. Relação entre esses conceitos e o exercício profissional de psicólogos da região. Evolução da Psicologia e atuação dos atuação dos psicológos na região. Noção de fenômeno psicológico e o objeto de intervenção dos psicólogos da região. Formulação de problemas de pesquisa. Função de texto dissertativo. Estrutura e função de componentes de texto dissertativo. Estrutura e função de argumentos.

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Funções básicas da estatística. Diferentes níveis de mensuração (nominal, ordinal, intervalar e de razão). Funções que variáveis podem assumir em uma pesquisa ou intervenção (dependente, independente, interveniente, controlada ou indicadora). Noções de "população" e amostra. Tipos de amostragem. Organização, tratamento, análise e interpretação de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Tipos de tabela. Tipos de gráficos. Avaliação de dados descritivos em publicações de Psicologia. O papel da estatística no trabalho do psicólogo. Medida de fenômenos e processos psicológicos por meio de estatística descritiva.

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Definição de evento e fenômeno psicológico. Contextos de ocorrência e dimensões de fenômenos psicológicos. Fenômenos psicológicos e tipos de conhecimento (escolas ou teorias) em Psicologia. Observação direta e indireta. Instrumentos de observação. Tipos de registros de observação.

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Planejamento, coleta, organização e análise de dados obtidos por meio de procedimento de entrevista estruturada com psicólogos ou demais membros da cultura regional que permita relacionar o desenvolvimento da Psicologia e a cultura regional.

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Descrição de dados. Relações entre dados coletados, pergunta de pesquisa e conhecimento existente. Método da Ciência. Análise e interpretação de dados. Redação de relatos científicos. Avaliação e integração de conhecimentos produzidos. Decorrências de uma descoberta científica para a sociedade em diferentes níveis de abrangência.

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Fenômenos psicológicos. Decomposição de fenômenos psicológicos (conjuntos de variáveis, sub-conjuntos de variáves e variáveis). Funções de variáveis (dependente, independente, controlada, interveniente, indicadora). Níveis de mensuração. Observação direta e indireta. Instrumentos de coleta de dados sobre fenômenos psicológicos. Coleta, organização, tratamento, análise e interpretação de dados. Medida e avaliação de fenômenos psicológicos e produção de conhecimento e intervenção profissional em psicologia.

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Dimensões e espectos do processo de desenvolvimento psicológico humano. Contribuições dos tipos de conhecimento (teorias e escolas) da Psicologia para a compreensão do processo de desenvolvimento psicológico humano. Evolução histórica da compreensão sobre o processo de desenvolvimento psicológico humano na Psicologia. Relação entre os processos de desenvolvimento e condições biológicas e sociais de um organismo. Relações entre os processos de desenvolvimento humano e as políticas públicas para o trabalho do psicólogo.

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  EMENTA Seções de um relato científico (introdução, método, resultados e discussão). Relação entre os tipos de redação e as seções de um relato científico (introdução, método, resultados e discussão). Decorrências da publicação de conhecimentos produzidos sobre fenômenos e processos psicológicos. Relações entre o processo de desenvolvimentos psicológico e as estruturas neuroanatômicas do Sistema Nervoso de um organismo. Relações entre o processo de desenvolvimento psicológico e os processos neurofisiológicos do Sistema Nervoso de um organismo. Relações entre o processo de desenvolvimento psicológico, a noção de fenômeno e processo psicológico

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Seções de um relato científico (introdução, método, resultados e discussão). Relação entre os tipos de redação e as seções de um relato cinetífico (introdução, método, resultados e discussão). Decorrências da publicação de conhecimentos produzidos sobre fenômenos e processos psicológicos. Relações entre o processo de desenvolvimentos psicológico e as estruturas neuroanatômicas do Sistema Nervoso de um organismo. Relações entre o processo de desenvolvimento psicológico e os processos neurofisiológicos do Sistema Nervoso de um organismo. Relações entre o processo de desenvolvimento psicológico, a noção de fenômeno e processo psicológico.

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Características e organização das estruturas anatômicas básicas do Sistema Nervoso. Relações entre as estruturas anatômicas do Sistema Nervoso e os processos de interação de um organismo com o meio (processos psicológicos).

