Uniplac presta serviços à comunidade

Atendimentos contribuem na formação de seus estudantes

Diovane Amaral, Laís Casa, Lucas Nunes, Monica Farias

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Uniplac

Uma grande universidade não se limita apenas a qualidade de seus cursos ou conteúdo transmitido. A Uniplac é baseada em seu tripé educacional, ou seja, ensino, pesquisa e extensão e é justamente esse ultimo que a aproxima da comunidade, levando diversas formas de atendimento as pessoas que necessitam e de modo totalmente gratuito. Os projetos de extensão são uma boa forma de ir além da faculdade, além disso proporciona aos seus alunos a oportunidade de exercer aquilo que aprendem em sala de aula e ainda como se portar no mercado de trabalho.

A área da saúde é a mais procurada, e presta serviços a pessoas de todas as idades. Os cursos de Odontologia, Medicina, Fisioterapia e Psicologia que realizam este trabalho, auxiliam não só as pessoas necessitadas como também é de extrema importância na formação de seus acadêmicos, que sob a supervisão dos professores, atendem pacientes dentro da própria Uniplac.

Outro projeto oferecido pela instituição é o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), partindo do princípio de que todas as pessoas têm potencial para aprender e, por isso, é importante analisar a trajetória acadêmica e investir no processo de aprendizagem.

Entre as ações desenvolvidas estão: Oficinas de Língua Portuguesa e Matemática; Orientação Pedagógica, Psicológica e Psicopedagógico; Apoio ao Aluno em casos de dificuldades em decorrência de acidente ou doença; Apoio ao Aluno com Deficiência. O acesso ao PAAP poderá ocorrer por solicitação do aluno, do professor ou do coordenador de curso, conforme a necessidade.

Segundo a acadêmica do curso de Pedagogia, Brenda dos Santos o projeto foi de extrema importância para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

‘’No começo do curso me sentia insegura em relação ao que escolhi como profissão que é ser professora, era tímida e não sabia se me sairia bem lecionando, até mesmo em relação ao meu pessoal que esse fator me incomodava um pouco. O projeto me ajudou a abrir a mente, me desenvolver, afinal minha profissão exige certa desenvoltura para trabalhar com crianças e adolescentes, e hoje me sinto preparada para atuar em qualquer área, dentro ou fora da minha profissão.’’

Clínica de Fisioterapia

Os atendimentos são feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e são voltados a toda a comunidade e também aos professores e funcionários da Universidade. São realizados os auxílios de ortopedia, fisioterapia neurológica, pediatria e geriatria. O apoio acontece até o paciente receber alta, ou na desistência, no caso de faltas frequentes e não justificadas ele poderá ser retirado da agenda.

Os atendimentos são realizados segundas, quartas e sextas no período vespertino, e terças e quintas no período matutino. Para a comunidade externa que deseja realizar os atendimentos oferecidos pelo curso, basta trazer a requisição autorizada pelo SUS ao laboratório e marcar o horário, ou se preferir, o agendamento também pode ser feito por telefone. Para os funcionários que precisam de fisioterapia, na segunda-feira à tarde são realizados atendimentos gratuito sem precisar de requisição.