Alterar visualização


EMENTA

Evolução histórica do pensamento político. Clássicos  da Ciência Política. Ciência Política e ideologia. Sociedade civil e sociedade política. Teoria de poder. Movimentos Sociais. Políticas públicas. Educação em Direitos Humanos. Função social do Estado contemporâneo.

EMENTA

Fundamentos básicos da Criminologia. As escolas. As teorias. Crime, criminoso e criminalidade. Políticas criminais. Criminologia crítica.

EMENTA

Lei de introdução às normas do Direito Brasileiro. Fontes do Direito Civil. Direito intertemporal. Direito Civil na Constituição. Pessoas naturais. Direitos da personalidade. Ausência. Pessoas Jurídicas: Associações e fundações. Domicílio. Bens. Fato jurídicos. Negócio jurídico.

EMENTA

Contexto histórico da Sociologia Jurídica. Direito e Sociedade. Abordagens durkheimiana, weberiana, marxista e sistêmica. Monismo e pluralismo jurídico. A democratização do Judiciário brasileiro. Quadro sociológico do Direito brasileiro na atualidade.

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

EMENTA

Evolução do pensamento econômico. Economia e Direito. Microeconomia. Política econômica. Mercado de bens e serviços. Crescimento e desenvolvimento econômico.

EMENTA

Estilística do texto jurídico. Figuras de linguagem e o discurso jurídico. Correção da linguagem jurídica e os vícios de linguagem. Redação jurídica.

EMENTA

Contratos em geral. Contratos em espécie. Atos unilaterais.

EMENTA

Constitucionalismo. Poder constituinte. Direito intertemporal. Aplicabilidade das normas constitucionais. Controle de constitucionalidade. Princípios fundamentais. Direitos fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos.

EMENTA

Teoria da pena. Espécies de pena. Dosimetria da pena. Efeitos da pena. Concurso de crimes. Execução das penas. Medidas de segurança. Ação penal. Extinção de punibilidade.

EMENTA

Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.  

EMENTA

Sexologia. Álcool e drogas. Psiquiatria forense.

EMENTA

Posse. Direitos reais. Direito de vizinhança. Direito de construir. Condomínio.

EMENTA

Nacionalidade. Direitos políticos. Organização do Estado. Organização dos poderes. Defesa do Estado e das instituições democráticas. Disposições constitucionais gerais e transitórias.

EMENTA

Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a propriedade imaterial. Crimes contra a organização do trabalho. Crimes contra o sentimento religioso e o respeito aos mortos.  

EMENTA

Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.  

EMENTA

Psicologia e Direito. Processos psicológicos superiores. Diferentes abordagens psicológicas sobre a personalidade humana. Fundamentos da perícia psicológica forense. Avaliações psicológicas. Práticas e instrumentos utilizados em Psicologia Jurídica.

EMENTA

Princípios, ação e jurisdição no Código de Processo Civil e no Código de Processo Penal. Normas processuais.

EMENTA

Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustetável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.

EMENTA

Princípios do Direito das famílias. Casamento e União estável. Novos tipos de famílias. Direito patrimonial. Dissolução do casamento e da união estável. Relações de parentesco. Obrigação alimentar. Proteção dos filhos. Bem de família. Tutela, curatela e tomada de decisão apoiada.

EMENTA

Empresa. Empresário. Estabelecimento empresarial. Registro. Sociedades. Propriedade Industrial.

EMENTA

Crimes contra a dignidade sexual. Crimes contra a família. Crimes contra a incolumidade pública. Crimes contra a paz pública. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública.

EMENTA

Função jurisdicional. Atos processuais. Processo de conhecimento: procedimento comum.

EMENTA

Código Florestal. Mecanismos de participação popular na proteção do ambiente. Programa das Nações Unidas para o meio-ambiente. Licenciamento ambiental.

EMENTA

Sucessão em geral. Sucessão legítima. Sucessão testamentária. Inventário e partilha.

EMENTA

Títulos de crédito. Institutos do Direito Cambiário. Títulos impróprios. Recuperação de Empresas e Falência: Lei 11.101/2005.

EMENTA

Legislação penal extravagante.

EMENTA

Litisconsórcio. Intervenção de terceiros. Tutela provisória. Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa. Procedimentos especiais de jurisdição voluntária. Procedimento especial em legislação extravagante.

EMENTA

Teoria Geral. Sistemas processuais penais. Inquérito policial. Ação penal. Ação civil. Competência e jurisdição. Sujeitos do processo. Questões e processos incidentes.

