CER II Uniplac Completa Três Anos

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) está completando três anos de atendimento à população da Serra Catarinense. A equipe multiprofissional, é composta por: pedagoga, fonoaudiólogas, psicólogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistente social, nutricionista, educador físico e músico. A atuação acontece de forma em que ações de reabilitação são executadas e desenvolvidas a partir das necessidades e especificidades de cada indivíduo, de acordo com o impacto que a deficiência tem sobre sua funcionalidade. Aprovado por meio da portaria nº 1.041 do Ministério da Saúde, publicada em 06 de outubro de 2015, o CER II iniciou suas atividades em 23 de maio de 2016, nas dependências da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac. Os atendimentos compreendem as pessoas com deficiência física, intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), com mais de 300 pacientes que passaram por este serviço, superando 17 mil atendimentos. Durante estes anos, muitos pacientes puderam voltar as suas atividades cotidianas e laborais e retomaram sua vida social de modo funcional, mesmo que com limitações físicas ou intelectuais. Além disso, o CER II na Universidade do Planalto Catarinense possibilita o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão, visto que é campo de estágios, pesquisas e se estende à comunidade de toda a região da AMURES. Muito se aprende com as pessoas com deficiência, que são a razão da existência do CER II, acima de tudo sobre ser humano, sentidos da vida, amar e ser amado. O trabalho do CER II é orientado na certeza de que reabilitar não significa “curar a deficiência”, mas implica em um atendimento integral que visa na busca da independência e autonomia física, emocional e social dos pacientes atendidos.