Em Lages, estudantes conhecem na prática parte dos serviços prestados pelo sistema de Justiça

Com uma sessão extraordinária de julgamento da 1ª Câmara de Direito Civil na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o Poder Judiciário ficou ainda mais próximo da comunidade acadêmica e possibilitou uma experiência impulsionadora de conhecimento aos estudantes do curso de Direito. O ato presencial fora do âmbito do tribunal ocorreu nesta quinta, dia 14, e foi acompanhado pelos magistrados da comarca de Lages, advogados, professores e acadêmicos.

Todos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do sistema legal, a sistemática dos órgãos julgadores, os serviços prestados pelos desembargadores, procuradores de justiça e advogados e ainda o trabalho exercido pelos servidores.

O desembargador Flávio André Paz de Brum, presidente do órgão julgador, antes de iniciar a sessão, fez um apanhado sobre como é o trabalho que antecede o julgamento, o funcionamento de uma sessão e a atuação dos advogados na sustentação oral. Além disso, agradeceu pela presença de todos os participantes, em especial, aos colegas magistrados do primeiro grau.

Realizar uma sessão na universidade, segundo ele, é um momento benéfico para a sociedade como um todo. “Este gesto é uma maneira de a Justiça se tornar transparente e conhecida da população”, destaca o presidente. Quem corroborou foi o desembargador Silvio Dagoberto Orsatto. “Vejo como relevante essa aproximação do Tribunal de Justiça de suas comunidades interioranas e, em especial, mostrar como as ações do Poder Judiciário são transparentes, fazendo com que a população entenda como um processo é julgado e um conflito é resolvido no âmbito da Justiça”, pontuou.

Para o corpo docente, a experiência contribuiu para enriquecer o aprendizado obtido em sala de aula. “É uma excelente oportunidade de diminuir distâncias, na qual os acadêmicos podem vislumbrar aquilo que os professores comentam durante as aulas. É presenciar na prática aquilo que amanhã pode ser seu cotidiano”, destaca o reitor da Uniplac, Kaio Coelho do Amarante.

Para esta sessão foram pautados 40 processos das comarcas de Lages, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Curitibanos, Otacílio Costa, Urubici e Santa Cecília. O órgão colegiado, além do desembargador Flavio Paz de Brum, é composto pelos magistrados Raulino Jacó Bruning, Silvio Dagoberto Orsatto e Edir Josias Silveira Beck.

Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste  -  Foto Jary Carneiro Junior / Comunicação Uniplac

Publicado em 15/03/2024