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Funcionamento de células nervosas e de estruturas básicas do Sistema Nervoso. Funcionamento da organização neurológica de um organismo humano. Relações entre o funcionamento da organização neurológica de um organismo humano e os processos de interação de um organismo com o meio (processos psicológicos).

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Aspectos e conceitos básicos de psicometria. Limites, possibilidades e problemas relacionados ao uso de testes objetivos como instrumento de medida de fenômenos e processos psicológicos. Funções básicas de cada um dos tipos de testes objetivos em psicometria. Contribuições dos testes objetivos para avaliação em Psicologia. Situações nas quais os testes objetivos contribuem para mensuração de fenômenos psicológicos. Aspectos éticos relacionados ao uso de testes objetivos. Processos de construção, padronização e validação de testes objetivos. Análise e interpretação de dados por meio de testes objetivos. Avaliação da necessidade de complementar a avaliação psicológica com outros tipos de instrumento. Comunicação de avaliação psicológica.

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Contextos de ocorrência de interações com crianças e adolescentes. Tipos e aspectos de interação com crianças e adolescentes cuja caracterização beneficie um público. Caracterização do público que pode ser beneficiado por conhecimentos produzidos sobre interações com crianças ou adolescentes. Comunicação de conhecimento produzido. Repercussões de comunicação de conhecimento produzido. Necessidades de produção de conhecimento sobre interações com crianças ou adolescente. Elaboração de propostas de interação profissional sobre interações com crianças ou adolescentes.

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Determinantes históricos, sociais e científicos relacionados ao surgimento das terias psicanalíticas. Principais conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento em Psicanálise. Principais autores e suas contribuições para a Psicanálise. Desenvolvimento das teorias psicanalíticas. Contribuições da Psicanálise para o desenvolvimento da Psicologia. Críticas as teorias psicanalíticas. Lacunas de conhecimento que possam constituir problemas de pesquisa importantes para o trabalho do psicólogo no meio social onde vai atuar. Possibilidades de atuação profissional do psicólogo na comunidade. Cuidados éticos na atual profissional a partir do conhecimento produzido em Psicanálise.

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Noções de infância, adolescência e juventude. Transformações históricas das noções de infância e adolescência em diferentes culturas. Relações que diferentes grupos sociais (família, escola, etc.) estabelesceram com crianças e adolescentes ao longo da história. Principais aspectos do processo de desenvolvimento infantil e adolescente. Principais contribuições dos diferentes tipos de conhecimento (escolas e teorias) em Psicologia para a compreensão do processo de desenvolvimento infantil e adolescente. Principais variáveis e grupos sociais que podem interferir no processo de desenvolvimento. Principais demandas, possibilidades de atuação e atuação de psicólogos sobre os processos de desenvolvimento infantil e adolescente em diferentes contextos. Contribuições de outras áreas do conhecimento e campos de atuação profissional para o estudo do desenvolvimento infantil e adolescente em Psicologia.

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Processos neurobioquímicos fundamentais. Processos farmacocinéticos e farmacodinâmicos. Relações entre processos neurobioquímicos, farmacocinéticos e farmacodinâmicos e processos psicológicos e comportamentais. Principais tipos de droga. Principais tipo de droga utilizados em tratamento psiquiátrico. Formas de ingestão de drogas e seus diferentes efeitos. Efeito dos principais tipos de droga sobre processos psicológicos e comportamentais. Principais tipos de interação medicamentosa. Riscos e conseqüências de interações medicamentosas em processos psicológicos e comportamentais. Intervenções do psicológico junto a pessoas que utilizam drogas a seus familiares. Cuidados éticos na intervenção com pessoas que utilizam ou dependem de drogas e na relação com demais profissionais da área da saúde.

