Uniplac em parceria com governo estadual inicia PROESDE

A Uniplac deu início no último sábado (05) ao Curso de Extensão - Programa de Formação para o Desenvolvimento Regional (PROESDE). O programa se divide em: PROESDE Licenciatura, que reúne 28 participantes dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia e é coordenado pela Professora MsC. Mariléia Wolff Tubs. Já o PROESDE Desenvolvimento Regional possui 47 participantes dos cursos das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Sociais e Aplicadas, coordenado pelo Professor Dr. Geraldo Augusto Locks.

A professora Mariléia destaca a importância do projeto: “O PROESDE promove a qualificação dos estudantes das licenciaturas para intervir e contribuir na qualidade da educação básica, mediante a articulação entre os cursos de licenciatura e atividades desenvolvidas nas unidades escolares”, afirma.

Segundo o professor Geraldo Augusto Locks, “o curso oferece inúmeras oportunidades para o estudante, garantindo bolsa no valor de 70% para o curso de graduação do qual o estudante é originário e 100% para realizar o PROESDE, permitindo sua continuidade na Universidade”. Locks destaca ainda que os valores são todos provenientes do Estado de Santa Catarina e que os professores são do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da graduação ou convidados especialistas do campo do desenvolvimento regional.

O que é PROESDE?

É um curso de extensão articulado com o ensino e a pesquisa cujo objetivo é sensibilizar o futuro profissional da graduação. Nas 200 horas de atividade, os estudantes experimentam metodologicamente a “teoria vivida”, ou seja, vivenciam o tempo Universidade e o tempo comunidade. Assim, ao mesmo tempo em que têm a oportunidade de aprofundamento teórico, interagem com a realidade por meio do desenvolvimento de projetos ou ações em um determinado município ou comunidade.

 

Texto: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac | Foto: Extensão

 

Confira a Galeria de Fotos


Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática