Alunos da Engenharia Elétrica produzem impressora 3D

Os alunos da 10ª fase do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), juntamente com o professor Felipe Americo Camargo produziram no último semestre, uma impressora 3D.

O projeto foi desenvolvido no laboratório pronto 3D da Uniplac e partiu do interesse dos alunos em fazer algo de diferente e de ponta para o curso. “Estudando os equipamentos da impressora, os alunos perceberam que tinham capacidade de desenvolver um equipamento similar, com isso, eles começaram a pesquisar os handwares existentes no mercado e conseguiram produzir seu próprio equipamento”, afirma o coordenador do curso, Stefano Frizzo.

Stefano explicou que o projeto é uma impressora que tem um filamento que faz impressão por camadas, possibilitando construir peças que servem de protótipo para qualquer que seja a aplicação. “Por exemplo, você quer testar o tamanho de uma fechadura, para você não precisar criar um molde para fazer aquela peça, você pode fazer uma vez só na impressora 3D e teste-la, sendo assim você economiza e consegue produzir protótipos em rápida velocidade.

Para Stefano, o projeto é de extrema importância para o curso de Engenharia Elétrica, pois mostra que nossos alunos estão prontos para o mercado de trabalho. “Projetos como este mostram que os alunos são capazes de pesquisar e desenvolver equipamentos de ponta como este projeto, que não existe em qualquer lugar”.

O coordenador ainda diz que a impressora que foi produzida na Uniplac, é de baixa escala e é um projeto de estudo e pesquisa, mas tem toda capacidade e qualidade para ser comercializada no mercado.

Texto: Agência Uniplac

Confira a Galeria de Fotos