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Determinantes históricos, sociais e científicos relacionados à origem dos principais conceitos em Psicologia Social. Principais autores, conceitos, instrumentos, métodos de intervenção e produção de conhecimento e processos básicos estudados em Psicologia Social. Fenômenos estudados pela Psicologia Social nos seus contextos de ocorrência e no exercício profissional do psicólogo. Diferentes correntes, escolas e tendências na Psicologia Social. Contribuições da Psicologia Social para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e como Profissão. Identificação dos fenômenos estudados em Psicologia Social e Psicanálise em interações com crianças e adolescentes. Contribuições da Psicanálise para o estudo das interações com crianças e adolescentes. Relações entre processos neurobioquímicos e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Situações envolvendo crianças e adolescentes nas quais a utilização de testes objetivos auxiliam na intervenção profissional em Psicologia. Testes objetivos na avaliação de processos de determinação dos processos psicológicos que constituem uma pessoa em sua interação com o meio físico e social. Possibilidades de atuação profissional em Psicologia Social na região onde vai realizar seu trabalho profissional.

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Diferenças entre testes e provas objetivas e projetivas. Contribuição dos testes projetivos para a avaliação e diagnóstico em Psicologia. Funções básicas de cada tipo de teste projetivo. Aspectos éticos relativos ao uso de testes projetivos para avaliação e diagnóstico psicológico. Processos de construção, padronização e validação de testes projetivos em Psicologia. Procedimentos básicos na utilização de cada um dos testes projetivos. Análise de dados coletados por meio de testes projetivos. Interpretação de dados coletados por meio de testes projetivos. Avaliação de fenômenos e processos psicológicos por meio de testes projetivos.

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Determinação social de fenômenos psicológicos. Processos de controle social de fenômenos psicológicos. Aspectos da interação de uma pessoa com o seu meio físico e social com o desenvolvimento de psicopatologias. Classificação das psicopatologias como meio para identificar determinantes sociais dos fenômenos e processos psicológicos. Utilização de testes projetivos na avaliação dos processos de determinação social dos fenômenos e processos psicológicos. Contribuições de Fenomenologia. Gestalt e Existencialismo para a compreemsão da determinação social dos fenômeos e processos psicológicos.

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Determinantes históricos, sociais e científicos do surgimento da Fenomenologia, Gestalt e Existencialismo. Conceitos da Fenomenologia, Gestalt e Existencialismo. Métodos de intervenção e produção de conhecimento em Fenomenologia, Gestalt e Existencialismo. Limitações e críticas atribuídas às teorias fanomenológicas, gestálticas e existencialistas. Tendências atuais de intervenção e de produção de conhecimento em Fenomenologia, Gestalt e Existencialismo. Cuidados éticos na atuação profissional em Fenomenologia, Gestalt e Existencialismo. Contribuições da história, método e conhecimento da Fenomenologia, da Gestalt e do Existencialismo para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão.

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Vida adulta e velhice. Transformações históricas das concepções sobre a vida adulta e velhice. Concepções sobre a vida adulta e velhice em diferentes culturas. Contribuições das diferentes escolas e teorias em Psicologia para a compreensão do desenvolvimento adulto e idoso. Principais aspectos do processo de desenvolvimento adulto e idoso. Principais variáveis (sociais, biológicas, genéticas e físicas) que interferem no desenvolvimento adulto e idoso. Demandas de intervenção profissional de psicólogos relacionados ao processo de desenvolvimento adulto e idoso. Possibilidades de atuação dos psicólogos em instituições que lidam com adultos e idosos. Riscos e potencialidades para o desenvolvimento psicológico na vida adulta e velhice.

EMENTA

Identificação e caracterização de variáveis que influenciam a ocorrência de fenômenos psicológicos em adultos e idosos. Identificação de necessidade de intervenção profissional sobre fenômenos psicológicos em adultos e idosos. Planejamento de intervenção profissional de psicólogos sobre fenômenos psicológicos em adultos e idosos.

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Definições e concepções sobre avaliação e diagnóstico psicológico. Distinções entre queixa, problema, demanda e necessidade de clientes. Tipos de diagnósticos psicológicos. Etapas para realização de diagnóstico psicológico. Recursos e procedimentos tecnológicos para diagnosticar processos psicológicos. Variáveis que podem interferir em um processo diagnóstico. Controle de variáveis que iterferem em um processo diagnóstico. Planejamento de avaliação psicológica em instituições e comunidades. Interpretação de dados para caracterização do objeto de intervenção. Dimensões e problemas éticos em relação a processos de diagnóstico psicológico, utilização de informações e cuidados relativos ao sigilo e proteção dos pacientes.