EMENTA

Filosofia do Direito: Teoria da Justiça, Ética Epistemologia Jurídica. Pensamento clássico e pensamento crítico. Direito e complexidade. Tendências contemporâneas.

EMENTA

Direito Individual do Trabalho. Salário e remuneração. Contrato de trabalho. Relação de trabalho e relação de emprego. Prescrição e decadência. Regulamentações especiais de trabalho.

EMENTA

Seguridade social. Previdência Social. Assistência social. Saúde. Acidentes do trabalho. Direito processual previdenciário: procedimento administrativo e judicial.

EMENTA

Processos nos Tribunais e dos meios de impugnação das decisões judiciais.

EMENTA

Teoria geral da prova. Prisão e liberdade provisória. Atos de comunicação processual. Sentença. Procedimentos penais.

EMENTA

Prática jurídica simulada orientada.

EMENTA

Conflitos coletivos de trabalho. Direito de greve e lock out. Organização Internacional do Trabalho (OIT). Tratados e convenções internacionais. Direito sindical.

EMENTA

Cumprimento de sentença. Processo de execução.

EMENTA

Teoria geral das nulidades. Teoria geral dos recursos. Tribunal do júri.

EMENTA

Tributos. Sistema Tributário Nacional. Imunidades tributárias

EMENTA

Prática jurídica real orientada e atendimento supervisionado, desenvolvido através do serviço de assistência jurídica gratuita.

EMENTA

Estatuto da OAB e Código de Ética. Lei Orgânica do Ministério Público Nacional. Lei Orgânica e Código de Ética da Magistratura.

EMENTA

Escolha do tema. Projeto de pesquisa: elaboração.

EMENTA

Estimular o aluno a aperfeiçoar sua capacidade de tomar decisões de forma autônoma, trabalhar em equipe, lidar com questões éticas, negociar e formular estratégias na área temática escolhida, sob supervisão pedagógica para aproximar o direito e a realidade em que o bacharel se encontrará envolvido.

EMENTA

Atividades e funções do Estado. Administração pública. Teoria geral do serviço público. Agentes públicos. Poderes da Administração Pública. Teoria geral dos atos administrativos.

EMENTA

Tutela dos direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. Ações coletivas. Instrumentos de garantia dos direitos fundamentais. Instrumentos de controle de constitucionalidade. Juizado Especial. Resolução consensual de conflitos.

EMENTA

Organização e competência da Justiça do Trabalho. Processo Trabalhista. Recursos. Execução. Formas alternativas à jurisdição trabalhista.

EMENTA

Relação jurídico-tributária. Incidência e fato tributável. Obrigação tributária. Lançamento tributário. Crédito tributário. Dívida ativa da Fazenda Pública. Execução fiscal. Impostos do Sistema Tributário Nacional.

EMENTA

Prática jurídica real orientada e atendimento supervisionado, desenvolvido através do serviço de assistência jurídica gratuita .

EMENTA

Elaboração de artigo científico.

EMENTA

Estimular o aluno a aperfeiçoar sua capacidade de tomar decisões de forma autônoma, trabalhar em equipe, lidar com questões éticas, negociar e formular estratégias na área temática escolhida, sob supervisão pedagógica para aproximar o direito e a realidade em que o bacharel se encontrara envolvido.

EMENTA

Responsabilidade do Estado por ato de seus agentes. Licitações. Contratos administrativos. Controle da Administração pública. Bens públicos. Restrições do Estado ao Direito de Propriedade. Processo administrativo.

EMENTA

Princípio da Proteção Integral. Adoção. Menoridade e responsabilidade penal. Atos infracionais. Medidas socioeducativas. Procedimentos. Crimes e infrações administrativas.

EMENTA

Normas constitucionais: eleitoral e partidária. Sistemas eleitorais. Justiça Eleitoral. Partidos políticos e sistemas partidários. Eleição. Crimes eleitorais.

EMENTA

Estados e organizações internacionais. Normas de Direito Internacional. Jurisdição Internacional. Tratados internacionais. Solução de conflitos internacionais.

EMENTA

Processo Administrativo. Processo Judicial. Ações propostas pela Fazenda Pública.

EMENTA

Prática jurídica real orientada e atendimento supervisionado, desenvolvido através do serviço de assistência jurídica gratuita.

EMENTA

Argumentação. Elementos de oratória. Articulação. Direção. Ênfase. Ritmo. O discurso. O orador na tribuna.

Fone: (49) 3251-1022 Ramal 267
E-MAIL: direito@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Gerson Palma Arruda
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática