Proesde inova em suas atividades pedagógicas

No último sábado, 18 de maio, o Curso de Extensão Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) inovou sua prática pedagógica com o exercício de uma nova tecnologia socialː a composição de uma mesa com egressos do curso.

Foram quatro acadêmicos, um deles da primeira turma (2009), quando o Proesde era editado em três anos como curso sequencial ou especialização, complementar ao curso de graduação. Os demais acadêmicos representaram turmas de 2016 e 2018. Um deles ainda é acadêmico. Os demais atuam junto ao poder público, nas políticas de Assistência Social e na Procuradoria do município.

Com muita atenção, a turma deste ano ouviu depoimentos, vivências e experiências extremamente relevantes. Pode-se ouvir dos ex-acadêmicosː “É lá no dia-a-dia do trabalho que nós sentimos o valor deste curso”. Outro salientouː “Diante dos inúmeros problemas existentes na comunidade, temos que pensar na organização e formação da população local. Ter muito cuidado quando pensamos em trazer indústrias de fora, pensando que vão trazer a solução”. Outro estudante enfatizouː “Em 2018, quando nos deslocamos para os municípios de Urupema e Rio Rufino, pudemos ver a Universidade na Comunidade. As pessoas se admiravam com os estudantes prestando serviços nas áreas da saúde, arquitetura e educação ambiental, sem nenhum pagamento”. Mais de um acadêmico repetiu, “e eu pudesse faria novamente este curso”.

Todos recomendaram aos colegas, valorizar e aproveitar a oportunidade que a Uniplac oferece com o Proesde, “pois mesmo sendo aos sábados, exige bastante, mais só mais tarde vamos sentir o seu valor”.