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Determinantes históricos, sociais e científicos do surgimento das teorias behavioristas. Behaviorismo radical e behaviorismo metodológico. Conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Relações de determinação de um comportamento. Análise funcional do comportamento. Conceito de comportamento. Componentes do comportamento. Métodos de intervenção e produção de conhecimento. Limitações e críticas. Tendências atuais de intervenção e de produção de conhecimento. Cuidados éticos na atuação profissional. Contribuições da história, método e conhecimento do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento para o desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão.

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Necessidades de aprendizagem. Objetivos de ensino. Condições de ensino. Condições de aprendizagem. Planejamento e projeção de condições para o desenvolvimento de aprendizagens.

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Procedimento de balanceamento estatístico. Função do procedimento de balanceamento estatístico. Formas e possibilidades de manipulação controle de variáveis na ocorrência de processos ou fenômenos psicológicos. Função do método experimental na produção de conhecimento e na intervenção profissional em Psicologia. Processo de controle experimental de reversão. Processo de controle experimental de linha de base múltipla. Interpretação de gráficos de procedimentos experimentais sob a forma de reversão e de linha de base múltipla. Funções de variáveis em estudos e intervenções experimentais sobre processos e fenômenos psicológicos. Manipulação de variáveis para alterar a ocorrência de fenômenos e processos psicológicos de maneira a produzir decorrências de valor social. Aspectos éticos relacionados à experimentação com fenômenos psicológicos.

EMENTA

Processos de aprender. Processos de ensinar. Relações entre ensinar e aprender. Papel do ensino na sociedade. Necessidades de aprendizagem. Etapas básicas do processo de programar ensino. Etapas básicas do processo de programar ensino. Objetivos de ensino. Atividades de ensino. Pré-requisito de aprendizagem. Condições de ensino. Condições de aprendizagem. Eficiência. Eficácia. Didática e planejamento de condições de aprendizagem. Ensino e conscientização dos direitos humanos, relações étnico-raciais e educação ambiental.

EMENTA

Tipos de patologia " psicológica" ou " psiquiátrica". Evolução das patologias "psicológicas" ou "psiquiátricas". Períodos de riscos e agravamento de cada patologia "psicológica" ou "psiquiátrica" durante o ciclo vital. Tratamentos tradicionais para manejo de patologias "psicológicas" ou "psiquiátricas". tendências atuais no tratamento de patologias "psicológicas" ou "psiquiátricas". Procedimentos e cuidados éticos na intervenção profissional sobre processos psicopatológicos. Critérios de multideterminação dos processos psicológicos. Variáveis que contribuem para a configuração de patologias "psicológicas` ou "psiquiátricas". Função das classificações das psicopatologias para a intervenção sobre alterações nos processos psicológicos.

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Gênese das teorias sistêmicas e sócio-históricas. Conceitos básicos, método de investigação e de intervenção e recursos instrumentais derivados das teorias sistêmicas e sócio-históricas. Evoolução histórica e principais contribuições para o desenvolvimento da Psicologia das teorias sistêmicas e sócio-históricas.

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Informações iniciais e informações básicas a serem consideradas para o planejamento e a realização de entrevistas como instrumento de trabalho do psicólogo. Relações entre entrevistas como instrumentos de trabalho e diferentes tipos de trabalho em Psicologia. Relações entre diferentes funções da entrevista como instrumento de intervenção em Psicologia e diferentes tipos de entrevista. Diferentes contextos de ocorrência de entrevista. Tipos de entrevista e tipos de perguntas em uma entrevista. Variáveis intervenientes em processos de entrevista. Planejamento de entrevistas como instrumentos de intervenção do psicólogo. Realização de processos de entrevista e avaliação de processos de entrevista como instrumentos de intervenção do psicólogo.

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Relações entre ética, cidadania, participação social, moralidade, imoralidade, amoralidade, justiça, relações de poder, política e condições de qualidade de vida das pessoas, grupos e humanidade. Cuidados e procedimentos éticos na produção de conhecimento e intervenção profissional descritos no código de ética da profissão de psicólogo. Cuidados e procedimentos éticos necessários para a produção de conhecimento e intervenção profissional em Psicologia.

EMENTA

Procedimentos e cuidados fundamentais na aplicação de programas de ensino. Processos de avaliação da eficiência e eficácia de programas de ensino. Coleta, organização, análise e interpretação de dados referentes a unidades de aprendizagem que compõem programas de ensino. Redação, publicação e comunicação de trabalhos científicos para comunidade profissional e científica sobre as descobertas realizadas com aplicação e avaliação de um programa de ensino.

EMENTA

Dinâmicas de grupos: fenômeno e técnica de intervenção profissional do psicólogo. Interação, organização e comunicação verbal e não verbal de pequenos grupos. Funções, regras, procedimentos e complexidade de técnicas de dinâmica de grupo. Jogos de grupo. Jogos de empresa. Procedimentos básicos lidar com os processos grupais em dinâmnica de grupo.

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Teorias e técnicas de intervenção em Psicologia. Repercussões em diferentes graus de abragência da utillização de teorias e técnicas de intervenção em Psicologia. Dimensões e procedimentos éticos em relação à utilização de teorias e técnicas de inrevenção em Psicologia.

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Possibilidades de intervenção profissional em processos comunitários em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos comunitários como partes do início de um processos de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos comunitários. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos comunitários. Programação de condições de intervenção sobre interações entre saúde e trabalho. Registro em processos de intervenção sobre processos comunitários. Etapas de intervenção sobre processos comunitários como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos comunitários. Avaliação e relato de intervenção em processos comunitários. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionados a processos comunitários.

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Possibilidades de intervenção profissional em processos comunitários em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos comunitários como partes do início de um processos de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos comunitários. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos comunitários. Programação de condições de intervenção sobre interações entre saúde e trabalho. Registro em processos de intervenção sobre processos comunitários. Etapas de intervenção sobre processos comunitários como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos comunitários. Avaliação e relato de intervenção em processos comunitários. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionados a processos comunitários.  

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Possibilidade de intervenção profissional em processos de trabalho em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos de trabalho como partes do início de um processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos de trabalho. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos de trabalho. Programação de condições de intervenção sobre processos de trabalho. Registro em processos de intervenção sobre trabalho. Etapas de intervenção sobre processos de trabalho como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos de trabalho. Avaliação e relato de intervenção em processos de trabalho. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionados a processos de trabalho.

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Possibilidade de intervenção profissional em processos de trabalho em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos de trabalho como partes do início de um processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos de trabalho. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos de trabalho. Programação de condições de intervenção sobre processos de trabalho. Registro em processos de intervenção sobre trabalho. Etapas de intervenção sobre processos de trabalho como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos de trabalho. Avaliação e relato de intervenção em processos de trabalho. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionados a processos de trabalho.  

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários.

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários.  

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos de trabalho.

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos de trabalho.  

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Objeto de intervenção, necessidades sociais e realidade regional da Psicologia em contexto sociais. Necessidades sociais e possibilidades de atuação do psicólogo em contextos sociais na região. Diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em contextos sociais. Diferentes modalidades de intervenção dos psicólogos em contextos sociais. Determinação dos problemas relacionados a Psicologia contextos sociais na região. Principais conceitos da Psicologia Social. Principais contribuições da pesquisa na área da Psicologia Social e em outras áreas, para a atuação do psicólogo.

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Objeto de intervenção, necessidades sociais e realidade regional da Psicologia em contexto sociais. Necessidades sociais e possibilidades de atuação do psicólogo em contextos sociais na região. Diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em contextos sociais. Diferentes modalidades de intervenção dos psicólogos em contextos sociais. Determinação dos problemas relacionados a Psicologia contextos sociais na região. Principais conceitos da Psicologia Social. Principais contribuições da pesquisa na área da Psicologia Social e em outras áreas, para a atuação do psicólogo.  

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Definição do problema de pesquisa, redação da problemática e justificativa, objetivos, referencial teórico e método. Aspectos éticos da pesquisa. Processo de orientação do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso. Inserção de currículo na Plataforma Lattes.  

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Definição do problema de pesquisa, redação da problemática e justificativa, objetivos, referencial teórico e método. Aspectos éticos da pesquisa. Processo de orientação do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso. Inserção de currículo na Plataforma Lattes.  

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Possibilidades de intervenção profissional em processos comunitários em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos comunitários como partes do início de um processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos comunitários. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos comunitários. Programação de condições de intervenção sobre interações entre saúde e trabalho. Registro em processos de intervenção sobre processos comunitários. Etapas de intervenção sobre processos comunitários como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos comunitários. Avaliação e relato de intervenção em processos comunitários. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionados a processos comunitários.

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Possibilidades de intervenção profissional em processos comunitários em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos comunitários como partes do início de um processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos comunitários. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos comunitários. Programação de condições de intervenção sobre interações entre saúde e trabalho. Registro em processos de intervenção sobre processos comunitários. Etapas de intervenção sobre processos comunitários como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos comunitários. Avaliação e relato de intervenção em processos comunitários. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionados a processos comunitários.  

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos comunitários. Possibilidades de intervenção profissional em processos comunitários em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos comunitários como partes do início de um processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos comunitários. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos comunitários. Programação de condições de intervenção sobre interações entre saúde e trabalho. Registro em processos de intervenção sobre processos comunitários. Etapas de intervenção sobre processos comunitários como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos comunitários. Avaliação e relato de intervenção em processos comunitários. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionados a processos comunitários.

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  Ementa: Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Possibilidades de intervenção profissional em processos de trabalho em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos de trabalho como partes do início de um processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos de trabalho. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos de trabalho. Programação de condições de intervenção sobre processos de trabalho. Registro em processos de intervenção sobre trabalho. Etapas de intervenção sobre processos de trabalho como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos de trabalho. Avaliação e relato de intervenção em processos de trabalho. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionadas a processos de trabalho.

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Processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Determinantes de processos psicológicos danosos ou inadequados em processos de trabalho. Possibilidades de intervenção profissional em processos de trabalho em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas sobre processos de trabalho como partes do início de um processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em processos de trabalho. Plano de intervenção de psicólogos sobre processos de trabalho. Programação de condições de intervenção sobre processos de trabalho. Registro em processos de intervenção sobre trabalho. Etapas de intervenção sobre processos de trabalho como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos de trabalho. Avaliação e relato de intervenção em processos de trabalho. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional relacionadas a processos de trabalho.  

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogico em processos sociais e comunitários.

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  Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos de trabalho.

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos de trabalho.  

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Objeto de intervenção, necessidades sociais e realidade regional da Psicologia em contextos sociais. Necessidades sociais e possibilidades de atuação do psicólogo em contextos sociais na região. Diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em contextos sociais. Diferentes modalidades de intervenção dos psicólogos em contextos sociais. Determinação dos problemas relacionados a Psicologia contextos sociais na região. Principais conceitos da Psicologia Social. Principais contribuições da pesquisa na área da Psicologia Social e em outras áreas, para a atuação do psicólogo.

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Coleta e análise de dados. Redação da discussão e conclusão do Trabalho de Conclusão do Curso.  

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Coleta e análise de dados. Redação da discussão e conclusão do Trabalho de Conclusão do Curso.

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Processos psicológicos organizacionais danosos ou inadequados. Determinantes de processos psicológicos danosos na instituição. Possibilidades de intervenção profissional em organizações de Saúde em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas da organização como partes do início do processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em organizações de Saúde. Plano de intervenção de psicólogos em organizações de Saúde. Programação de condições de intervenção em organizações de Saúde. Registro em processos de intervenção em organizações de Saúde. Fases de intervenção em  organizações como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos constituintes de organizações de Saúde. Avaliação e relato de intervenção em processos de organizações de Saúde. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional.

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Processos psicológicos organizacionais danosos ou inadequados. Determinantes de processos psicológicos danosos na instituição. Possibilidades de intervenção profissional em organizações de Saúde em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas da organização como partes do início do processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em organizações de Saúde. Plano de intervenção de psicólogos em organizações de Saúde. Programação de condições de intervenção em organizações de Saúde. Registro em processos de intervenção em organizações de Saúde. Fases de intervenção em  organizações como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos constituintes de organizações de Saúde. Avaliação e relato de intervenção em processos de organizações de Saúde. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional.  

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Processos psicológicos patológicos (danosos ou inadequados). Determinantes de processos psicológicos patológicos. Possibilidades de intervenção profissional em terapia em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades como partes do início do processo terapêutico. Objetivos de intervenç~´ao terapêutica. Plano terapêutico. Programação de condições de terapia. Registro em processos terapêuticos. Fases terapêuticas como procedimento profissional. Organização, tratamento e análise de informações terapêuticas. Sistematização e interpretação de dados terapêuticos. Avaliação e relato de processos terapêuticos. Divulgação de informação de processsos terapêuticos, descobertas e ética profissional.

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Processos psicológicos patológicos (danosos ou inadequados). Determinantes de processos psicológicos patológicos. Possibilidades de intervenção profissional em terapia em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades como partes do início do processo terapêutico. Objetivos de intervenç~´ao terapêutica. Plano terapêutico. Programação de condições de terapia. Registro em processos terapêuticos. Fases terapêuticas como procedimento profissional. Organização, tratamento e análise de informações terapêuticas. Sistematização e interpretação de dados terapêuticos. Avaliação e relato de processos terapêuticos. Divulgação de informação de processsos terapêuticos, descobertas e ética profissional.  

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos de organizações de saúde.

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos de organizações de saúde.  

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos terapêuticos.  

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Objeto de intervenção, necessidades sociais e realidade regional da Psicologia em Saúde. Necessidades sociais e possibilidades de atuação do psicólogo em Saúde na região. Diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em Saúde. Diferentes modalidades de intervenção dos psicólogos em Saúde. Determinação dos problemas relacionadas a Psicologia em Saúde na região. Principais conceitos da Psicologia em Saúde. Principais contribuições da pesquisa na área da Psicologia em Saúde e em outras áreas, para atuação do psicólogo.

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Objeto de intervenção, necessidades sociais e realidade regional da Psicologia em Saúde. Necessidades sociais e possibilidades de atuação do psicólogo em Saúde na região. Diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em Saúde. Diferentes modalidades de intervenção dos psicólogos em Saúde. Determinação dos problemas relacionadas a Psicologia em Saúde na região. Principais conceitos da Psicologia em Saúde. Principais contribuições da pesquisa na área da Psicologia em Saúde e em outras áreas, para atuação do psicólogo.  

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Processos psicológicos organizacionais danosos ou inadequados. Determinantes de processos psicológicos danosos na instituição. Possibilidades de intervenção profissional em organizações em Saúde em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades de pessoas da organização como partes do início do processo de intervenção. Objetivos de intervenção de psicólogos em organizações de Saúde. Plano de intervanção de psicólogos em organizações de Saúde. Programação de condições de intervenção em organizações de Saúde. Registro em processos de intervenção em organizações de Saúde. Fases de intervenção em organizações como procedimento profissional. Organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações sobre processos constituintes de organizações de Saúde. Avaliação e relato de intervenção em processos de organizações de Saúde. Divulgação de informações de processos de intervenção, descobertas e ética profissional.

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Processos psicológicos patológicos (danosos ou inadequados). Determinantes de processos psicológicos. Possibilidades de intervenção profissional em terapia em diferentes âmbitos de atuação. Demandas e necessidades como partes do início do processo terapêutico. Objetivos de intervenção terapêutica. Plano terapêutico. Programação de condições de terapia. Registro em processos terapêuticos. Fases terapêuticas como procedimento profissional. Organização, tratamento e análise de informações terapêuticas. sistematização e interpretação de dados terapêuticos. Avaliação e relato de processos terapêticos. Divulgação de informações de processos terapêuticos, descobertas e ética profissional.

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos de organizações de saúde.

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Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades características do exercício profissional do Psicólogo em processos terapêuticos.

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Objeto de intervenção, necessidades sociais e realidade regional da Psicologia em Saúde. Necessidades sociais e possibilidades de atuação do psicólogo em Saúde na região. Diferentes âmbitos de atuação dos psicólogos em Saúde. Diferentes modalidades de intervenção dos psicólogos em Saúde. Determinação dos problemas relacionados a Psicologia em Saúde na região. Principais conceitos da Psicologia em Saúde. Principais contribuições da pesquisa na área da Psicologia em Saúde e em outras áreas para a atuação do psicólogo.  

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