ITCP-Uniplac realiza processo de formação da Cooperativa de Catadores na Região dos Lagos

Nessa semana, a equipe técnica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense - ITCP-Uniplac -, promoveu reuniões nos municípios da Região dos Lagos, Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto.

Em cada município, a equipe técnica se reuniu com representantes do poder público e catadores interessados em compor a cooperativa de catadores de materiais recicláveis que atuará na região dos quatro municípios. Após a conclusão do mapeamento dos catadores, serão realizados encontros de formação, abrangendo as temáticas de cooperativismo, economia solidária, organização do trabalho, gestão administrativa e financeira e educação ambiental.

A formalização da cooperativa de catadores deverá ocorrer até o final deste ano e comporá a Central de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que está sendo construída no município de Campo Belo do Sul. A criação da cooperativa faz parte do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS, instituído pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, com base na Lei Federal 12.305 de 2010.