V Seminário de Inclusão, IV Encontro de luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, III Colóquio de Egress@s do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Uniplac, e II Seminário de Prevenção das Deficiências.

O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência, data comemorada desde 1982. Aproveitando a data especial, a Uniplac vem organizando nos últimos anos o Seminário de Inclusão neste ano coordenado pela professora e coordenadora do curso de Psicologia, Vivian Fátima de Oliveira, em parceria com o evento IV Encontro de luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, III Colóquio de Egress@s do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Uniplac, e II Seminário de Prevenção das Deficiências.

O evento voltado a estudantes e profissionais, inicia hoje ás 14h30 ás 15h30, no CCET da Uniplac, terá inicio com a Roda de Conversa, relatos de Pessoas com deficiência e Familiares sob o titulo  Conhecimento e Autonomia Cidadã, onde o foco é o compartilhamento de histórias do dia- a dia.

“ Hoje é um momento de estar mostrando que já conseguimos nossos direitos, mas que estamos em busca de melhorias, de nos verem como pessoas que, trabalham, tem seus afazeres, como pessoas normais, não como a diferença” diz a presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Analéia Levitte.

Acesso ao Conhecimento e Autonomia Cidadã

No segundo dia do V Seminário de Inclusão, no CCET na Uniplac, inicia com o III Colóquio de Egress@s do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Uniplac. Ocorrerão ainda relatos de Experiências e Pesquisas nas áreas da saúde e educação relacionadas ás pessoas que apresentam deficiência. Sua intenção é encorajar as pessoas portadoras de deficiência, a lutarem pelos seus direitos de forma igualitária, através de compartilhamento de histórias. A programação encerra com a palestra a partir das 19h, com a Psicóloga Nanci Cecília de Oliveira Veras, que abordará o tema “Acesso ao Conhecimento e Autonomia Cidadã”. O evento é gratuito.

Texto: Ana Maria Souza/ Del Moura

Foto: Ana Maria Souza