Prevenção ao câncer de mama é tema de debate

Com o intuito de tirar dúvidas a respeito da prevenção e combate ao câncer de mama, a Fundação Uniplac, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2018/2019, organizou na tarde desta quarta-feira (17), uma palestra abordando o tema “Outubro Rosa na Prevenção do Câncer de Mama”.

Na oportunidade, todos os funcionários da Uniplac foram convidados a participar e debater sobre esse importante assunto que há 20 anos é discutido em todo o mundo no mês de outubro. Para explicar como a doença pode ser facilmente diagnosticada, com cuidados simples, o Ginecologista e Obstetra, Dr. Rodrigo Raineski, foi palestrante convidado.

Durante sua fala, o médico convidado frisou da importância da mulher conhecer seu corpo. “Após os 20 anos já é necessário que a mulher faça o preventivo. Os cuidados devem ir aumentando, aos 40 é imprescindível que comece a ser realizada de dois em dois anos a mamografia. Só assim o câncer pode ser descoberto no começo e tratado com maior facilidade”, explicou.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil)

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Texto e Fotos: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac