OBJETIVO

O objetivo do Curso de Ciências Biológicas é garantir ao futuro licenciado em Ciências Biológicas uma formação profissional sólida e ampla, baseada numa integração das diversas áreas da Biologia, onde, através da investigação e compreensão da realidade científica é tecnológica, possibilite a contextualização sócio-cultural e histórica do conhecimento, com competências, habilidades básicas e posturas que permitam ao Professor Biólogo aqui formado plena atuação na pesquisa, ensino e extensão nas diferentes áreas da Biologia.

PERFIL PROFISSIONAL

Generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade.

Detentor de adequada fundamentação teórica, com base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vive.;

Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca da melhoria da qualidade de vida.

Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referencias éticos legais. Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional.

Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo.

Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Professores da educação básica e profissional.

Pesquisadores ou técnicos de institutos de pesquisa, universidades ou empresas.

TÍTULO

Licenciado em Ciências Biológicas